Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Ases Indomáveis

A bordo de potentes caças da Força Aérea Brasileira, a FAB, Cassiano (Henri Castelli), Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo) e Rodrigo (Thiago Martins) viajam o mundo em missões secretas. O quarteto faz parte do grupo de pilotos de elite da Aeronáutica. Longe do trabalho, Cassiano dedica-se ao noivado com Ester (Grazi Massafera). Ciro, Amadeu e Rodrigo moram em uma república de pilotos em Vila dos Ventos. No decorrer da novela, eles recebem, como hóspede, a tenente Isabel (Thaíssa Carvalho). A jovem conquista seu lugar na casa, no esquadrão e ainda passa a ser alvo de paquera dos pilotos.

Thaíssa Carvalho em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O sumiço de Cassiano é visto com desconfiança pelos colegas de trabalho. Nenhum deles acredita que o piloto possa ter fugido e abandonado seus dois amores: a Aeronáutica e Ester. Ao final da novela, Rodrigo se casa com Amaralina (Sthefany Brito), neta de Duque (Jean Pierre Noher), em Las Vegas. Isabel se rende a Amadeu. Ciro termina a trama ao lado de Mila (Tainá Müller). De início, ela não queria compromisso, mas não tardou a se apaixonar pelo rapaz.

Bar de Bibiana

Bibiana (Cyria Coentro) é uma cozinheira de mão cheia. Moradores e turistas não resistem a seu tempero. Todos os dias, prepara moquecas fresquinhas com os peixes trazidos por seu marido, o pescador Donato (Luiz Carlos Vasconcelos). Bibiana sofre com os constantes conflitos entre seu filho mais velho, Hélio (Raphael Viana), e o pai. Ambicioso, Hélio não se conforma com a origem humilde da família e despreza o trabalho de Donato. Não aceita ter de seguir os passos do pai e ser pescador a vida inteira. Os outros filhos do casal, Marizé (Lívian Aragão) e Lipe (Pablo Mothé), sofrem com as brigas.

Lívian Aragão, Luiz Carlos Vasconcelos, Cyria Coentro e Pablo Mothé em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Tudo se complica quando Hélio provoca um acidente que leva à morte um turista e deixa sua esposa ferida. Donato assume a culpa do crime para livrar o filho. O pescador encontra as vítimas no meio da estrada e decide pedir socorro. Quando a polícia chega, percebe que o pescador tem sinais de embriaguez – passou a noite bebendo depois de brigar com o filho – e que sua caminhonete está com um amassado na lateral e marcas de tinta da moto das vítimas. Donato, apesar de inocente, assume o crime e é condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado. Bibiana sequer desconfia da verdade. Nunca suspeitou que o filho pudesse ser o verdadeiro culpado.

Hélio passa no vestibular e dedica-se aos estudos para deixar para trás a vida de pescador. Quando Donato sai da prisão, após sete anos – ganhou liberdade condicional devido a bom comportamento –, descobre que o filho está trabalhando como advogado do Grupo Albuquerque. Ao descobrir que o marido pagou por um crime no lugar de Hélio, Bibiana decide afastá-lo da família. Os irmãos do advogado também ficam decepcionados.

Raphael Viana em 'Flor do Caribe' — Foto: Estevam Avellar/Globo

Hélio acaba se envolvendo em mais ações ilegais, orquestradas por Dionísio (Sérgio Mamberti), e termina a novela preso. Ele sempre fez as vontades do patrão, com a promessa de que sua carreira daria um salto. Mas não consegue escapar da acusação de sequestro de Samuel (Juca de Oliveira), pai de Ester (Grazi Massafera). Apesar de demonstrar sinais de arrependimento e de todo o esforço dos pais para que ele tivesse um bom acompanhamento jurídico, o rapaz é condenado a seis anos de prisão.

