Memoria Globo

Caio Blat em Liberdade, Liberdade, 2016. João Cotta/Globo. — Foto: Globo

Caio Blat. João Cotta/Globo

Filho de Raposo (Dalton Vigh), André é um homem sensível e confidente da irmã Joaquina (Andreia Horta). O jovem advogado não consegue se relacionar com mulheres. No cabaré de Virgínia, ele conhece Mimi (Yanna Lavigne) e pede para ela não revelar que os dois são apenas amigos. A prostituta engravida de um cliente e André decide assumir a criança como seu filho.

Outro amigo de André é o coronel Tolentino (Ricardo Pereira). Ambos passam a frequentar o cabaré e outros locais de Vila Rica. A amizade dá lugar ao amor e eles têm sua primeira relação sexual. No entanto, uma prostituta, com ciúmes de Tolentino, acusa André de sodomia e o rapaz é preso. Para reconquistar Rosa (Andreia Horta), Rubião (Mateus Solano) consegue libertar o irmão da amada.

Mais uma vez, Tolentino e André ficam juntos. Mas o militar fica com ciúmes de um amigo do advogado e o acusa de sodomia. André é enforcado. Tolentino se arrepende e, durante uma rebelião, é morto por Rosa. 

Negra alforriada, Bertoleza (Sheron Menezes) foi criada como filha de Raposo (Dalton Vigh) e cresceu ao lado de André (Caio Blat) e Joaquina (Andreia Horta). Ao chegar no Brasil, ela fica chocada com a realidade dos escravos e sofre preconceito pela sociedade de Vila Rica.

Durante uma visita à Rubião (Mateus Solano), Bertoleza conhece o irmão do intendente, Ventura (Vitor Thiré), que é cego. O interesse entre os dois é imediato, mas ao descobrir que Bertoleza é negra, Ventura a expulsa de casa. Desnorteada, a jovem se perde em Vila Rica, e é sequestrada e traficada como escrava.

Ao escapar do negreiro Gaspar (Romulo Estrela), Bertoleza volta para casa traumatizada. Ventura procura pela jovem e pede perdão. Os dois se reaproximam e se apaixonam. Entretanto, Rubião é contra o romance e o casal foge para Portugal.

Sheron Menezes em Liberdade, Liberdade, 2016. João Cotta/Globo. — Foto: Globo

Sheron Menezes. João Cotta/Globo

Maitê Proença em Liberdade, Liberdade, 2016. Paulo Belote/Globo. — Foto: Globo

Maitê Proença. Paulo Belote/Globo

Irmã de Raposo (Dalton Vigh) e tia de André (Caio Blat) e Joaquina (Andreia Horta), Dionísia (Maitê Proença) é uma mulher rude e carrega as marcas da violência sofrida pelo marido Terenciano (Jackson Antunes). Para defender a família, ela é capaz de qualquer coisa.

O único medo de Dionísia é reencontrar Terenciano, que desapareceu há anos. Ao ser surpreendida pelo marido em casa, ela é agredida e estuprada, mas reage matando-o. Dionísia empareda o corpo do agressor na senzala com a ajuda dos escravos Saviano (David Junior) e Blandina (Mariana Nunes).

Dias depois, Dionísia passa a ser cortejada por Mão de Luva (Marco Ricca), que se torna parceiro de Raposo. Apesar de recusar alguns galanteios do bandoleiro, ela cede aos encantos dele e os dois ficam juntos. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)