PARDAL (Tony Ramos) – Aventureiro romântico, de passado misterioso – acusado de um crime que não cometeu – e que está apenas preocupado em conseguir o estritamente necessário à sua sobrevivência. Chega a Poços de Caldas, Minas Gerais, viajando de carona no trem de Pedrão (Elias Gleizer) e se aloja em um vagão abandonado, que, aos poucos, vai sendo transformado em um charmoso lar. Divide o espaço com Gibi (Fernando Almeida), que, apesar da pouca idade, revela-se um excelente companheiro. O menino o comove ao lhe pedir para ser adotado, e eles estabelecem uma forte amizade. Juntos, conhecem a cidade e seus moradores. Mas quem chama a atenção de Pardal é Bebel (Carla Camurati).
BEBEL (Carla Camurati) – Grande herdeira de uma fábrica de cristais, volta ao Brasil depois da morte do pai, J.J. (Jorge Dória), para assumir seu lugar na empresa. Educada na Europa, para onde foi aos 10 anos com a mãe, tem um gosto requintado, modos delicados e esbanja cultura. Ao voltar ao país, foi alertada para tomar cuidado com as pessoas da fábrica. Para testar a integridade dos funcionários e conhecê-los melhor, decide se passar pela humilde Cristina, moça que serve café na fábrica. Fica muito amiga de Julinha (Thaís de Campos) e, através dela, entrosa-se com os outros moradores da região. Conta com o carinho de sua governanta Carolina (Laura Cardoso), que insiste em chamá-la de Maria Isabel.
DIVINA (Guida Vianna) – Empregada de Helena (Dora Pellegrino). Intromete-se muita no dia a dia da casa e é muito inconveniente: fala o que não deve e, na maioria das vezes, não se preocupa com quem está ouvindo. Com seu jeitinho, consegue as coisas de que precisa, sem pedir diretamente.
ALVINHO (João Carlos Barroso) – Irmão de Helena (Dora Pellegrino) e filho de Álvaro(Ednei Giovenazzi) e Marta (Suzana Faini). É o líder da turma de jovens da cidade: é arrojado e esportivo, não leva a vida muito a sério e está sempre mais preocupado com as meninas do pensionato. Trata a mãe com indulgência e gostaria de ajudar na recuperação do pai, com quem nunca teve muita intimidade.
JULINHA (Thaís de Campos) – Filha caçula de Pedrão (Elias Gleizer) e imã de Jajá (Rodolfo Bottino) e Quim (Tiago Santiago). É uma moça alegre, que se torna amiga fiel de Cristina, sem saber que ela, na verdade, é Bebel (Carla Camurati). Serve café na fábrica de cristal e sofre com a grande pressão dos irmãos, que não admitem que ela se aproxime de nenhum rapaz. Por conta disso, precisa enfrentá-los para ficar com Edu (Cássio Gabus Mendes).
CEMA (Clea Simões) – Empregada muito antiga da casa de J.J. (Jorge Dória), que viu Bebel (Carla Camurati) nascer. Toma conta da casa da família, esperando que a moça volte para ocupar seu lugar à frente de tudo, e divide com Seu Lau (Abraão Farc) as preocupações diante da inesperada morte do patrão.
GIBI (Fernando Almeida) – Menino esperto, com uma experiência de vida muito superior à esperada para a sua idade. Quando conhece Pardal (Tony Ramos), também está fugindo, mas, em seu caso, de um orfanato. Ele é um garoto negro, ex-menino de rua, que foge em busca de quem possa adotá-lo, cansado de esperar que alguém o escolha. Transforma-se no fiel escudeiro de Pardal, dividindo o muito pouco que conseguem para sobreviver.
HELENA (Dora Pellegrino) – Assume, temporariamente, a empresa no lugar de seu pai, Álvaro (Ednei Giovenazzi). Foi amiga de Bebel (Carla Camurati) quando crianças, mas tornou-se sua grande rival. Sempre sonhou com tudo que a outra teve, e ela mesma não conseguiu. Sua única vitória sobre a rival foi ter conquistado Danilo (Carlos Augusto Strazzer), ex-namorado de Bebel, com quem vive uma relação tumultuada. É filha de Álvaro e Marta (Suzana Faini) e irmã de Alvinho (João Carlos Barroso).
DANILO (Carlos Augusto Strazzer) – Marido de Helena (Dora Pellegrino) e ex-namorado de Bebel (Carla Camurati). Tem um caráter frágil, adaptando-se ao que cada situação lhe demanda. É um representante falido da aristocracia rural: torrou o dinheiro da família no jogo e, hoje, vive discretamente do dinheiro que Helena lhe dá, sempre como empréstimo. É filho de Dona Xida (Elizabeth Henreid) e irmão de Bia (Nívea Maria).
BIA (Nívea Maria) – Irmã de Danilo (Carlos Augusto Strazzer) e filha de Dona Xida (Elizabeth Henreid). Sempre se deixou envolver pelo charme do irmão, colaborando para suas mordomias, mas agora teme pelas consequências de tanta complacência. Tem uma vida absolutamente sossegada, dentro de casa, resultado de uma desilusão do passado.
