Por Memória Globo

Irineu Barreto/O Globo

Marília Pêra na novela Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo.

GENUÍNA/GENU (Marília Pêra) — Filha de mãe espanhola e pai brasileiro, Dona Genu é uma mulher humilde, sem vaidade, sem estudo, e maltratada pela vida. Honesta, tem um coração enorme. Sacrifica-se pelos filhos e tem orgulho deles, considerando-se a melhor mãe do mundo. Quando o marido perdeu a loja na mesa de jogo, ela foi vender a mercadoria do estoque na rua, e nunca mais deixou de ser ambulante. Sonha em recomprar a loja, pois os filhos têm vergonha por ela ser camelô. Mas toda vez que consegue juntar algum dinheiro, acaba usando-o para ajudar as pessoas. Ainda se mantém fiel ao marido, mesmo depois de 15 anos, pois acredita que ele sumiu por vergonha de ter perdido tudo. Vai toda semana ao porto, certa de que um dia o verá saltar do navio, vindo da Espanha.

Roberto Bataglin em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

RODRIGO (Roberto Bataglin) — Filho de Genuína (Marília Pêra) e Diego (Francisco Cuoco), irmão de Mercedes (Isabela Garcia). Trabalha em uma locadora de vídeo, mas sonha em ser diretor e ter sua própria produtora. Inseguro, sente-se culpado pelo sacrifício da mãe, e se desespera com suas cobranças, apesar de saber que tudo o que conseguiu foi devido ao trabalho dela. Namora Flávia (Renata Laviola) desde a infância. Quando o pai dela morre, sente-se obrigado a se casar, por ter sido o primeiro homem de sua vida.

Isabela Garcia em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MERCEDES (Isabela Garcia) — Filha de Genuína (Marília Pêra) e Diego (Francisco Cuoco), irmã de Rodrigo (Rodolfo Botino). Herdou da mãe a honestidade de dizer o que pensa, mas às vezes é dura e seca, principalmente com relação à própria mãe. Não se sente culpada pelos sacrifícios que Dona Genu faz pelos filhos, pois acredita que o pai abandonou a família por vergonha dela. Não gosta da vida que leva e sonha com um homem rico e bonito, que a leve dali para viver uma grande história de amor. No fundo é uma romântica, que se apaixona por Augusto (Maurício Mattar) mas não leva o relacionamento adiante por achar que ele é pobre como ela.

Francisco Cuoco em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

DIEGO (Francisco Cuoco) — Marido de Genuína (Marília Pêra), pai de Mercedes (Isabela Garcia) e Rodrigo (Roberto Bataglin). Está desaparecido há 15 anos, depois que perdeu a loja no jogo. Egoísta, sempre deixou a mulher trabalhar para alimentar seu vício. Homem com ar nobre e requintado, de roupas impecáveis, muito bem engomadas por Genu. Continua sumido no início da história, mas aparece depois, quando é conhecida a verdadeira causa de seu desaparecimento.

Carlos Zara e Arlete Salles em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JORDÃO (Carlos Zara) — Marido de Quitéria (Arlete Salles), em seu segundo casamento. Tem com o filho Douglas (Rodolfo Botino) uma firma de importação e exportação. Fazem muito dinheiro por meios ilícitos. Embora não se preocupe em sair em colunas sociais, dá uma força às armações da mulher.

QUITÉRIA (Arlete Salles) — Mulher de Jordão (Carlos Zara), mãe de Olívia (Carol Machado). Odeia o nome, e gosta de ser chamada de Kika Jordão, como nas colunas sociais. Veio do interior de Minas com a filha, decidida a ascender socialmente. É dona de uma loja de roupas de cama e mesa. Sonha em ser socialite, e tem obsessão por mulheres ricas. Laís (Susana Vieira) é seu maior exemplo, quem gostaria de ser. Tudo que aprendeu de elegância e “finesse” foi em cursos, querendo entrar para a alta sociedade. É o típico caso de nova rica sem senso de ridículo.