Família de Cassiano

Seu Chico (Cacá Amaral), marido de Dona Olívia (Bete Mendes) e pai de Cassiano (Henri Castelli) e Taís (Débora Nascimento), dedicou sua vida ao trabalho de salineiro, no Grupo Albuquerque. Por discordar da maneira como Dionísio (Sérgio Mamberti) comanda a empresa, Seu Chico não se conforma com a amizade de seu filho com Alberto (Igor Rickli), herdeiro do império. Ele não confia no neto de Dionísio. Logo sua opinião é confirmada, afinal Alberto dá um jeito de tirar Cassiano de seu caminho para afastá-lo, de vez, de Ester (Grazi Massafera).

Bete Mendes, Cacá Amaral e Débora Nascimento em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Dona Olívia equilibra a casa com sua tranquilidade. Enquanto seu marido é um turrão, ela mostra seu lado positivo e doce.Taís, irmã de Cassiano, torna-se sócia da cunhada Ester (Grazi Massafera) em uma empresa de buggy. No decorrer da novela, ela enfrenta muitos problemas amorosos: sofre nos braços de Hélio (Raphael Viana); e não dá certo com o comandante Montovai (Licurgo).

A beleza da jovem é descoberta por um famoso estilista, Jeff Glam (Leandro Hassum), que chega à cidade para ajudar a organizar o desfile de Lino (José Henrique Ligabue), talento da moda recém-descoberto em Vila dos Ventos. Taís se torna modelo internacional e se envolve com um italiano, colega de trabalho. 

Traumas

Samuel (Juca de Oliveira) é uma das vítimas da Segunda Guerra Mundial. Conseguiu escapar dos campos de concentração de Amsterdã, na Holanda, mas nunca viveu em paz. Viu os pais serem levados pelos nazistas e, desde então, sofre com as lembranças da guerra. Mesmo passados 70 anos, ainda vive atordoado ao lado de sua esposa Lindaura (Ângela Vieira) e de sua filha Ester (Grazi Massafera). Basta os caças da Força Aérea Brasileira sobrevoarem Vila dos Ventos para ele entrar em pânico e se imaginar em meio a uma guerra.

Angela Vieira e Juca de Oliveira em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: Raphael Dias/Globo

No decorrer da novela, Samuel descobre que Dionísio é o brasileiro que traiu seu pai e roubou as joias da família. Com a ajuda de Ester e de amigos como Manolo (Elias Gleizer), outra vítima de Dionísio, Samuel consegue colocar o vilão na cadeia. Dionísio é julgado pelo extermínio de milhares de minorias perseguidas pelo Terceiro Reich – judeus, ciganos, negros, deficientes e homossexuais. É condenado à prisão perpétua e cumpre pena em um presídio alemão.

Paizão

O destino pregou uma peça em Quirino (Aílton Graça). Prestes a se ordenar padre, entrou em sua vida um bebê abandonado. Quirino assumiu a criança e a criou como seu filho. Juliano (Bruno Gissoni) se transformou em um homem de caráter e um dos melhores pescadores de Vila dos Ventos. Motivo de orgulho para seu pai, que abandonou os estudos da batina para se dedicar a ele.

Ailton Graça em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Com Juliano já criado, Quirino decide cuidar de sua vida e se declarar para Doralice (Rita Guedes). Os dois trabalham juntos na mansão dos Albuquerques e sempre sentiram atração um pelo outro. Quirino, no entanto, manteve-se à distância, sem saber se seus sentimentos eram correspondidos pela cozinheira. Mal sabia que Dora, como é carinhosamente chamada, também é apaixonada por ele. Os dois se casam e celebram a união numa festa forrozeira no sítio de Veridiana (Laura Cardoso). A família logo aumenta após decidirem criar mais um bebê abandonado, William (Renzo Aprouch).

Doralice não pode ter filhos e sofre demais com isso. No decorrer da novela, apaixona-se por Juliano e resolve abandonar a família para fugir desse sentimento. Entra para um convento e é abençoada com uma criança, cuja mãe morre logo após o parto. Doralice pede que Quirino adote a menina junto com ela e tenta reatar os laços matrimoniais, mas já é tarde. Ela, então, decide viver em um orfanato no interior de São Paulo. Quirino, por sua vez, envolve-se com Nicole (Cinara Leal).

