A FAMÍLIA DE CUNEGUNDES
Cunegundes (Elizabeth Savala) é opressora e chamada de Boca de Fogo. Por insistência da cunhada Eponina (Rosi Campos), ela aceita acolher Candinho (Sergio Guinzé) na Fazenda Dom Pedro II, interior de São Paulo, mas nunca o considerou como um parente. Mãe de Filomena (Débora Nascimento) e dos gêmeos Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo), a mulher de Quinzinho (Ary Fontoura) deseja casar os filhos com pessoas ricas para salvar a família das dívidas.
Ao flagrar um beijo entre Filó e Candinho, Cunegundes expulsa o caipira da propriedade e contrata Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) para trabalhar em seu lugar. Para desgosto da matriarca, a primogênita é iludida pelas promessas de Ernesto (Eriberto Leão) e foge com ele para São Paulo. Com o passar do tempo, os credores Josias (Flávio Migliaccio), também veterinário da fazenda, e Inácio (Mauro Mendonça), gerente do banco local, pressionam Boca de Fogo a pagar o que deve.
Com a ajuda de Eponina (Rosi Campos) e da empregada Manuela (Dhu Moraes), Cunegundes arruma a fazenda para receber o comprador Romeu (Klebber Toledo). O rapaz se encanta por Mafalda e os dois ficam noivos, mas a família descobre que Romeu é um vigarista. Decepcionada, Mafalda se afasta de Romeu e se apaixona por Zé dos Porcos.
Para desgosto de Boca de Fogo, Quincas engravida Dita (Jennifer Nascimento), sobrinha de Manuela que trabalha na fazenda, e os dois se casam. Cunegundes tenta casar até Eponina, que fica com Pandolfo (Marco Nanini), irmão gêmeo de Pancrácio (Marco Nanini). Por fim, a fazenda é comprada por Candinho, que fica rico e se casa com Filomena.
A trama das 6 alcançou o capítulo 100 e a personagem de Camila Queiroz não para de falar sobre o par da cegonha. Confira quantas vezes o assunto foi mencionado!
CEGONHODurante toda trama, Mafalda (Camila Queiroz) só pensava em conhecer o “cegonho”. A curiosidade da caipira rendeu momentos divertidos e embaraçosos. A jovem, que também sonhava em se casar, viveu um relacionamento conturbado com Romeu (Klebber Toledo), mas havia decidido se casar com ele. No entanto, no dia do casamento, Mafalda, que estava dividida entre o amor de Romeu e de Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi), o “faz-tudo” da fazenda de sua família, confessa seu amor pelo caipira e pede ao padre para casá-la com Zé. Os dois se casam para desespero de Cunegudes (Elizabeth Savala), mãe da noiva, e Mafalda, finalmente, conhece o “cegonho”. Romeu lamenta ter sido abandonado no altar, mas junta-se à ex-dançarina Sarita (Juliane Araújo). Os dois passam a aplicar golpes e vivem como vigaristas.
OS PERSONAGENS DE PANACRÁCIO
João Miguel Júnior/Globo.
Pancrácio (Marco Nanini) é um antigo amigo da família que mora na Fazenda Dom Pedro II. Professor de filosofia, ele chegou a trocar correspondências amorosas com Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho (Ary Fontoura) e cunhada de Cunengundes (Elizabeth Savala). No entanto, o relacionamento dos dois não vingou.
Desempregado, o professor usa disfarces para pedir esmolas nas ruas de São Paulo. Ao reencontrar Candinho na porta de uma igreja, ele se torna seu mentor e amigo. É com a ajuda de Pancrácio que o caipira reencontra sua mãe, Anastácia (Eliane Giardini). A convivência de Pancrácio e Anastácia cresce, mas ela desaprova os personagens do filósofo. Apesar disso, os dois se apaixonam. Para alegria de Candinho, o professor se casa com sua mãe e os dois adotam Pirulito (JP Rufino).
MÃE SOLTEIRA
Filha de Ana (Débora Olivieri) e Severo (Tarcísio Filho), Maria (Bianca Bin) descobre que está grávida de Leandro (Pedro Brandão). O jovem fica feliz e promete se casar com a irmã de Alice (Nathalia Costa) e Braz (Rômulo Neto). No entanto, ele sofre um acidente de carro e morre. Ao saber da gravidez da filha, Severo a expulsa de casa.
Maria é acolhida na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre), para quem já trabalhava como ajudante de costura. Poucos dias depois, Anastácia (Eliane Giardini), freguesa de Camélia, fica sensibilizada com a história e contrata a moça como empregada. Na mansão da dona da fábrica Aroma, Maria sofre com os maus-tratos de Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete), sobrinhos do ex-marido de Anastácia.
Com o passar do tempo, Celso e Maria se apaixonam, e ele, que era interesseiro e tinha uma vida boêmia, se transforma em um homem correto e bom. O rapaz se encanta com a honestidade e a força da moça, e assume a paternidade da filha de Maria. Os dois se casam.
