Memoria Globo

PERSONAGENS PRINCIPAIS

MEL MAIA – Filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella), testemunha o enforcamento do pai e é amparada por Raposo (Dalton Vigh), que a cria como filha em Portugal. É chamada pelo nome Rosa para esconder sua verdadeira identidade. Faz esgrima, cavalga, é letrada e tem um forte senso de justiça. Retorna para o Brasil com a Coroa portuguesa e descobre sobre o passado do pai biológico. Em Vila Rica, envolve-se com a luta pela independência, apaixona-se por Xavier (Bruno Ferrari), mas se casa com Rubião (Mateus Solano). Descobre que o marido é o assassino de seus pais e, junto com os rebeldes, luta contra ele. É presa, mas consegue fugir para Portugal com Xavier. 

ANDREIA HORTA – Filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella), testemunha o enforcamento do pai e é amparada por Raposo (Dalton Vigh), que a cria como filha em Portugal. É chamada pelo nome Rosa para esconder sua verdadeira identidade. Faz esgrima, cavalga, é letrada e tem um forte senso de justiça. Retorna para o Brasil com a Coroa portuguesa e descobre sobre o passado do pai biológico. Em Vila Rica, envolve-se com a luta pela independência, apaixona-se por Xavier (Bruno Ferrari), mas se casa com Rubião (Mateus Solano). Descobre que o marido é o assassino de seus pais e, junto com os rebeldes, luta contra ele. É presa, mas consegue fugir para Portugal com Xavier. 

MATEUS SOLANO – Amigo de Tiradentes (Thiago Lacerda), luta pela libertação do Brasil da Coroa até ser ameaçado. Entrega o Alferes para a família real portuguesa e tem a vida poupada. Torna-se o intendente de Vila Rica e preserva os valores da Coroa portuguesa. Mora com a governanta Anita (Joana Solnado), com quem tem relação íntima, apesar de não ter sentimentos por ela. Ao ver Rosa (Andreia Horta), a atração é imediata. Mas ele não desconfia que ela é Joaquina, filha de Tiradentes. Rouba e mata Raposo (Dalton Vigh), pai adotivo de Rosa. Mente e consegue se casar com a jovem. Entretanto, é morto por Anita. 

BRUNO FERRARI – Filho de Matias (Mario Borges) e Brites (Rita Clemente), o jovem idealista, vive seis anos em Coimbra e finge ter se formado em medicina. Volta ao Brasil para se casar com Branca (Nathalia Dill), a quem foi prometido desde criança. Apaixona-se por Rosa (Andreia Horta), mas se casa com Branca por crer que ela está grávida. Descobre a farsa e luta pelo amor de Rosa. Os dois ficam juntos e fogem para Portugal. 

NATHALIA DILL – Filha de Diogo Farto (Genézio de Barros) e Luzia (Chris Couto), é mimada e não vê a hora de se casar com Xavier (Bruno Ferrari), a quem foi prometida desde criança. Os dois têm relação sexual antes do casamento. Ela engravida, mas perde o bebê. Para conseguir se casar com o noivo que se apaixonou por Rosa (Andreia Horta), Branca mente sobre o aborto natural. Após Xavier descobrir a farsa e romper com ela, Branca tenta envenenar a rival, mas morre ao tomar o próprio veneno.

DALTON VIGH – É minerador e simpatizante da luta dos inconfidentes.Torna-se pai de criação de Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta) após a morte de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Letícia Sabatella). Juntos, eles embarcam para Portugal e lá a chama de Rosa. Também é pai de André (Caio Blat) e cria Bertoleza (Sheron Menezes), negra alforriada, como filha. Retorna para o Brasil junto com a família e a Coroa portuguesa. Em Vila Rica, Raposo descobre que seu ouro foi roubado por Rubião (Mateus Solano) e é assassinado pelo intendente. 

LILIA CABRAL – Dona do Cabaré de Vila Rica. Promove os encontros dos rebeldes em seu estabelecimento e é um dos pilares do movimento. No passado, ajudou Raposo (Dalton Vigh) a fugir com Joaquina (Mel Maia). Ao conhecer Rosa (Andreia Horta) reconhece a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda). É apaixonada por Raposo, mas ambos não assumem o romance. Poucos sabem, mas ela é mãe de Rubião (Matheus Solano) e se ressente pelo caminho que escolhido pelo filho.

