Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Dado

Claudio Heinrich e Norton Nascimento em 'Malhação', 1997 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Nessa temporada, o professor Dado (Cláudio Heinrich) – filho de pais ricos e que, até então, levava uma vida sem dificuldades materiais – renuncia à ajuda financeira depois de uma briga com o pai, sai de casa e vai morar no bairro do Méier, na zona norte do Rio, ocupando o sofá do apartamento de um amigo prestes a ser despejado. A nova situação do professor o obriga a lidar com a profissão e seu relacionamento com os alunos sob uma nova perspectiva.

Vodu e Patrícia

Pedro Vasconcellos e Luana Piovani em 'Malhação', 1997 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Nesta temporada estreou em 'Malhação' o engraçado Vodu (Pedro Vasconcellos), rapaz da Zona Norte do Rio, que se tornou famoso como jogador de futebol. Com a carreira ameaçada devido a uma operação no joelho, ele faz fisioterapia e assim conhece Patrícia (Luana Piovani), uma menina rica e esnobe, com quem vive uma relação de gato e rato. O relacionamento tumultuado entre os dois – que Carlos Lombardi definiu como “uma variação ‘Romário’ de A Dama e o Vagabundo” – rendeu os melhores momentos de comédia romântica da temporada.

Mocotó, Betânia e Laura

Karla Nogueira e André Marques em 'Malhação', 1997 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Nesse território romântico, com tintas cômicas, também se destacou o casal formado por Mocotó (André Marques) e Betânia (Karla Nogueira). Depois de passar dois anos contando vantagens e paquerando as meninas da academia, o fanfarrão finalmente consegue uma namorada, uma moça com estilo de vida e filosofia inspirados na cultura hippie dos anos 1960, que pratica tai-chi-chuan, joga tarô e mexe com cromoterapia e cristais. Também apaixonada por Mocotó é Laura, uma moça tímida e gordinha interpretada por Juliana Knust. A atriz engordou oito quilos e usou enchimentos nas roupas, como parte da caracterização.

Juliana Knust em 'Malhação', 1997 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)