Carol Machado em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

OLÍVIA (Carol Machado) — Filha de Quitéria (Arlete Salles). Fica amiga de Patrícia (Maria Mariana) por armação da mãe. Maliciosa, precoce e atirada, tem medo das confusões em que Patrícia se mete.

Rodolfo Botino em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

DOUGLAS (Rodolfo Botino) — Filho de Jordão (Carlos Zara). Mora na Europa, onde dirige a filial da firma. Vive como um playboy, sem escrúpulos para os negócios nem ambições profissionais. Egoísta como Mercedes (Isabela Garcia), apaixona-se por ela.

Maurício Mattar em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Geraldo Modesto/Globo.

AUGUSTO (Maurício Mattar) — Filho de Laís (Susana Vieira) e Conrado (Cláudio Cavalcanti), irmão de Isabela (Drica Moraes) e Patrícia (Maria Mariana). Idealista, brilhante, sensível e romântico. Não aceita trabalhar como diretor na agência de publicidade da família porque não concorda com a publicidade convencional. Quer ter seu próprio negócio. Faz pesquisa de campo, em empregos modestos, para conhecer os hábitos das pessoas comuns. Não se liga a ninguém, porque acha que só se aproximam dele por interesse. Conhece Mercedes (Isabela Garcia) e se apaixona, mas se decepciona quando ela o recusa por imaginar que ele é pobre. Abre uma agência de publicidade alternativa com Lourenço (Felipe Martins) e Rodrigo (Roberto Bataglin).

WAGNER (Mário Gomes) — Diretor interino da agência de publicidade, falso amigo de Augusto (Maurício Mattar). Odeia ser interino, e tenta afastar Augusto definitivamente dos negócios do pai. Corteja Isabela (Drica Moraes) para dar o golpe do baú. Tenta ser yuppie, apesar da origem humilde. Envolvente e cínico.

RENATA (Paula Lavigne) — Grã-fina, amiga de Isabela (Drica Moraes). Trabalha na agência de publicidade. Foi namorada de Augusto (Maurício Mattar), e ainda gosta dele. É ligada a Wagner (Mário Gomes).

Sylvia Bandeira e Roberto Bataglin em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

RUTINHA (Sylvia Bandeira) — Amiga de infância e sócia de Laís (Susana Vieira) no clube de ginástica. Uma das pioneiras da aeróbica no Brasil. Não quer ter relacionamentos sérios, pois já se divorciou várias vezes.

Susana Vieira em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Geraldo Modesto/Globo

LAÍS (Susana Vieira) — Mãe de Augusto (Maurício Mattar), Isabela (Drica Moraes) e Patrícia (Maria Mariana), mulher de Conrado (Cláudio Cavalcanti). Empresária bem-sucedida e dinâmica, tem um clube de ginástica com Rutinha (Sylvia Bandeira). Pertence a uma família tradicional, frequenta a alta sociedade, mas não dá valor à badalação, e detesta gente fútil e deslumbrada. É muito feliz com o marido. Criou os filhos para serem independentes mas, como são problemáticos, acredita que errou não lhes dando atenção suficiente. Quando conhece Genuína (Marília Pêra), reavalia seus valores de mãe.

Cláudio Cavalcanti em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

CONRADO (Cláudio Cavalcanti) — Marido de Laís (Susana Vieira). Tem uma holding, da qual faz parte uma agência de publicidade. Adora a mulher, com quem se dá muito bem. O único ponto de atrito é em relação aos filhos. É muito duro com Augusto (Maurício Mattar), omisso com Isabela (Drica Moraes) e especialmente condescendente com Patrícia (Maria Mariana). Charmoso, esportivo, bem-humorado, como empresário é conservador e contra inovações que representem riscos.