MARCO RICCA – Salteador da região de Vila Rica. No passado, sequestrou Joaquina (Mel Maia), que foi salva por Raposo (Dalton Vigh). Anos depois, ele a sequestra novamente, mas Rosa (Andreia Horta) foge. Torna-se aliado de Raposo que busca encontrar seu ouro e se une a causa dos rebeldes. Apaixona-se por Dionísia (Maitê Proença) e a conquista.

MAITÊ PROENÇA – Irmã de Raposo (Dalton Vigh) e responsável pela preservação dos bens do irmão no Brasil enquanto ele reside em Portugal. É conservadora e carrega cicatrizes das agressões sofridas pelo marido Terenciano (Jackson Antunes). Reencontra Terenciano e reage matando-o. Dionísia empareda o corpo do agressor na senzala com a ajuda dos escravos Saviano (David Junior) e Blandina (Mariana Nunes). Apaixona-se por Mão de Luva (Marco Ricca). 

ANDRÉ (Caio Blat) – Filho de Raposo (Dalton Vigh) e confidente da irmã Joaquina (Andreia Horta). O jovem advogado não consegue se relacionar com mulheres. No cabaré de Virgínia, conhece Mimi (Yanna Lavigne) e pede para ela não revelar que os dois são amigos. Apaixona-se por Coronel Tolentino (Ricardo Pereira) e os dois mantém uma relação íntima. Acusado de sodomia, morre enforcado.

TOLENTINO (Ricardo Pereira) – É o capitão que captura Tiradentes (Thiago Lacerda) e torna-se parceiro de Rubião (Mateus Solano) na defesa dos interesses da Coroa portuguesa. Tem um caso de amor com André (Caio Blat) e, por ciúmes, o acusa de sodomia. É morto por Joaquina (Andreia Horta) durante uma rebelião.

BERTOLEZA (Sheron Menezzes) – Negra alforriada criada como filha por Raposo (Dalton Vigh). Cresce como fidalga ao lado de André (Caio Blat) e Rosa (Andreia Horta). Ao vir para o Brasil com a família, se depara com a escravidão e o preconceito. Apaixona-se pelo cego Ventura (Vitor Thiré) e os dois fogem para Portugal.

TIRADENTES (Thiago Lacerda) – Principal nome da Inconfidência Mineira. Deseja libertar a colônia dos mandos e desmandos de Portugal. Tem uma filha, Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), com Antônia (Leticia Sabatella). É preso e enforcado na frente da menina para reprimir os conspiradores. 

DONA ANTÔNIA (Leticia Sabatella) – Mãe de Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta) e ex-mulher de Tiradentes (Thiago Lacerda). É morta por Rubião (Mateus Solano), delator de Tiradentes.

ASCENSÃO (Zezé Polessa) É curandeira e vive à margem da sociedade. Tem fama de bruxa, mas cuidou de muitas pessoas em Vila Rica. É amiga de Mão de Luva (Marco Ricca).

MIMI (Yanna Lavigne) – Prostituta no Cabaré de Virgínia (Lilia Cabral). Torna-se amiga de André (Caio Blat) que deseja assumir seu filho. É sequestrada por Branca (Nathalia Dill), que pretende roubar seu bebê. É salva por Mão de Luva (Marco Ricca) e Ascensão (Zezé Polessa).

DUQUE DE EGA (Gabriel Braga Nunes) – Interventor em Vila Rica enviado pela Coroa portuguesa para descobrir quem matou o fidalgo Raposo (Dalton Vigh). Ao lado da Princesa Carlota Joaquina (Susana Ribeiro) e de Alexandra (Juliana Carneiro da Cunha), trama contra Dom João VI. É descoberto e enforcado.

TERENCIANO (Jackson Antunes) – Marido de Dionísia (Maitê Proença), ele assomba a vida da mulher e retorna para Vila Rica. Após violentá-la, é morto por ela. O vilão é emparedado com barro.

GASPAR (Romulo Estrella) – Traficante de escravos. Sequestra Bertoleza (Sheron Menezzes) e acaba preso. É morto na cadeia.

SIMÃO (Nikolas Antunes) – Integrante do bando de Mão de Luva (Marco Ricca) e braço-direito do líder. É fiel ao patrão.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

CAJU (Gabriel Palhares) – Bandoleiro mirim do bando de Mão de Luva (Marco Ricca). É adotado por Raposo (Dalton Vigh). 

GIRONDA (Hanna Romanazzi) – Prostituta no Cabaré de Virgínia (Lilia Cabral). Fica com coronel Tolentino (Ricardo Pereira), mas acaba morta pelo militar por ter acusado André (Caio Blat) de sodomia.