Recomeço

Recém-divorciada do empresário Reinaldo (Marcos Winter), a bióloga Natália (Daniela Escobar) muda-se para Vila dos Ventos com as filhas Carol (Maria Joana) e Ludmila (Tainá Müller) em busca de uma nova vida. A pesquisadora também decide ir para a região costeira para se dedicar aos estudos da vida marinha. No decorrer da novela, encanta-se pelo jovem pescador Juliano (Bruno Gissoni). Natália engravida, e os dois se casam.

Bruno Gissoni e Daniela Escobar em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Dona Veridiana e seus netos

Um bom dia em Vila dos Ventos é garantido por Candinho (José Loreto). Acompanhado de sua cabra Ariana, ele oferece, de porta em porta, leite fresco. O rapaz não desgruda do animal por nada e conversa com Ariana como se fosse sua melhor amiga. Candinho é um rapaz sem maldades, fantasioso e imaginativo. No fundo, tem alma de criança. Candinho mora com a avó Veridiana (Laura Cardoso) e os irmãos Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta) em um sítio. Dona Veridiana, neta de sertanejos sobreviventes das grandes secas do século passado, é uma mulher de fibra. Cria os netos sozinha no sítio onde cresceu e os leva na rédea curta.

José Henrique Ligabue, Renata Roberta, José Loreto, Inez Viana, Laura Cardoso em Flor do Caribe, 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Veridiana não sabe o paradeiro da filha, Maria Adília (Inez Viana), que desapareceu e deixou as crianças aos seus cuidados. Os três já estão criados, mas ainda sofrem a ausência da mãe. Dadá é doida para se casar, e Lino é um rendeiro de mão cheia. O rapaz só morre de medo de ser taxado de afeminado.

No decorrer da novela, Lino se envolve com Carol (Maria Joana), que tenta ajudar a família a descobrir o paradeiro de Maria Adília. A moça sugere que Veridiana e os netos gravem um vídeo, que será divulgado por ela na internet. E a resposta não tarda a aparecer. Um homem, que diz ter sido marido de Maria Adília, afirma que ela teria morrido há três anos. Mas, para a surpresa de todos, ainda havia esperanças. Na cidade para um show no bar Flor do Caribe, a cantora Elba Ramalho conta para Lino que conheceu uma autora de livros de cordel. A mulher conta histórias parecidas com as de Veridiana, insinuando que a moça possa ser Maria Adília.

Lino e Carol vão à Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, à procura de Maria Adília e, finalmente, encontram-na. Ela aceita voltar para Vila dos Ventos, com a condição de que ninguém saiba de seu retorno. Maria Adília, no fundo, teme ser vista por Dionísio (Sérgio Mamberti). Ela teve um caso com o empresário, nos tempos em que trabalhava em sua casa, e engravidou. Dionísio se recusou a assumir o bebê, Candinho, e ameaçou matá-lo, se ela não desaparecesse. Adília, então, foi obrigada a ir embora de Vila dos Ventos.

José Loreto, Sérgio Mamberti, José Henrique Ligabue, Renata Roberta, Laura Cardoso e Inez Viana em 'Flor do Caribe', 2013 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O encontro entre Adília e Dionísio acaba acontecendo, apesar de ela tê-lo evitado a todo custo. Dionísio promete deixá-la em paz, contanto que ela guarde segredo sobre a paternidade do rapaz. Mas a verdade vem à tona. Dionísio decide se aproveitar da situação, para melhorar sua imagem pública, e assume a paternidade de Candinho. O rapaz, no entanto, não recebe o mínimo de carinho do pai e decide se afastar.

No final da novela, a aptidão de Lino com as rendas é reconhecida, graças ao incentivo de Carol. Ela traz para Vila dos Ventos o produtor de moda mais famoso do circuito fashion internacional, Jeff Glam (Leandro Hassum), que lança o rapaz no mercado mundial. Taís (Débora Nascimento), também graças ao estilista, ganha as passarelas como modelo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)