Drica Moraes em Lula Cheia de Amor, 1990. — Foto: Geraldo Modesto/Globo

ISABELA (Drica Moraes) — Irmã de Augusto (Maurício Mattar) e Patrícia (Maria Mariana), filha de Laís (Susana Vieira) e Conrado (Cláudio Cavalcanti). O patinho feio da família, que acha que nunca se transformará em cisne. Retraída e triste, extremamente sensível e sensata. É cleptomaníaca, reflexo da rejeição familiar. Envolve-se com Wagner (Mário Gomes), que a usa para dar o golpe do baú.

Maria Mariana em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Arley Alves/Globo

PATRÍCIA (Maria Mariana) — Irmã de Augusto (Maurício Mattar) e Isabela (Drica Moraes), filha de Laís (Susana Vieira) e Conrado (Cláudio Cavalcanti). Está desabrochando para a vida. É rebelde, mas ingênua e doce. Atraída pelo perigo, envolve-se com Hugo (Marcelo Faria), e tem problemas com a mãe.

Rosita Thomaz Lopes em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

VENÂNCIA (Rosita Thomaz Lopes) — Avó de Augusto (Maurício Mattar), Isabela (Drica Moraes) e Patrícia (Maria Mariana), mãe de Conrado (Cláudio Cavalcanti). Empertigada e chique, mas muito distraída. Carinhosa e amada pelos netos.

Leina Krespi em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ROBERTONA (Leina Krespi) — Ambulante cega, que trabalha em uma banca próxima à de Genu (Marília Pêra) na rua dos camelôs.

Ivan Cândido em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ALVARENGA (Ivan Cândido) — Pai de Flávia (Renata Laviola). Amigo de Genu (Marília Pêra), apesar de não gostar de Rodrigo (Roberto Bataglin). Tão reacionário que, no fundo, é contra mulher que trabalha fora. Acha que nenhum homem é bom o suficiente para a filha, principalmente Rodrigo, que considera um malandro que vai explorá-la como faz com a mãe. Morre em um acidente, deixando a filha desemparada.

Bete Mendes em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Geraldo Modesto/Globo.

EMÍLIA (Bete Mendes) — Antagonista de Genuína (Marília Pêra), a rica da vila. Unha de fome, invejosa e fofoqueira. Vive em uma casa grande, mas aluga quartos. Muambeira, vai sempre ao Paraguai e vende os produtos nas barracas que administra. Dona da loja de Genuína, ameaça vendê-la a outra pessoa, por pirraça. Sua tristeza é não ter tido filhos. Domina completamente o marido, Urbano (John Herbert).

John Herbert em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

URBANO (John Herbert) — Morre de medo da mulher, Emília (Bete Mendes). Gosta de Genuína (Marília Pêra), e cumpre a promessa de esperar por ela para vender a loja, onde trabalha. Comerciante esperto.

Chica Xavier em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

HERMÉ (Chica Xavier) — Enfermeira alto astral, especializada em cuidar de pessoas idosas. Aluga um quarto na casa de Urbano (John Herbert) e Emília (Bete Mendes). Adora uma fofoca, mas é prestativa com as pessoas da vila.

Inês Galvão em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ROSILENE (Inês Galvão) — Empregada de Quitéria (Arlete Salles). Tipo engraçado, que morre de medo da patroa mas se diverte com as bagunças de Olívia (Carol Machado) e Patrícia (Maria Mariana).

Renata Laviola em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FLÁVIA (Renata Laviola) — Eterna namorada de Rodrigo (Roberto Bataglin). Sonha em ser aeromoça e viajar pelo mundo. Seu pai é contra a profissão, pois mor re de medo de avião. Depois da morte do pai, resolve dar uma virada em sua vida. Não aceita casar com Rodrigo, pois acredita que ele tem pena dela ter ficado sozinha. Seu grande conselheiro é Túlio.