A VINGANÇA DE BRAZ
Após expulsar Maria (Bianca Bin) de casa, Severo (Tarcísio Filho) toma outra atitude extrema. Ele interrompe os estudos do filho Braz (Rômulo Neto) no Rio de Janeiro, que sonha em ser diplomata, para que o herdeiro trabalhe com ele em sua loja de tecidos. Apesar de ser contra o marido, Ana (Débora Olivieri) não consegue impedi-lo. Ao voltar para casa, Braz desaprova a expulsão da irmã e desconfia das saídas noturnas do pai.
O jovem começa a trabalhar no comércio e se apaixona por Diana (Priscila Fantin). Ele não vê problema em namorar uma dançarina do Taxi Dancing. Mas o jovem descobre que Diana é amante de seu pai. Para piorar a situação, Ana fica doente e morre. Braz atribui a morte da mãe à Severo e planeja se vingar.
O estudante termina com Diana, que fica desesperada. Dias depois, ele propõe que ambos tomem todo dinheiro de Severo para ficarem juntos. Ao concluir o plano, Braz revela sua armação para o pai, que sofre um infarto, e rompe, mais uma vez, com Diana. A moça se arrepende e passa a cuidar de Severo. No fim da trama, eles abrem uma loja e recomeçam a vida. Braz aplica o golpe em outra mulher e volta para o Rio de Janeiro.
O DRAMA DE CLAUDIO
Advogado de Anastácia (Eliane Giardini) e administrador da fábrica Aroma, Araújo (Flávio Tolezani) é pai de Claudio (Xande Valois), que contraiu poliomielite e usa cadeira de rodas. O menino é tímido e sofre com a morte da mãe e os maus-tratos da madrasta Ilde (Guilhermina Guinle). Os momentos de solidão do garoto acabam quando ele conhece Alice (Nathalia Costa), irmã mais nova de Maria (Bianca Bin), que vai morar na mansão de Anastácia (Eliane Giardini).
Com o tempo, Araújo trai a chefe ao se envolver com Sandra (Flávia Alessandra), que rouba o dinheiro da tia. O advogado se separa de Ilde, melhor amiga de Sandra, e, com o dinheiro roubado, paga uma cirurgia para Claudio voltar a andar. A operação é um sucesso, mas Araújo se arrepende do golpe ao flagrar Sandra com Ernesto (Eriberto Leão). Ele depõe a favor de Anastácia, mas é preso. Meses depois, o advogado recebe o perdão da patroa.
O menino se levanta da cadeira de rodas e pede que o pai não seja covarde
PENSÃO DE DONA CAMÉLIA
Costureira e viúva, Dona Camélia (Ana Lúcia Torre), é dona de uma pensão em São Paulo. Ela não admite atrasos no pagamento dos hóspedes e toma conta da neta Gerusa (Giovanna Grigio), que tem leucemia. Moram na pensão o vendedor Osório (Arthur Aguiar), apaixonado por Gerusa; Olimpía Castelar (Rosane Gofman), protagonista da radionovela “Herança de Ódio”; Evandro (Cláudio Tovar), diretor de som de radionovelas; e Olga (Maria Carol), que trabalha no Taxi Dancing, mas diz que é professora.
Candinho (Sergio Guizé), Pirulito (JP Rufino), Romeu (Kleber Toledo), Filomena (Débora Nascimento) e Clarice (Mariana Armelinni) também passaram pela pensão de Dona Camélia. Apesar de buscar todos os tratamentos para curar Gerusa, a costureira vê a neta morrer nos braços de seu noivo, Osório. Inconformado com a morte da amada, o jovem “morre de amor” no dia do enterro da moça e os dois se reencontram no céu.
TAXI DANCING
Paulina (Suely Franco) é a dona do Taxi Dancing de São Paulo. A casa noturna é o local de diversão dos homens da capital que pagam para dançar. Paulina não permite nenhuma ousadia com as moças dentro do salão. Entre elas, estão Filomena (Débora Nascimento), Diana (Priscila Fantin), Clarice (Mariana Armelinni), Olga (Maria Carol) e Sarita (Juliane Araújo), que se apaixona por Romeu (Klebber Toledo).
A maioria das dançarinas, e a própria Paulina, deseja mudar de vida. Ao reencontrar o veterinário Josias (Flávio Migliaccio), um grande amor do passado, Paulina se casa com ele e coloca a casa à venda. Com o dinheiro das joias doadas por Filomena, Clarice compra o estabelecimento.
O SEGREDO DE EMA
Amiga de Anastácia (Eliane Giardini), Ema (Maria Zilda Bethlem) é uma mulher moderna e dona de uma boutique prêt-à-porter em São Paulo, uma novidade para época. Ela disputa a clientela com Severo (Tarcísio Filho), proprietário de uma loja de tecidos.
Com o tempo, Ema se envolve com o médico Lauro (Marcelo Argenta), mas precisa enfrentar o ciúme de Narcisa (Marilu Bueno), que não aprova o relacionamento do filho. A empresária tem o apoio de seus funcionários, como o vendedor Osório (Arthur Aguiar) e o alfaiate Tobias (Cleiton Moraes). No entanto, ela quase perde o amor de Lauro ao ter seu segredo revelado por Sandra (Flávia Alessandra).
Ao ser deixada no altar por Candinho (Sergio Guizé), a vilã surta e conta que Ema é desquitada. Apaixonado, o médico supera o preconceito e pede a amada em casamento.