Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo
Abertura da novela 'Guerra dos Sexos – 2ª Versão' (2012).

Abertura da novela 'Guerra dos Sexos – 2ª Versão' (2012).

Os primos Charlote II de Alcântara Pereira Barreto, a Charlô (Irene Ravache), e Otávio II de Alcântara Rodrigues e Silva (Tony Ramos) tiveram um romance na juventude, que se transformou em ódio mútuo. Desde então, Charlô II, uma feminista radical, e Otávio II, machista e prepotente, vivem brigando. A trama, ambientada em São Paulo, começa com os dois se reencontrando para a leitura do testamento dos tios Otávio Alcântara Rodrigues de Silva (Paulo Autran) e Charlote de Alcântara Barreto Pereira de Silva (Fernanda Montenegro). Eles deixaram a mansão onde moravam e as lojas Charlô’s, como herança, para os únicos membros de sua família: seus sobrinhos.

Autoria: Silvio de Abreu | Colaboração: Daniel Ortiz | Direção: Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Ana Paula Guimarães | Direção-geral: Jorge Fernando | Direção de núcleo: Jorge Fernando | Período de exibição: 01/10/2012 – 27/04/2013 Horário: 19h | Nº de capítulos: 179

Trama Principal

Otávio Alcântara Rodrigues de Silva (Paulo Autran) e Charlote de Alcântara Barreto Pereira de Silva (Fernanda Montenegro) eram os protagonistas da primeira versão de Guerra dos Sexos. Primos que cresceram juntos e tiveram um romance durante a adolescência, os dois se tornaram inimigos mortais até que o destino lhes prega uma peça: um tio milionário morre, lhes deixando a herança com a condição de morarem na mesma casa e trabalharem na mesma empresa. Na segunda versão, Charlô II e Otavio II se vêm em situação semelhante. Para que consigam sobreviver, a mansão é dividida ao meio. Charlô, ou Cumbuqueta – apelido que ganhou do primo –, mora na ala direita; e Otávio, ou Bimbinho – apelido dado por Charlô –, na esquerda. Quem tem que se desdobrar para atender aos caprichos e loucuras dos dois é a governanta Olivia (Marilu Bueno), que já havia passado por maus bocados com seus primeiros chefes, Charlô I e Otávio I.

Tramas Paralelas

Roberta Leone (Gloria Pires) é mãe de Kiko (Johnny Massaro) e esposa de Vitório (Carlos Alberto Riccelli), dono da fábrica Positano. Mulher de temperamento forte e origem humilde, teve a sorte de se casar com um industrial em ascensão. Ajudou o marido a alcançar o sucesso na fábrica. A vida de Roberta começa a mudar no dia do casamento de seu filho com Analú (Raquel Bertani), neta de Charlô (Irene Ravache). Ao saber que a noiva fugiu, Vitório tem um infarto e morre. Viúva, ela resolve tomar conta dos negócios do marido e gerenciar a Positano. Para sua tristeza, logo descobre que seu falecido esposo a enganava.

Personagens

OTÁVIO (Tony Ramos) – Primo de Charlô (Irene Ravache), por quem é apaixonado. É proprietário de 50% das lojas Charlô’s. Acredita na superioridade masculina.

CHARLÔ (Irene Ravache) – Prima de Otávio (Tony Ramos), que detesta. É proprietária dos outros 50% das lojas Charlô’s. Crê na superioridade feminina.

Bastidores

Em 1983, escrevendo sob o olhar atento da Censura Federal, Silvio de Abreu viu-se obrigado a mudar o final de alguns personagens. Nesta nova versão, sem essa preocupação, criou destinos diferentes para alguns personagens importantes da trama. A vilã Carolina (interpretada por Lucélia Santos na década de 1980) regenerou-se e ficou com Felipe (Tarcísio Meira). A Carolina de 2012, vivida por Bianca Bin – que, assim como na versão anterior, terminou vendendo canudinhos de coco na feira – ficou com a incumbência de ajudar a mãe a cuidar da irmãzinha recém-nascida, dizendo, em tom irônico, que iria “cuidar muito bem dela”. Na versão original, Roberta Leone (Gloria Menezes) – empresária da então Ravello Sports – chegou ao fim da novela ao lado de Nando (Mário Gomes).

Trilha Sonora

Cenas Marcantes

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Otávio e Charlô transformam o café da manhã em um campo de guerra

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Otávio e Charlô transformam o café da manhã em um campo de guerra

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): O juiz anuncia sua decisão

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): O juiz anuncia sua decisão

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Felipe pede Roberta em casamento

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Felipe pede Roberta em casamento

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Felipe parabeniza a vitória de Roberta no comando da Positano

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Felipe parabeniza a vitória de Roberta no comando da Positano

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Começa a cerimônia de casamento de Otávio e Charlô

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Começa a cerimônia de casamento de Otávio e Charlô

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Charlô e Otávio descobrem que precisarão dividir a fortuna com Dominguinhos e sua esposa

'Guerra dos Sexos - 2ª versão' (2012): Charlô e Otávio descobrem que precisarão dividir a fortuna com Dominguinhos e sua esposa

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)