O remake tem como personagem central Genuína Miranda (Marília Pêra), uma mulher batalhadora, sem instrução, que trabalha como ambulante para sustentar a família. Dona Genu, como é conhecida, faz qualquer sacrifício pelos filhos Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia). Apesar da dedicação da mãe, eles sentem vergonha por ela ser uma mulher pobre e simples. Genu não abandona o sonho de reencontrar o marido Diego (Francisco Cuoco), desaparecido há 15 anos, e luta para poder comprar de volta a loja que o marido perdeu no jogo. Em determinado momento da trama, Diego reaparece com a identidade de Esteban Garcia, movimentando a vida da protagonista. As tramas dos filhos de Dona Genu também se destacam na novela. Rodrigo terminou os estudos e sonha em ser diretor de cinema. Namorado de Flávia (Renata Laviola), ele termina o namoro com a moça ao conhecer Rutinha (Sylvia Bandeira). Sua irmã Mercedes é ambiciosa e apaixonada por Augusto (Maurício Mattar), filho do milionário Conrado (Cláudio Cavalcanti) e da socialite Laís Souto Maia (Susana Vieira).
Autoria: Ana Maria Moretzsohn | Co-Autores: Ricardo Linhares, Maria Carmem Barbosa | Colaboração: Marcia Prates | Supervisor de texto: Gilberto Braga | Direção: José Carlos Pieri, Flávio Colatrello e Fred Confalonieri | Direção-geral: Roberto Talma | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 03/12/1990 – 13/07/1991 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 191
Abertura da novela Lua Cheia de Amor (1990).
DONA GENU
Mulher batalhadora, sem instrução, que trabalha como ambulante para sustentar a família e não abandona o sonho de reencontrar o marido Diego (Francisco Cuoco), desaparecido há 15 anos.
Saiba mais sobre a trama principal de Lua Cheia de Amor: clique aqui
Túnel do Tempo: Marília Pêra se destacou na estreia de Lua cheia de amor em 1990
KIKA JORDÃO
QUITÉRIA (Arlete Salles) - Mulher de Jordão (Carlos Zara), mãe de Olívia (Carol Machado). Odeia o nome, e gosta de ser chamada de Kika Jordão, como nas colunas sociais. Veio do interior de Minas com a filha, decidida a ascender socialmente. É dona de uma loja de roupas de cama e mesa. Sonha em ser socialite, e tem obsessão por mulheres ricas. Laís (Susana Vieira) é seu maior exemplo, quem gostaria de ser. Tudo que aprendeu de elegância e “finesse” foi em cursos, querendo entrar para a alta sociedade. É o típico caso de nova rica sem senso de ridículo.
Conheça os personagens de Lua Cheia de Amor: clique aqui
BASTIDORES
O quadro do Vídeo Show de erros das gravações das novelas fez uma compilação dos erros da novela com Marília Pêra e Arlete Salles em cena.
Veja tudo sobre os bastidores de Lua Cheia de Amor: clique aqui
Miguel Falabella apresenta o programa de 06/04/1991, com os erros de gravação da novela “Lua Cheia de Amor”.
CURIOSIDADES
Norma Blum fez uma participação na trama como amante de Diego (Francisco Cuoco).
Veja outras curiosidades de Lua Cheia de Amor: clique aqui
GALERIA DE FOTOS
Lua Cheia de Amor - Galeria de Fotos
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Arlete Salles (30/01/2002 e 24/06/2010), Ricardo Linhares (15/10/2007), Francisco Cuoco (03/04/2002), e Susana Vieira (30/11/2001); Boletim de programação da Rede Globo, número 934; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); LEME, Lucia. “Sai Joana Fomm, entra Marília Pêra” In: O Globo, 06/11/1990; “Lua Cheia de Amor é exibida na Europa” In:Folha da Tarde, 26/02/1991; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MENDES, Lydia. “Marília Pêra salva Lua Cheia de Amor” In: Folha da Tarde, 05/12/1990; www.dirce.globo.com, acessado em 02/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006. |