Memoria Globo

Débora, Suzy e Maria Luiza

Débora (Natália do Vale), a filha de César (Roberto Maya) e Maria Luiza (Lilian Lemmertz), é uma moça mimada. Apesar de noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Depois de muitos anos sem se verem, Débora reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. De início, eles antipatizam um com o outro, mas logo se apaixonam e começam a namorar. Vivem como cão e gato, devido ao gênio difícil dos dois.A doce Suzy (Lídia Brondi) é a heroína romântica do folhetim. Ela e o veterinário Paulo (Buza Ferraz) se apaixonam à primeira vista, mas o romance é conturbado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Com medo de que Suzy sofra muito, ele faz tudo para se afastar dela.Maria Luiza, por sua vez, recuperando-se da desilusão provocada pela suposta morte do marido, conhece o médico Wagner (Walmor Chagas), um homem honesto e sincero. Ela se apaixona por ele, redescobrindo o prazer em viver novamente.

Natália do Vale e Lídia Brondi em Final Feliz, 1982. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

A volta de César

O inesperado retorno de César movimenta a trama da novela. Mestre Antônio (Stênio Garcia), pescador cearense e muito amigo de Rodrigo, é quem descobre o paradeiro do empresário. Ele estava em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O pescador avisa imediatamente Rodrigo, que vai atrás do tio. Ao rever o sobrinho, César se diz arrependido do que fez. Confessa que planejou dar o golpe no sócio, enganou a família para poder aproveitar melhor a vida e que voltou ao Brasil depois de gastar na Europa todo o dinheiro que roubou.Rodrigo decide comunicar à polícia que César está vivo, contando com o apoio de Maria Luiza e suas filhas. Uma nova reviravolta, no entanto, dá um rumo policial à Final Feliz: César é assassinado a tiros, criando um mistério na história que só é desvendado no penúltimo capítulo da novela. França (José Augusto Branco) é o autor dos disparos que matam César. Ele confessa ter assassinado o amigo por não ter aguentado a decepção de ter sido roubado por ele.

A família de Alaor

O tom cômico da novela está no núcleo familiar de Alaor, um homem submisso à mulher, Jandira (Célia Biar). Ela, por sua vez, é extremamente autoritária e mãe superprotetora de Ivan (Ney Sant’Anna). O núcleo ainda alimenta certo tom de mistério, criado devido às cartas misteriosas que Alaor escreve, e cujo destinatário Jandira não consegue descobrir. Ela também inferniza a vida da nora Lucinha (Cissa Guimarães). Quando Ivan se casa, leva a mulher para morar com seus pais, para desespero de Lucinha, que passa a lidar diariamente com a implicante sogra. Os recém-casados têm ainda de enfrentar suas próprias diferenças: Lucinha não compartilha da vida naturalista do marido, que não aceita o hábito de fumar que a mulher tem.

Outros personagens

As dificuldades enfrentadas pelo personagem Rafael (Irving São Paulo), um rapaz simpático, alegre e deficiente mental, enriqueceram a trama da novela. Rafael tem uma bonita amizade com o pescador Antônio, que sofre com o desaparecimento de sua filha Bartira (Reny de Oliveira). Ele vem para o Rio de Janeiro para tentar encontrá-la e conta com a ajuda do amigo Rodrigo e do detetive Nicolini (Tony Ferreira) na empreitada. A sofrida Marina (Míriam Pires) é mais uma personagem importante em Final Feliz. A mãe de Paulo e Rafael trabalha como telefonista na firma de César e tem ódio do patrão, pois o considera responsável pela morte do marido – que se suicidou após ser demitido. Marina fica enlouquecida quando Paulo lhe conta que está namorando Suzy, filha de César, e deixa claro que é contra o namoro dos dois. Marina trata Suzy com desprezo, chegando a agredi-la algumas vezes. A jovem, por sua vez, sofre por ser rejeitada pela mãe de seu grande amor. Paulo chega a marcar o casamento com Suzy, mas Marina continua irredutível.Outra personagem marcante da novela foi Dona Sinhá (Elza Gomes), a simpática velhinha que fornece coelhos assados para o restaurante Casablanca, de Augusta (Aracy Cardoso), onde o prato é o carro chefe da casa. Em determinado momento da história, Dona Sinhá passa a ser vigiada por Alaor, que descobre que a cozinheira literalmente vende “gato por lebre”: ela cria gatos recolhidos nas ruas e os vende como se fossem coelhos.Depois de ser revelada a identidade do assassino de César Brandão, Paulo descobre que os exames que fizera estavam errados e, feliz, volta a procurar Suzy. Os dois se casam e fazem juras de amor eterno. Marina, por sua vez, depois de finalmente aceitar a relação de seu filho com Suzy, resolve morar em Fortaleza com Rafael. Para sua surpresa, é pedida em casamento por Antônio, e aceita. Débora e Rodrigo, depois de muitas idas e vindas, decidem viver juntos, também em Fortaleza. Assim que chegam à cidade nordestina, partem de jangada em viagem de lua de mel. Assim como as filhas, Maria Luiza também termina a história apaixonada, nos braços de Wagner.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)