Débora, Suzy e Maria Luiza
Débora (Natália do Vale), a filha de César (Roberto Maya) e Maria Luiza (Lilian Lemmertz), é uma moça mimada. Apesar de noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Depois de muitos anos sem se verem, Débora reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. De início, eles antipatizam um com o outro, mas logo se apaixonam e começam a namorar. Vivem como cão e gato, devido ao gênio difícil dos dois.A doce Suzy (Lídia Brondi) é a heroína romântica do folhetim. Ela e o veterinário Paulo (Buza Ferraz) se apaixonam à primeira vista, mas o romance é conturbado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Com medo de que Suzy sofra muito, ele faz tudo para se afastar dela.Maria Luiza, por sua vez, recuperando-se da desilusão provocada pela suposta morte do marido, conhece o médico Wagner (Walmor Chagas), um homem honesto e sincero. Ela se apaixona por ele, redescobrindo o prazer em viver novamente.
A volta de César
O inesperado retorno de César movimenta a trama da novela. Mestre Antônio (Stênio Garcia), pescador cearense e muito amigo de Rodrigo, é quem descobre o paradeiro do empresário. Ele estava em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O pescador avisa imediatamente Rodrigo, que vai atrás do tio. Ao rever o sobrinho, César se diz arrependido do que fez. Confessa que planejou dar o golpe no sócio, enganou a família para poder aproveitar melhor a vida e que voltou ao Brasil depois de gastar na Europa todo o dinheiro que roubou.Rodrigo decide comunicar à polícia que César está vivo, contando com o apoio de Maria Luiza e suas filhas. Uma nova reviravolta, no entanto, dá um rumo policial à Final Feliz: César é assassinado a tiros, criando um mistério na história que só é desvendado no penúltimo capítulo da novela. França (José Augusto Branco) é o autor dos disparos que matam César. Ele confessa ter assassinado o amigo por não ter aguentado a decepção de ter sido roubado por ele.
A família de Alaor
O tom cômico da novela está no núcleo familiar de Alaor, um homem submisso à mulher, Jandira (Célia Biar). Ela, por sua vez, é extremamente autoritária e mãe superprotetora de Ivan (Ney Sant’Anna). O núcleo ainda alimenta certo tom de mistério, criado devido às cartas misteriosas que Alaor escreve, e cujo destinatário Jandira não consegue descobrir. Ela também inferniza a vida da nora Lucinha (Cissa Guimarães). Quando Ivan se casa, leva a mulher para morar com seus pais, para desespero de Lucinha, que passa a lidar diariamente com a implicante sogra. Os recém-casados têm ainda de enfrentar suas próprias diferenças: Lucinha não compartilha da vida naturalista do marido, que não aceita o hábito de fumar que a mulher tem.
Outros personagens
As dificuldades enfrentadas pelo personagem Rafael (Irving São Paulo), um rapaz simpático, alegre e deficiente mental, enriqueceram a trama da novela. Rafael tem uma bonita amizade com o pescador Antônio, que sofre com o desaparecimento de sua filha Bartira (Reny de Oliveira). Ele vem para o Rio de Janeiro para tentar encontrá-la e conta com a ajuda do amigo Rodrigo e do detetive Nicolini (Tony Ferreira) na empreitada. A sofrida Marina (Míriam Pires) é mais uma personagem importante em Final Feliz. A mãe de Paulo e Rafael trabalha como telefonista na firma de César e tem ódio do patrão, pois o considera responsável pela morte do marido – que se suicidou após ser demitido. Marina fica enlouquecida quando Paulo lhe conta que está namorando Suzy, filha de César, e deixa claro que é contra o namoro dos dois. Marina trata Suzy com desprezo, chegando a agredi-la algumas vezes. A jovem, por sua vez, sofre por ser rejeitada pela mãe de seu grande amor. Paulo chega a marcar o casamento com Suzy, mas Marina continua irredutível.Outra personagem marcante da novela foi Dona Sinhá (Elza Gomes), a simpática velhinha que fornece coelhos assados para o restaurante Casablanca, de Augusta (Aracy Cardoso), onde o prato é o carro chefe da casa. Em determinado momento da história, Dona Sinhá passa a ser vigiada por Alaor, que descobre que a cozinheira literalmente vende “gato por lebre”: ela cria gatos recolhidos nas ruas e os vende como se fossem coelhos.Depois de ser revelada a identidade do assassino de César Brandão, Paulo descobre que os exames que fizera estavam errados e, feliz, volta a procurar Suzy. Os dois se casam e fazem juras de amor eterno. Marina, por sua vez, depois de finalmente aceitar a relação de seu filho com Suzy, resolve morar em Fortaleza com Rafael. Para sua surpresa, é pedida em casamento por Antônio, e aceita. Débora e Rodrigo, depois de muitas idas e vindas, decidem viver juntos, também em Fortaleza. Assim que chegam à cidade nordestina, partem de jangada em viagem de lua de mel. Assim como as filhas, Maria Luiza também termina a história apaixonada, nos braços de Wagner.