Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

TRAMA PRINCIPAL

Remake da novela Dona Xepa, de Gilberto Braga, exibida na TV Globo em 1977 – por sua vez inspirada na peça homônima escrita por Pedro Bloch – Lua Cheia de Amor tem como personagem central Genuína Miranda (Marília Pêra), uma mulher batalhadora, sem instrução, que trabalha como ambulante para sustentar a família. Dona Genu, como é conhecida, faz qualquer sacrifício pelos filhos Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia). Apesar da dedicação da mãe, eles sentem vergonha por ela ser uma mulher pobre e simples.

Genu não abandona o sonho de reencontrar o marido Diego (Francisco Cuoco), desaparecido há 15 anos, e luta para poder comprar de volta a loja que o marido perdeu no jogo. Em determinado momento da trama, Diego reaparece com a identidade de Esteban Garcia, movimentando a vida da protagonista.

Francisco Cuoco e Marília Pêra em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Os filhos de Dona Genu

As tramas dos filhos de Dona Genu também se destacam na novela. Rodrigo terminou os estudos e sonha em ser diretor de cinema. Namorado de Flávia (Renata Laviola), ele termina o namoro com a moça ao conhecer Rutinha (Sylvia Bandeira), uma mulher mais velha e mais rica do que ele. Sua irmã Mercedes é ambiciosa e só pensa em ascender socialmente. Ela é apaixonada por Augusto (Maurício Mattar), filho do milionário Conrado (Cláudio Cavalcanti) e da socialite Laís Souto Maia (Susana Vieira), mas desiste do romance porque acha que ele é pobre como ela. Por interesse, Mercedes acaba se casando com Douglas (Rodolfo Botino), um playboy egoísta que ela conhece na Europa. Mas a jovem não consegue esquecer Augusto.

Marília Pêra, Sylvia Bandeira, Isabela Garcia e Roberto Bataglin em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Kika Jordão: 'Translumbrante'

Kika Jordão (Arlete Salles), outra personagem importante de Lua Cheia de Amor, é uma emergente que não poupa esforços para aparecer em colunas sociais. Ela vive perseguindo Laís Souto Maia (Susana Vieira), de quem sonha se tornar amiga íntima. Kika é casada com Jordão (Carlos Zara), e mãe de Douglas (Rodolfo Botino) e Olívia (Carol Machado). Ambiciosa, e ao mesmo tempo ingênua, faz cursos de etiqueta e tem obsessão por mulheres ricas. Dona de uma loja de roupas de cama e mesa, a personagem foi um grande sucesso e lançou expressões que se tornaram populares, como “Fofa” e “Translumbrante”. Segundo Arlete Salles, Kika Jordão é uma de suas personagens da TV mais lembradas pelo público.

Sem dúvida, a Kika Jordão foi muito marcante. Era uma candidata a socialite. O sonho da vida dela era pertencer à alta sociedade. Ela queria frequentar e era capaz das maiores loucuras por isso. Vivia as situações mais hilárias que eu já fiz em televisão. Ela tinha uma forma peculiar, engraçada de falar, e isso gerou alguns bordões. Um era 'translumbrante' e ela chamava todo mundo de 'fofa'. Foi um personagem muito querido, as pessoas passaram a usar os bordões da Kika Jordão. Divertidíssima, maluca, mas uma maluca querida, uma maluca-beleza.”
— Arlete Salles

Arlete Salles em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)