Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Glória Menezes em em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JORDANA (Glória Menezes) — Mulher alegre e extrovertida. Boa mãe, amiga e dotada de excelente caráter, diz tudo o que lhe vem à cabeça. Depois que enriquece, se inibe um pouco, com medo de cometer alguma gafe. Dependente do marido, Silas (Paulo Goulart), esforça-se para melhorar e acompanhar sua ascensão, mas não consegue. Tem um complexo de inferioridade em relação ao ambiente luxuoso que começou a frequentar. É abandonada pelo marido, com quem viveu durante 18 anos, e sofre com a separação. Volta a ser otimista quando começa a construir o pensionato no casarão que recebe como herança de Dona Mena (Norma Geraldy). Adora a filha Lívia (Debora Bloch) e fica muito sentida quando ela decide sair de casa para morar com o pai.

Paulo Goulart em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SILAS RAMOS CRUZ (Paulo Goulart) — Marido de Jordana (Glória Menezes), pai de Lívia (Debora Bloch). Homem simpático e educado. Começou a vida por baixo, junto com a mulher e tornou-se dono de uma rede de restaurantes elegantes em grandes capitais: São Paulo, Rio e Brasília. Tem amizades influentes e, depois que ficou rico, passa a acreditar muito nas aparências. Frequenta ótimos ambientes e sente certa vergonha da esposa, que não conseguiu se refinar. Decide abandoná-la quando se apaixona por Carla Barros (Maitê Proença), uma jovem de 20 anos, amiga de sua filha. Machista, egoísta e ciumento, só pensa em si e no seu bem-estar.

Debora Bloch em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LÍVIA RAMOS CRUZ (Debora Bloch) — Filha de Jordana (Glória Menezes) e Silas (Paulo Goulart). Garota alegre, brincalhona, gozadora, extrovertida e bom caráter. Apesar de ter realizado todas as suas vontades na adolescência, teve uma infância carente e pobre. Herdou da mãe uma confiança excessiva nas pessoas e do pai o nariz para cima, o que a deixa antipática em algumas ocasiões. Sofre com a separação e custa a aceitar a relação do pai com Carla (Maitê Proença), uma de suas melhores amigas. É apaixonada por Adriano (Carlos Augusto Strazzer).

Norma Geraldy em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FILOMENA MADUREIRA (Norma Geraldy) — Exótica, excêntrica e de origem pobre, casou-se com um conde alemão. Cheia de controvérsias, conta histórias confusas, misturando o tempo, os lugares e as datas. Sente uma grande mágoa por ter sido abandonada pela família e vive só, com seus cães e gatos, num quarto alugado no cortiço de Dona Aurélia (Renata Fronzi). Conhece Jordana (Glória Menezes), que passa a cuidar dela com carinho. Seu grande sonho é reabrir o pensionato, no antigo casarão, para fazer com que as mulheres voltem a ser femininas. Acha que as mulheres têm o direito de conquistar um lugar melhor na sociedade sem descuidar da beleza e da vaidade. Vê a abertura do pensionato como a solução para isso e confia essa missão a Jordana. Depois da sua morte, Jordana herda quatro cupidos de bronze, onde estão guardados um milhão de dólares.

Gianfrancesco Guarnieri em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MANOEL VIEIRA DE SOUZA (Gianfrancesco Guarnieri) — Português, dono da padaria da rua em que mora Jordana (Glória Menezes), por quem é apaixonado. Amigo sincero, ingênuo e sonhador. Nasceu em Portugal, mas ama o Brasil, onde cresceu e lutou, conseguindo vencer. É alegre no seu serviço e muito querido no bairro. Não tem coragem de confessar sua paixão por Jordana, mas procura um meio de estar sempre por perto. Tem grande amor por Jerônimo (Mário Gomes), seu filho de criação e implica com sua mania de querer conquistar todas as empregadas domésticas da vizinhança. Ajuda Jordana a abrir o pensionato.

GERÔNIMO VIEIRA DE SOUZA (Mário Gomes) — Mais conhecido como Gero, filho adotivo de seu Vieira (Gianfrancesco Guarnieri), com quem se dá muito bem. Nunca se preocupou em saber quem eram seus pais. É um verdadeiro galã das empregadas domésticas da região, um tipo gozador, que mexe com todo mundo. Gosta de jogar futebol com a turma do bairro, mas na maior parte do tempo está metido em encrencas por causa das mulheres. Quando Jordana (Glória Menezes) abre o pensionato, transforma-se no terror das meninas que lá estudam.

