Memoria Globo

PRODUÇÃO

Ambientada em Pernambuco e no Ceará, Final Feliz retratou características do Nordeste, principalmente através da usina de açúcar de Alaor (Milton Moraes) e César (Roberto Maya), em Recife, e da pesca da lagosta praticada por Mestre Antônio (Stênio Garcia), em Fortaleza.

ABERTURA

A abertura de Final Feliz, idealizada pelo designer Hans Donner e sua equipe, teve produção cuidadosa. Imagens de beijos e bofetadas que ficaram famosas na história do cinema – como em …E o Vento Levou (Victor Fleming /1939) e Casablanca (Michael Curtiz/1942) – eram exibidas em sequência rápida, com atores conhecidos, como Rodolfo Valentino, Marilyn Monroe e Clark Gable. Ao final, numa montagem, as mesmas estrelas do cinema apareciam caracterizadas e assistindo às cenas, numa fictícia plateia de cinema. A direção da abertura foi de Roberto Cardim, e a música-tema era Flagra, de Rita Lee.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

Através da personagem Lucinha (Cissa Guimarães), Ivani Ribeiro promoveu uma campanha antitabagismo em Final Feliz, contrariando o merchandising de fabricantes de cigarro, até então habitual nas telenovelas.

CURIOSIDADES

Ivani Ribeiro é o pseudônimo de Cleide Freitas Alves Ferreira, que então estreava na Globo, após uma longa e bem-sucedida carreira em outras emissoras. Começou no rádio, na década de 1950, e, a partir de 1965 passou a escrever telenovelas. Entre alguns de seus sucessos até então estavam A Deusa Vencida (TV Excelsior, 1965), A Muralha (TV Excelsior, 1968) e Mulheres de Areia (TV Tupi, 1973). Final Feliz foi a única novela inédita de Ivani Ribeiro na Globo. Os demais trabalhos foram remakes ou adaptações de outros folhetins de sua autoria.

Por sua interpretação como o pescador Mestre Antônio, Stênio Garcia ganhou os prêmios Destaque do Ano e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A empatia do personagem e a boa repercussão da novela fizeram com que o ator fosse convidado pelo governo do Ceará para promover o turismo no estado durante um ano. O personagem chegou a dar nome a um prato cearense, o “escaldadinho”. O ator se inspirou em um pescador cearense, Mestre Agripino, e no filme japonês, Dersu Uzala (Akira Kurosawa / 1975) para construir seu personagem.

Final Feliz marca a estreia dos atores Cláudia Marzo e Irving São Paulo na Globo. O comportamento de Rafael (Irving São Paulo), marcado por atitudes infantis e por uma linguagem simples, foi construído sob a consultoria do psiquiatra Stanislau Krinsky.

Final Feliz foi o último trabalho da atriz Elza Gomes, que faleceu em 17 de maio 1984.

Final Feliz foi o primeiro trabalho de ator que Wolf Maya fez com Ivani Ribeiro. Também foi a primeira novela em que exerceu duas funções: as de ator e diretor. Ele interpretou um delegado, e ensaiou seus primeiros textos para a novela com José Wilker (Rodrigo) e adicionou os óculos escuros Ray-Ban ao figurino do personagem. A novela foi reapresentada entre 3 de setembro de 1984 e 8 de fevereiro de 1985, em Vale a Pena Ver de Novo.

Final Feliz destacou as belezas naturais do litoral cearense, como as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. A novela foi vendida para diversos países, como Espanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Suíça.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)