Jovenil x Jair
Jovenil (José Rubens Chachá), pai de Gilmar (Alexandre Nero), age como síndico da vila onde mora com a família, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, controlando todos os moradores para evitar desperdício de água e assegurar a separação do lixo para reciclagem. Jovenil vive em pé de guerra com o genro Jair (André Gonçalves), o preguiçoso marido de sua filha Fabiana (Ana Paula Bouzas), que está sempre desempregado e fazendo bicos para sustentar a família, formada ainda pelos filhos Huguinho (Iago Machado), Zezinho (João Vitor Granja) e Luizinho (João Fernandes). Apesar de ser um marido amoroso, Jair é um malandro, que mora com a família na casa dos sogros e inventa que vai procurar trabalho para dar uma escapulida até a praia e paquerar as banhistas. Fabiana é louca pelo marido. No fim da novela, após muitas armações e brigadas, Jair fica rico ao receber uma indenização.
Um Pai Cheio de Preconceitos
A dona de casa Danusa (Cristina Amadeo) e o taxista Calixto (Cláudio Galvan) são os pais dos jovens Mauro (Bruno Pereira) e Mônica (Isabela Meirelles). A menina faz cursinho para passar no vestibular e sonha tornar-se estilista, aprendendo alguns truques com a costureira Mundinha (Rosane Gofman). Mauro, por sua vez, dança balé, para desgosto do pai. Embora não se considere preconceituoso, Calixto não aprova a escolha do filho e o namoro da filha com o negro Alex (Izak Dahora). Durante a trama, Mauro começa a namorar a rebelde Vanessa (Marina Ruy Barbosa), filha da médica Jane (Gisele Fróes).
A Batalhadora Dalva
Após um assalto, Calixto passou a fazer somente corridas programadas e aluga seu táxi para Dalva (Pia Manfroni), mulher batalhadora que cria sozinha a filha Clara (Anna Rita Cerqueira). Dalva é cobiçada por Mateus (Gilberto Torres), dono do armazém local, mas não lhe dá bola. No fim da trama, porém, os dois terminam juntos, com a aprovação da menina Clara, que, a essa altura, já descobriu a identidade de seu pai: o inescrupuloso Jardel (Celso Frateschi). Clara fica muito feliz ao saber que é irmã de Vanessa, e vice-versa. Vanessa, por sua vez, que vivia brigando com a mãe, Jane, para defender o pai, finalmente cai em si quanto ao verdadeiro caráter de Jardel.
Uma Dupla Muito Engraçada
Seu Filhinho (Ary França) e Dona Ethelvina (Thelma Reston), mãe e filho, moram no quarto dos fundos do prédio onde ele trabalha como porteiro. Ele é boa gente e distraído. Ela é surda e passa o tempo espiando a vida alheia.
Profissão de Amor
Chefe do laboratório da clínica de Ricardo (Humberto Martins), Guilherme (Marcelo Faria) também trabalha no posto médico da comunidade e é casado com Judite (Carolina Kasting), com quem tem os filhos Laura (Luisa Gonzalez) e Tadeu (Matheus Costa), de 7 e 11 anos de idade, respectivamente. Guilherme e Judite vivem um casamento desgastado, mas ela se recusa a lhe dar o divórcio, interferindo negativamente na educação dos filhos e no relacionamento do médico com Mariana, estagiária de Psicologia na clínica. Ao longo da trama, Judite faz o que pode para manipular Guilherme, inclusive usando os filhos para isso. Entre as armações de Judite, ela engravida novamente e tem um aborto espontâneo, mas esconde o fato de Guilherme. No final, o médico consegue, finalmente, casar-se com Mariana, que se forma em Psicologia.