ALMEIDA (Agnaldo Rocha) – Amigo e sócio de Vieira (Gianfrancesco Guarnieri), com quem abre um novo negócio.

ISAURA (Arlete Salles) – Antiga amiga de Vieira (Gianfrancesco Guarnieri).

Carlos Vereza em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LAFAIETE MADUREIRA, O BADARÓ (Carlos Vereza) – Sobrinho de Dona Mena (Norma Geraldy) e irmão de Loreta (Rosamaria Murtinho). Trapaceiro, sentimental, é noivo de Clarita (Lúcia Alves) há 12 anos. Sempre que se aproxima a data do casamento, ele foge. É um pequeno vigarista, procurado pela polícia por inúmeros delitos, mas não um assassino. Quando descobre que Clarita está casada com o Dr. Etevaldo (Cláudio Corrêa e Castro), tenta dar um golpe para ganhar parte da fortuna do milionário.

Lucia Alves em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CLARITA MEDEIROS (Lúcia Alves) – Noiva de Lafaiete Madureira, o Badaró (Carlos Vereza), e mais tarde mulher de Etevaldo (Cláudio Corrêa e Castro). Telefonista de uma grande empresa. Sentimental ao extremo, chora até com os recados românticos que ouve ao telefone. É noiva há 12 anos de Lafaiete, mas o casamento não se realiza de jeito nenhum, porque ele vive fugindo da polícia. Tem verdadeira obsessão por vestido de noiva, quer se casar de véu e grinalda. Quando conhece Etevaldo, não tem a menor intenção de aceitar o casamento com ele. Mais tarde, cede aos seus apelos, pois acredita ter poucos dias de vida. A volta de Badaró será um tormento para ela e, a partir daí, estará envolvida em mil confusões, já que terá que conviver com os dois na mesma casa.

Mauro Mendonça em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ÁLVARO PIRES DE CAMARGO (Mauro Mendonça) — Marido de Loreta (Rosamaria Murtinho). Pertence a uma família tradicional e sempre foi rico, por isso não tem os esnobismos da mulher. Sente um carinho especial por Dona Mena (Norma Geraldy) e tem pena de sua solidão. Gostaria de encontrá-la, mas Loreta não permite. Teve uma ligação muito forte, na juventude, com Guida Rivera (Íris Bruzzi). Até hoje não se perdoa por ter cedido às pressões familiares e não ter se casado com Guida. Hoje são bons amigos. É sarcástico e tem um humor sutil e inteligente, com boas tiradas que arrasam Loreta.

Rosamaria Murtinho em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LORETA PIRES DE CAMARGO (Rosamaria Murtinho) — Sobrinha de Dona Mena (Norma Geraldy), irmã de Lafaiete (Carlos Vereza) e mulher de Álvaro Pires de Camargo (Mauro Mendonça). Detesta ser lembrada de que vem de família pobre. Gostaria de apagar o seu passado, principalmente o irmão contraventor, um eterno pesadelo e assunto proibido dentro de casa. Esnobe, chiquérrima e muito bem relacionada na alta sociedade. Antes de saber que Dona Mena é rica, não quer nem ouvir falar no nome da tia.

EDUARDO PIRES DE CAMARGO (Ernesto Piccolo) – Filho de Loreta (Rosamaria Murtinho) e Álvaro (Mauro Mendonça). Jovem adolescente muito tímido. Terá sonhos com a sua professora de inglês, Doris Gumm (Kate Lyra), o que o envergonha, mas não consegue evitar. Vê Doris com roupas e atitudes provocantes que quase o levam a desmaiar.

Gracindo Junior em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

OSWALDO RAMOS CRUZ (Gracindo Jr.) — Irmão de Silas (Paulo Goulart) e gerente dos restaurantes. É tolerante e se dá muito bem com a esposa, Rosana (Maria Zilda), que o estimula e o empurra para frente. Homem bom e ingênuo, não aprova o que o irmão faz com Jordana (Glória Menezes).

ROSANA RAMOS CRUZ (Maria Zilda) — Mulher de Oswaldo (Gracindo Jr.). É apaixonada pelo marido e extremamente ciumenta. Trabalha como assistente social numa empresa, cuida da casa e do filho, Valdinho (Felipe Saddy). Para ela, qualquer perda de tempo é uma tragédia, pois acredita nos direitos das mulheres e em sua emancipação profissional. Grande e fiel amiga de Jordana (Glória Menezes), e lhe dará todo o apoio na hora da separação.

