Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Produção

Como restam poucos lugares que preservam características arquitetônicas do passado do Rio de Janeiro, a equipe de efeitos visuais da novela inseriu, em algumas cenas, imagens de época da cidade, transformadas com o tempo.

A sequência da ópera que vai ao ar no primeiro capítulo – o terceiro ato de Bodas de Fígaro, de Mozart – foi gravada no Teatro Municipal de Niterói, com a participação de 100 figurantes. 'Força de um Desejo também teve cenas gravadas na praia de Grumari, no Alto da Boa Vista e no Forte São João, na Urca, todos pontos turísticos cariocas.

A consultora Clarisse Fukelman fez uma extensa pesquisa histórica sobre o século XIX. Esse material foi fornecido aos responsáveis pelo figurino, pela caracterização dos personagens, pela cenografia e pela direção de arte da novela.

Fábio Assunção e Malu Mader em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Figurino e Caracterização

A caracterização dos atores – que em uma novela de época demora mais tempo para ficar pronta do que em tramas com temáticas contemporâneas – ficou a cargo de Marlene Moura e incluiu cabelos repartidos ao meio e costeletas, no caso dos homens, e apliques até a cintura, vestidos pesados e maquiagem em tons pastel para as mulheres. Alguns atores fizeram interlace para aumentar o comprimento dos cabelos, como Dira Paes (Palmira), Daniel Dantas (Bartolomeu), Chico Diaz (Clemente) e Malu Mader (Ester), que também usou cílios postiços. O ator José de Abreu teve a cabeça parcialmente raspada e adotou e uma falsa barriga para viver o português Pereira. Uma das inspirações para a caracterização dos personagens nobres foi O Leopardo (1963), de Visconti, clássico do cinema italiano que se passa na mesma época que a novela.

Fábio Assunção e Lavínia Vlasak em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Os figurinos consumiram 3.000 metros de tecidos diversos, como linho, tafetás de seda pura e adamascados ingleses e fibras naturais, usadas nos figurinos dos escravos. O guarda-roupa de Ester foi inspirado nas roupas de Sissi, imperatriz da Áustria.

A figurinista Beth Filipecki conta que trouxe peças, tecidos e materiais importados para a confecção das roupas de época da novela. Muitas delas foram feitas em ateliês fora da TV Globo.

Delma Silva em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Cenografia e Arte

Para criar a cidade cenográfica de Vila de Sant’Anna, construída no Projac, a equipe de cenografia estudou detalhes arquitetônicos de cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Tiradentes. Fazendas centenárias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo serviram como referências para os cenários das fazendas de Ouro Verde, do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), e de Morro Alto, de Higino Ventura (Paulo Betti). Uma antiga estação de trem, próxima à cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, foi adaptada para servir de cenário para as gravações da inauguração da estrada de ferro Rio-Vassouras. A cenografia também aproveitou na novela parte das estruturas usadas na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999).

Para adaptar as locações às cenas, a equipe precisou esconder fios e postes de iluminação, o cimento dos pisos foi disfarçado, e as lâmpadas foram trocadas por velas.

Selton Mello e Malu Mader em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

O filme Barry Lyndon (1975), de Stanley Kubrick, serviu como referência para Carlos Botelho e Nonato Estrela, responsáveis pela fotografia da novela: as cenas noturnas ganharam uma iluminação com tonalidade âmbar, valorizando a luz de velas.

A equipe de produção de arte adaptou várias peças adquiridas em antiquários. Uma antiga prensa foi reformada para funcionar de verdade nas cenas do personagem Bartolomeu (Daniel Dantas), dono do jornal de Vila de Sant’Anna.

Curiosidades

O autor Alcides Nogueira havia escrito a sinopse de 'Força de um Desejo' na década de 1980, mas a novela acabou não sendo produzida. Em 1999, Gilberto Braga desenvolveu a sinopse, a pedido da direção da casa. Na época, Alcides Nogueira estava colaborando com Silvio de Abreu em Torre de Babel (1998) e aceitou assinar a autoria da nova novela das 18h em parceira com Gilberto Braga.

Louise Cardoso, Sérgio Menezes e Malu Mader em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

O elenco participou de um workshop de duas semanas com quatro palestras, ministradas por professores universitários, tendo como temas o Brasil Imperial, o cotidiano nas fazendas e senzalas, Romantismo e Mitologia. Alguns atores também tiveram aulas de esgrima, equitação e caligrafia, além de trabalhos de corpo – com a professora Vivian Buckup – e de voz – com Marli Brito – para se adaptarem ao comportamento da época. A novela explorou, ainda, no núcleo dos escravos, aspectos da cultura Bantu, de origem africana.

Depois de 20 anos sem atuar em telenovelas – a última havia sido Chega Mais (1980) –, a atriz Sônia Braga voltava à teledramaturgia da TV Globo em 'Força de um Desejo'.

Sonia Braga em 'Força de um Desejo', 1999 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A novela foi o último trabalho em televisão do ator José Lewgoy, que faleceu em 2003. Seu personagem – o Conselheiro Felício Cantuária – foi escrito a seu pedido pelo autor Gilberto Braga. A princípio, José Lewgoy deixaria a novela após as primeiras semanas, mas acabou permanecendo até o último capítulo.

A novela foi vendida para 15 países, entre eles Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Espanha, Itália, Iugoslávia, Nicarágua, Rússia e Venezuela. Em Portugal, foi exibida no mesmo ano em que foi ao ar no Brasil.

'Força de um Desejo' foi a primeira novela a usar o closed caption – sistema de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanharem o que está sendo dito no programa –, ao ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 26 de setembro de 2005 e 10 de fevereiro de 2006.

Malu Mader voltou a interpretar Ester Delamare em uma participação especial em 'Tempo de Amar' (2017). A trama de Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, que se passava na cidade do Rio de Janeiro durante os anos XX, tinha como personagem a filha de Ester, Carolina Sobral (Mayana Moura). Mader reviveu a protagonista de 'Força de um Desejo' durante no capítulo em que Carolina se apresenta como cantora em um recital.

Abertura

A música de abertura era Tema para Ana, uma valsa inédita composta por Tom Jobim para sua mulher, pouco antes de morrer, em 1994. A canção tinha arranjo do maestro Jacques Morelenbaum e execução da Orquestra Sinfônica Brasileira, com o pianista Cristóvão Bastos como solista.

'Força de um Desejo' (1999): Abertura

'Força de um Desejo' (1999): Abertura

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)