Por Memória Globo

Acervo Globo

O terceiro ano de 'Malhação' começa com a chegada do misterioso Fausto (Norton Nascimento), um homem rico, elegante e com queda pelo misticismo, que se declara herdeiro de metade da academia. Sob sua administração, a Malhação passa por mudanças drásticas de hierarquia e comando, influenciando funcionários e frequentadores. A reviravolta foi obra de Carlos Lombardi, que foi convocado naquele ano de 1997 para redefinir os rumos do seriado.

Além dos diálogos espirituosos e das cenas de ação, suas marcas registradas, o autor introduziu novos personagens e mudou substancialmente os perfis de outros, que já faziam parte do seriado. O objetivo era abordar assuntos que ele considerava pouco explorados, como o uso da camisinha para evitar a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. O programa passou a falar de sexo mais abertamente e de maneira didática, não apenas para os jovens, mas também para os seus pais, de forma a contribuir para seu relacionamento com os filhos.

Outra medida foi aumentar as referências ao universo profissional. A ação passou a se concentrar mais nos funcionários da academia que nos frequentadores, e a questão financeira era central em boa parte dos conflitos. Carlos Lombardi queria mostrar a angústia do jovem que busca a independência financeira e dos que são atirados antes do tempo no mercado de trabalho por necessidade de ajudar no orçamento doméstico.

Autores: Andréa Maltarolli, Bernardo Guilherme, Carlos Gregório, Cristina Dantas, Emanuel Jacobina, Glória Barreto, Marcelo Gonçalves, Margareth Boury e Patrícia Moretzsohn | Roteiro Final: Charles Peixoto | Supervisão: Carlos Lombardi, Charles Peixoto, Eliane Garcia, Lílian Garcia | Direção de Núcleo: J. B. de Oliveira (Boninho) e Wolf Maya | Direção Geral: Flávio Colatrello Jr. e Reinaldo Boury | Direção: André Schultz, Flávio Colatrello Jr. e Paulo Silvestrini | Período de exibição: 31/03/1997 a 02/01/1998 | Horário: 17h30

Abertura do seriado 'Malhação' (1997).

Abertura do seriado 'Malhação' (1997).

Tramas

Nessa temporada, o professor Dado (Cláudio Heinrich) – filho de pais ricos e que, até então, levava uma vida sem dificuldades materiais – renuncia à ajuda financeira depois de uma briga com o pai, sai de casa e vai morar no bairro do Méier, na zona norte do Rio, ocupando o sofá do apartamento de um amigo prestes a ser despejado. A nova situação do professor o obriga a lidar com a profissão e seu relacionamento com os alunos sob uma nova perspectiva. 

Curiosidades

Em julho, Susana Werner deixou Malhação. Mariana, sua personagem, casava-se com o namorado jogador de futebol e ia passar a lua de mel na Itália. O par da atriz no seriado foi vivido por ninguém menos do que seu então namorado fora das telas: o jogador Ronaldo Fenômeno, na época craque da Internazionale de Milão.

Trilha Sonora

Na trilha sonora da terceira temporada de 'Malhação' fizeram sucesso as músicas Tão Seu, do Skank (tema de Lula);  Reach, de Gloria Estefan (tema de Úrsula); Achy Break Heart, de Billy Ray Cyrus (tema de Gaúcho); Resquícios, de Vanessa Barum (tema de Joana); Rap do Mocotó, do grupo Morangotango (tema de Mocotó); À Meia Luz, de Marina Lima (tema de Dóris); Você é Linda, de Netinho (tema de Débora e Dado); Linha de Fogo, de Rosana (tema de Alex); Bailão de Peão, da dupla Chitãozinho & Xororó (tema de Gaúcho); Is This Love, versão gravada pelo grupo Terra Samba; I Can’t Help Falling In Love With You, de Rave-O-Lution; Malhação, do grupo É o Tchan!; Love and Pain, de Captain Hollywood e Aviso Aos Navegantes, de Lulu Santos.

VÍDEOS

'Malhação 1997': Participação do jogador de futebol Ronaldo.

'Malhação 1997': Participação do jogador de futebol Ronaldo.

'Malhação 1997': cena em que Nani (Ana Paula Guimarães), Paulista (Lucas Margutti) e Beto conversam sobre camisinha e sobre a gravidez de Beth (Danielle Colatrello).

'Malhação 1997': cena em que Nani (Ana Paula Guimarães), Paulista (Lucas Margutti) e Beto conversam sobre camisinha e sobre a gravidez de Beth (Danielle Colatrello).

'Malhação 1997': cena em que Lula (Thiago Lacerda) discute com Beth (Danielle Colatrello). Estreia de Thiago Lacerda na TV.

'Malhação 1997': cena em que Lula (Thiago Lacerda) discute com Beth (Danielle Colatrello). Estreia de Thiago Lacerda na TV.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)