VALDINHO RAMOS CRUZ (Felipe Saddy) – Filho de Rosana (Maria Zilda) e Otávio (Gracindo Jr.).

Elizangela em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MARIUCHA (Elizangela) – Filha de uma amiga de Rosana (Maria Zilda), vem do interior para ficar em sua casa. À primeira vista, parece uma santa, sempre disposta a ajudar e elogiar as pessoas. No entanto, no íntimo, é má, vil, sem o menor escrúpulo.

Suely Franco em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Acervo/Globo

CACILDA BARROS (Suely Franco) – Mãe de Carla (Maitê Proença) e esposa de Celinho (Ary Fontoura). Mulher típica da classe média baixa, moradora de um bairro popular de São Paulo, é despachada e extrovertida. Ambiciosa, sonha com um bom futuro para a filha. Acha que o grande trunfo de Carla é a beleza, por isso a incentiva a se cuidar cada vez mais. Vive discutindo com os vizinhos e reclama de tudo. Depois do casamento da filha, usa de chantagem emocional para conseguir o que quer.

Ary Fontoura em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CELINHO BARROS (Ary Fontoura) – Pai de Carla (Maitê Proença) e marido de Cacilda (Suely Franco). É o oposto da mulher: caladão, amigo e simpático. Não entende como Cacilda consegue arrumar confusão até com o verdureiro. Trabalha numa repartição pública há muitos anos e, em casa, copia música e faz arranjos para bandas do interior. Foi maestro em sua cidade antes de se casar e vir para São Paulo. Gostaria de ter continuado sua vida no interior e relembra com saudade a época em que a música fazia parte de sua vida.

Maitê Proença em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CARLA BARROS (Maitê Proença) – Jovem bonita, muito mimada pelos pais, Cacilda (Suely Franco) e Celinho (Ary Fontoura). Educada com todos os gostos e conforto das classes mais altas, mesmo pertencendo à classe média baixa. Sempre teve de tudo. Foi preparada para um casamento rico, o que vai conseguir através de seu relacionamento com Silas (Paulo Goulart). Exigente, produto típico de uma sociedade consumista, que apregoa as facilidades que se tem com o dinheiro, sabe que a beleza é um grande trunfo e usa sem pestanejar.

Raul Cortez em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Acervo/Globo

CARLITO MADUREIRA (Raul Cortez) – Sobrinho de Dona Mena (Norma Geraldy). É casado com Beatriz (Debora Duarte) e pai de Ingrid (Cássia Foureaux). Vai disputar com Loreta (Rosamaria Murtinho) a fortuna de Dona Mena e acaba se apaixonando por Jordana (Glória Menezes).

Débora Duarte em Jogo da Vida, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

BEATRIZ MADUREIRA (Débora Duarte) — Sobrinha de Dona Mena (Norma Geraldy), mãe de Ingrid (Cássia Foreaux). Mulher difícil, introspectiva e amarga, veste-se com muita discrição e não se cuida. Tem uma grande mágoa e culpa todas as pessoas por suas fraquezas. Com a volta do seu grande amor, Carlito Madureira (Raul Cortez), e da filha, começa a mudar. Tenta recuperar o tempo perdido e reconquistar o seu amor.

INGRID (Cássia Foureaux) – Filha de Carlito (Raul Cortez) e Beatriz (Débora Duarte). Adolescente, com todos os problemas da fase. Morou muitos anos no exterior. É um pouco mais evoluída do que as garotas de sua idade. Tem problemas de rejeição, porque foi abandonada pela mãe. Apesar de extrovertida e alegre, não se sente bem quando a mãe está por perto.

O pensionato

ARNALDINHO ROMÃO (Ricardo Petraglia) – Professor de etiqueta do pensionato. Muito tímido e educado no trabalho. Quando termina as aulas, transforma-se num farrista da pior espécie, grande frequentador da noite e admirador entusiasmado de Guida Rivera (Íris Bruzzi).

MALUCE (Maria Lucia Dahl) – Professora de moda do pensionato. Não se prende às tendências da época, buscando passar às alunas noções básicas de combinações de roupas, acessórios e sapatos.