VIDINHA (Yasmin Gomlevsky) – Braço-direito de Virgínia (Lilia Cabral) no Cabaré. É fiel à dona do local e a ajuda em tudo que é possível.

OMAR (Bukassa Kabengele) – Espião da Coroa portuguesa, procura emprego no cabaré de Virginia (Lília Cabral). Torna-se amigo de Xavier (Bruno Ferrari) e foge de Vila Rica. Retorna para a cidade como marquês e se une aos rebeldes. Fica com Jacinta (Dani Ornellas).

JACINTA (Dani Ornellas) – Escrava e uma das vítimas de Malveiro (Bruce Gomlevsky). Apaixona-se e fica com Omar (Bukassa Kabengele). Vinga-se do feitor.

ANITA (Joana Solnado) – Governanta de Rubião (Mateus Solano). Mantém um relacionamento íntimo com o dono da casa e se ressente de sua aproximação com Rosa (Andreia Horta). Após ser humilhada e rejeitada pelo patrão, mata Rubião.

VENTURA (Vitor Thiré) – Irmão cego de Rubião (Mateus Solano). Apaixona-se por Bertoleza (Sheron Menezes) sem saber que ela é negra. Quando descobre, rejeita a jovem, mas se arrepende e foge com Bertoleza para Lisboa.

DIOGO FARTO (Genézio De Barros) – Marido de Luzia (Chris Couto), irmão de Alexandra (Juliana Carneiro da Cunha) e pai de Branca (Nathalia Dill). No passado, foi simpatizante da Inconfidência, mas alia-se à Coroa. Deseja terminar o noivado da filha com Xavier (Bruno Ferrari), pois sabe que a família do moço está falida.

LUZIA (Chris Couto) – Mulher de Diogo Farto (Genézio de Barros) e mãe de Branca (Nathalia Dill). Tenta controlar os ímpetos da filha sem sucesso.

ALEXANDRA (Juliana Carneiro da Cunha) – Recém-chegada de Paris, é a “mecenas” dos rebeldes e a irmã de Diogo Farto (Genézio de Barros). No entanto, conspira a favor da Coroa espanhola. É descoberta e enforcada.

MATIAS (Mario Borges) – Marido de Brites (Rita Clemente) e pai de Xavier (Bruno Ferrari). Gasta toda fortuna com os estudos do filho em Coimbra. É a favor do casamento do filho com Branca (Nathalia Dill). Morre doente.

BRITES (Rita Clemente) – Mulher de Matias (Mario Borges) e mãe de Xavier (Bruno Ferrari). Fica decepcionada ao descobrir que o filho ficou seis anos em Coimbra e não se tornou médico.

CELESTE (Olívia Araújo) – É a mucama de Matias (Mario Borges) e Brites (Rita Clemente). É vendida para Simoa (Leticia Isnard), mas consegue ser alforriada.

CALDEIRA (Jairo Mattos) – Dono da taverna local e marido de Simoa (Leticia Isnard). É um conspirador.  

SIMOA (Letícia Isnard) – Mulher de Caldeira (Jairo Mattos) e irmã de Simão (Nikolas Antunes). 

MALVEIRO (Bruce Gomlevsky) – É o feitor de Dionísia (Maitê Proença). Garante o bom funcionamento da chácara onde a senhora mora e pune os escravos. É expulso da casa por André (Caio Blat) e Rosa (Andreia Horta). Os irmãos descobrem que ele estuprava as escravas. É mutilado por Jacinta (Dani Ornellas), uma das escravas de quem torturou e abusou.

SAVIANO (David Junior) – Trabalha na casa de Dionísia (Maitê Proença) e é constantemente assediado por ela. É apaixonado por Luanda (Heloisa Jorge).

LUANDA (Heloisa Jorge) – Escrava na casa de Dionísia (Maitê Proença). É apaixonada por Saviano (David Junior). Não aceitava servir Bertoleza (Sheron Mezenezes) e acaba vendida para Branca (Nathalia Dill). Com a morte da patroa, é comprada e alforriada por Bertoleza.

BLANDINA (Mariana Nunes) – Escrava na casa de Dionísia (Maitê Proença). É alforriada por André (Caio Blat) e Rosa (Andreia Horta).

PADRE VIZEU (Marcos Oliveira) – Rebelde. Mata o padre que se dirigia a Vila Rica e toma a identidade dele. É preso e morto durante uma rebelião. Antes da morte, confessa para Mão de Luva (Marco Ricca) o local de sua fortuna. 

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)