JAJÁ (Rodolfo Bottino) – Filho mais velho de Pedrão (Elias Gleizer) e irmão de Quim (Tiago Santiago) e Julinha (Thaís de Campos). É um rapaz trabalhador, que começou, desde cedo, a batalhar por seu sustento. É dono da oficina e da lanchonete onde a turma da cidade se reúne, mas não se envolve muito com eles.
SUZANA (Débora Fucs) – Sempre muito produzida, acha essencial andar na moda, mas acaba sendo cafona. Aproveita as situações e não gosta muito de trabalhar.
ÁLVARO (Ednei Giovenazzi) – Marido de Marta (Suzana Faini) e pai de Helena (Dora Pellegrino) e Alvinho (João Carlos Barroso). Velho amigo de J.J. (Jorge Dória), de quem era sócio, possuindo uma pequena parte das ações da fábrica de cristais. Por conta de uma desilusão amorosa, começou a beber e se afastou do trabalho e da família para começar um tratamento. Para salvar as aparências, seus parentes dizem que ele vive ausente porque é o responsável pelo setor de exportações da empresa.
DONA XIDA (Elizabeth Henreid) – Mãe de Danilo (Carlos Augusto Strazzer) e Bia (Nívea Maria). É uma senhora extremamente simpática, que se recorda, com saudades, do tempo em que o dinheiro era farto. Preocupa-se com o isolamento de Bia e trata Danilo como uma criança, o que, de certa forma, contribui para os atos inconsequentes do rapaz.
EDU (Cássio Gabus Mendes) – Filho de uma grande amiga de Bia (Nívea Maria). O rapaz chega a Poço de Caldas, em busca de estudo e emprego. Inicialmente é hostilizado pelo grupo de rapazes da cidade, mas logo consegue se entrosar e fazer amigos. Gosta de Julinha (Thaís de Campos) tão logo a conhece e, através dela, se enturma com os outros jovens.
VERONA (Cassia Kis) – Mora em uma república sustentada pela fábrica de cristais. Foi a primeira a ser acolhida no espaço e, por isso, sente-se com mais direitos do que as outras garotas. É a que toma conta, dita ordens e estabelece horários.
DR. SÉRGIO (Miguel Falabella) – Médico, já no final da novela, formou um triângulo amoroso com Bebel (Carla Camurati) e Pardal (Tony Ramos).
CAROLINA (Laura Cardoso) – Governanta portuguesa que acompanha Bebel (Carla Camurati) há muitos anos. É uma mulher sensata, solidária e que sabe respeitar o espaço da moça. Às vezes, no entanto, assume a posição de mãe postiça, com todos os cuidados e preocupações. Não concorda com a tática usada por Maria Isabel, como insiste em chamá-la, de se passar por outra pessoa para, assim, descobrir a índole dos funcionários da fábrica.
MARTA (Suzana Faini) – Esposa de Álvaro(Ednei Giovenazzi) e mãe de Helena (Dora Pellegrino) e Alvinho (João Carlos Barroso). É uma mulher conservadora e extremamente preocupada com o futuro dos filhos, especialmente com o de Alvinho. Por ter um marido sempre ausente, vive inventando histórias e aparentando felicidade, quando, na verdade, sofre com o problema de Álvaro.
PEDRÃO (Elias Gleizer) – Maquinista de trem e pai de Julinha (Thaís de Campos), Jajá (Rodolfo Bottino) e Quim (Tiago Santiago). É ele quem dá carona para Pardal (Tony Ramos) e Gibi (Fernando Almeida) na viagem que eles fazem para a cidade mineira de Poços de Caldas. Pedrão é um homem rude, mas um bom pai e um bom companheiro. Enviuvou há muitos anos e criou os filhos sozinho. É leal aos amigos, principalmente a Seu Lau (Abrahão Farc), com quem passa boas horas conversando, e se apaixona por Carolina (Laura Cardoso).
QUIM (Tiago Santiago) – Filho de Pedrão (Elias Gleizer) e irmão de Jajá (Rodolfo Bottino) e Julinha (Thaís de Campos). É o rebelde da família, não admitindo ter a mesma vida dos irmãos. Trabalha com Jajá na oficina, mas gosta mesmo é de ficar com a turma de Alvinho (João Carlos Barroso), envolvido em aventuras.
SEU LAU (Abraão Farc) – Judeu tcheco que emigrou para o Brasil, levando consigo a técnica dos cristais para a fábrica – sendo, por isso, o outro dono da empresa. Não se envolve com a parte administrativa, gostando mesmo é de moldar seus bichinhos. Conheceu Bebel (Carla Camurati) ainda menina e nutre um enorme carinho por ela. É muito amigo de Pedro (Elias Gleizer), com quem passa horas contando histórias do seu país, tomando um bom vinho ou jogando truco.