Produção
Pirenópolis, que serviu de locação para a novela, é uma cidade tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Situada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, tem aspecto bucólico, sendo cercada por morros e com dezenas de cachoeiras, onde foram gravadas cenas da novela. Nos anos 1970, foi referência nos quesitos revolução dos comportamentos, movimento hippie e primeiras experiências com ciências alternativas. Anápolis, também em Goiás, serviu de locação para a Fazenda da Rainha, cenário de Alaor (Sérgio Mamberti) e Daphne (Lilia Cabral).
O batizado de Cristal (Sandy) foi gravado em Lençóis, na Bahia, e as cenas do primeiro encontro de Bob (Marcos Winter) e Catherine (Maitê Proença) foram realizadas em São Francisco, nos Estados Unidos.
Situada no interior de Goiás, Pirenópolis serviu de locação para a novela,
O figurino de Estrela-Guia foi inspirado no visual hippie dos anos 1970.
Figurino e Caracterização
O figurino de Estrela-Guia foi inspirado no visual hippie dos anos 1970, e sua confecção seguiu o mesmo conceito artesanal usado pelos habitantes da fictícia Jagatah: todas as roupas foram feitas à mão, tecidas em teares manuais com fios de algodão ou usando retalhos reciclados. Na história, o algodão é cultivado pela própria comunidade. Costureiras e bordadeiras formaram a equipe de figurino, que também se preocupou em tingir as peças para ganharem um aspecto de roupa usada. Joias e bijuterias criadas pela designer Tereza Xavier complementaram o visual dos moradores da comunidade. Os colares usados por Cristal (Sandy) fizeram sucesso.
Maitê Proença em Estrela Guia, 2001. Cristiana Isidoro/Globo.
Nelson Xavier em Estrela-Guia, 2001. Cristiana Isidoro/Globo
Cenografia e Arte
Os hábitos e costumes da comunidade Frater Unidade, em Pirenópolis, serviram de base para a equipe de produção de arte na ambientação dos cenários. Os produtores pesquisaram o artesanato e a culinária da comunidade, assim como seu ritmo de trabalho, a divisão de tarefas e a prática da meditação, para reproduzi-los na trama. O astrólogo e professor de meditação Pedro Tornaghi atuou como consultor da equipe, dando orientações sobre a posição correta de objetos e a disposição de flores, tecidos, cores e símbolos.