Por Memória Globo

ArleyAlves/Globo

Além do universo do automobilismo, 'Malhação' também mostrou o dia a dia de uma produtora de vídeos. Bruno (Rodrigo Faro) deixa de trabalhar para o ambicioso Milton Ranieri (Francisco Milani) e monta sua própria produtora em parceria com Alice (Cássia Linhares), que é repórter esportiva. Os dois competem com a mimada Flávia (Daniele Valente), repórter filha de Milton e namorada de Rui (Hugo Gross).

Rodrigo Faro e Francisco Milani em Malhação, 1998 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Gravidez na adolescência

Outros pontos altos da temporada foram o casal adolescente Cacau (Juliana Baroni) e Barrão (Bruno Gradim), que, apesar de ainda muito jovens, têm que amadurecer rapidamente, depois de uma gravidez não programada; Nankim (Aldri Anunciação), músico que toca violão em bares e restaurantes, especialmente o Radical, na praia de Mucuim; Isadora (Luiza Mariani), adolescente que vive cercada de meninos, porque é a melhor em todos os esportes; e Puruca (Caio Junqueira), gênio em informática que ficou paraplégico após ser vítima de um erro médico.

Juliana Baroni e Bruno Gradim em Malhação, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Mocotó e seu novo blog

Grande parte do elenco se despediu do seriado no final da temporada, quando a próxima fase já começava a se desenhar, no capítulo 806, com a volta de Mocotó (André Marques) à academia para matar as saudades dos amigos e recolher material para seu novo projeto: escrever a história da Malhação na Internet.  

Malhação.com (1998-1999): Mocotó e o blog

Malhação.com (1998-1999): Mocotó e o blog

Quando a turma recebe a notícia de que o vilão Rui havia vendido a Malhação e fugido com o dinheiro, a academia passa a ser ameaçada de demolição para que uma fábrica seja construída em seu lugar. Durante os três capítulos seguintes, o seriado contou com as participações especiais de atores que integraram as primeiras temporadas do programa, como Fernanda Rodrigues, Bruno de Luca e Luigi Baricelli.

Hugo Gross e Daniele Valente em Malhação, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

As cenas da academia sendo demolida foram ao ar no capítulo 809, seguidas de imagens dos técnicos desmontando os cenários. A última cena do episódio foi ao ar ao vivo. Nela, Mocotó, diante de uma tela de computador no seu quarto, falava diretamente com o telespectador e anunciava os novos rumos do seriado. Era o prenúncio da fase que seria conhecida como Malhação.com.

Também integraram o elenco do quarto ano de 'Malhação', entre outros: Alexandre Barillari, Ariel Coelho, Castrinho, Cecil Thiré, Diego Codazzi, Jonas Bloch, Lavínia Vlasak, Maria Ribeiro, Mariana Moura e Péricles Amim.

Jonas Bloch em Malhação, 1998 — Foto: Arley Alves/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)