Lu Mendonça em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ZELI (Lu Mendonça) — Costureira, grande amiga de Genuína (Marília Pêra). É a “rainha do matelassê”. Costura não só para a loja de Kika Jordão (Arlete Salles) como também em casas de outras pessoas. Mantém uma barraca de ambulante, onde vende o mesmo material que faz com sobras de fazenda. Preocupa-se com os filhos, e pressente que Hugo (Marcelo Faria) vai sempre lhe causar muitos problemas.

Marcelo Faria em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

HUGO (Marcelo Faria) — Filho de Zeli (Lu Mendonça), irmão de Nanda (Dora Pellegrino). Meio delinquente e revoltado, sempre metido em encrencas. Envolve-se com Patrícia (Maria Mariana), menina rica e rebelde. Quando começa a história, a mãe o coloca trabalhando na loja de Quitéria (Arlete Salles).

Dora Pellegrino em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

NANDA (Dora Pellegrino) — Filha de Zeli (Lu Mendonça), irmã de Hugo (Marcelo Faria). Veste-se despojadamente, quase sempre de jeans, para decepção da mãe, que sonha vê-la usar “roupas de mulher”. Esportiva, batalhadora, ajuda a mãe com as vendas nos fins de semana. Muito amiga de Rodrigo (Roberto Bataglin) e Flávia (Renata Laviola). No início da história, perde o emprego por corte de verbas, e vai trabalhar no clube de ginástica.

Geraldo del Rey em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

TÚLIO (Geraldo del Rey) — Vizinho e amigo de Genu (Marília Pêra). Aposentado por problemas cardíacos, dedica-se à astrologia, que pratica sem nada cobrar, por achar que é sua missão. É o mago da vizinhança: aconselha a todos, mas não quer ganhar dinheiro com seus dons. Sabe a verdade sobre Diego (Francisco Cuoco), mas não tem coragem de contar a Genu, por quem tem enorme carinho. Tem um relacionamento calmo com Lourenço (Felipe Martins), o filho mais velho, e uma relação conflituosa com Kim (Guga Coelho), o mais novo.

Felipe Martins em Lua Cheia de Amor, 1990 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LOURENÇO (Felipe Martins) — Filho de Túlio (Geraldo Del Rey), irmão de Kim (Guga Coelho), e melhor amigo de Rodrigo (Roberto Bataglin). Calmo, silencioso e tímido. Gosta de Flávia (Renata Laviola), mas não ousa se aproximar dela, por fidelidade ao amigo.

KIM (Guga Coelho) — Filho de Túlio (Geraldo Del Rey), e o oposto do irmão, Lourenço (Felipe Martins). Agitado e engraçado, dá preocupação ao pai.

Sônia de Paula em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ALTINA (Sônia de Paula) — Ajudante de Genu (Marília Pêra) na barraca de camelô. ZULMIRO (Nestor de Montemar) — Funcionário do cais do porto, amigo de Genu (Marília Pêra).

Fernando de Almeida em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

WASHINGTON (Fernando de Almeida) — Toma conta da barraca de Emília (Bete Mendes), e aluga um quarto em sua casa. Malandro, simpático, bom caráter e excelente vendedor.

Cinira Camargo em Lua Cheia de Amor, 1990. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LUCRÉCIA (Cinira Camargo) — Diretora de criação da agência.

JÚLIA (Juliana Teixeira) — Funcionária da agência.

ROSA (Adriana Nobre) – Balconista da loja de Quitéria (Arlete Salles).

SUELI (Regiana Antonini) — Secretária do escritório de Jordão (Carlos Zara).

BUBI (Alexandre Lipiani) — Professor de aeróbica do clube de ginástica. Veio do interior, da mesma cidade de Emília (Bete Mendes), e aluga um quarto na casa dela. Seu meio de transporte é a bicicleta.

CALIXTO (Alberto Baruque) — Dono do bar próximo à rua dos camelôs.

LEANDRO (Nildo Parente) — Secretário do escritório de Conrado (Cláudio Cavalcanti).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)