FLÁVIA (Angelina Muniz) – Aluna do pensionato. Diz que veio do interior, mas é de São Paulo mesmo. Quer aprender boas maneiras, línguas, etiqueta, tudo o que o pensionato pode ensinar. Não tem dinheiro para pagar tudo isso, então arruma um emprego como uma das moças do show de Guida Rivera (Íris Bruzzi). Tem o sonho de se casar e melhorar de vida. Não acha possível que isso aconteça se continuar morando com a família. Terá uma ligação afetiva com Jerônimo (Mário Gomes), que a fará sofrer por não ser ele seu tipo de homem ideal.

ELIANA (Tássia Camargo) – Aluna do pensionato. Filha de um riquíssimo fazendeiro do Paraná. Muito alegre e livre, torna-se amiga de Lívia (Debora Bloch). Seus pais são severos e, de vez em quando, vão ao pensionato para ver como funciona tudo ali. Terá uma forte ligação com Jerônimo (Mário Gomes), mas cheia de obstáculos.

OUTROS PERSONAGENS

DR. ETEVALDO DE ALENCASTRO (Cláudio Corrêa e Castro) – Amigo de Silas (Paulo Goulart), um grande sujeito, que está condenado por uma doença cardíaca. Os médicos acreditam que tenha só mais dois meses de vida. Dono de uma rede de bancos, é um homem riquíssimo. Ama a vida, mas sabe que vai morrer. Quando conhece Clarita (Lúcia Alves), sente que sua vida vai mudar. Apaixona-se por ela, e seu relacionamento terá o efeito de um elixir da juventude, conseguindo um verdadeiro milagre. Seus conflitos começam com a volta de Badaró (Carlos Vereza), noivo de Clarita.

ZELITO BONAIUTTI (Roberto Azevedo) – Enfermeiro de Etevaldo (Cláudio Corrêa e Castro), muda-se para a casa do patrão, já que chegava sempre atrasado ao trabalho. Confidente e dedicado, torna-se grande amigo do patrão, por quem tem imenso carinho. No relacionamento de Clarita (Lúcia Alves) e Etevaldo, tem a incumbência de aproximá-los. Depois do casamento, passa a tratar Clarita bem quando percebe que ela gosta realmente do marido. Com a chegada de Badaró (Carlos Vereza) em sua casa, começará a atuar como anjo da guarda do patrão.

ADRIANO BARROS SALES (Carlos Augusto Strazzer) — Afilhado de Celinho (Ary Fontoura). Advogado que veio do interior para completar os estudos em São Paulo. Desde essa época, mora com os tios, ajudando nas despesas da casa. É procurador de Silas (Paulo Goulart) e terá grande influência na hora de sua separação de Jordana. Envolve-se com Lívia (Debora Bloch).

DORIS GUMM (Kate Lyra) — Eficiente professora de inglês, que chegou há pouco tempo dos Estados Unidos. É amiga de Beatriz (Débora Duarte) e dá aulas particulares para Eduardo, filho de Loreta (Rosamaria Murtinho) e Álvaro (Mauro Mendonça). É com ela que Duda tem seus sonhos malucos, onde costuma vê-la de forma provocante e nas situações mais absurdas. Torna-se uma das professoras do pensionato de Jordana (Glória Menezes).

GUIDA RIVERA (Íris Bruzzi) — Foi uma vedete de grande fama nos shows de Walter Pinto e adora contar histórias dessa época. Quase casou-se com Álvaro Pires de Camargo (Mauro Mendonça), mas a família dele impediu que a ligação fosse adiante. Hoje são grandes amigos. Sente-se frustrada por ter que trabalhar em pequenos shows noturnos, quando já foi uma grande estrela do teatro de revista. É uma mulher de muitos segredos.

AURÉLIA CREONTE (Renata Fronzi) — Proprietária do cortiço onde Dona Mena (Norma Geraldy) aluga um quarto. Mulher esperta, cheia de planos mirabolantes. Não perdoa um dia de atraso no pagamento de seus inquilinos. Só Mena consegue enrolá-la, por isso tem raiva dela. Não acredita que Mena tenha dinheiro e, para conseguir o pagamento do quarto, começa a vender suas coisas sem ela saber.

EDUARDO (José Maria Monteiro) – Juiz que atua no processo que Loreta (Rosamaria Murtinho) e Carlito (Raul Cortez) movem contra Jordana (Glória Menezes).

ODETE (Sônia Mamede) — Empregada de Jordana (Glória Menezes).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)