Produção
A primeira fase de 'Em Família' se passa em Goiás. A trama teve cenas gravadas em Pirenópolis e na Cidade de Goiás. Para retratar a fictícia cidade de Esperança, onde crescem os primos Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), a produção viajou com cinco caminhões de equipamentos, sendo dois deles carregados com mais de 50 araras de roupas. Ao todo, foram 120 profissionais envolvidos.
Depois de um mês em Goiás, a equipe gravou por dez dias em Viena, Áustria, local que é pano de fundo para o começo da terceira fase da trama. Cerca de 40 pessoas, sob comando do diretor de núcleo Jayme Monjardim e do diretor-geral Leonardo Nogueira, partiram para a capital austríaca.
Além da equipe, os atores Gabriel Braga Nunes, Helena Ranaldi, Bruna Marquezine, Bruno Gissoni, Erika Januza, Sacha Bali e Roberta Almeida também seguiram para lá. Alguns atores austríacos e aproximadamente 200 figurantes participaram das cenas. A figurinista Marília Carneiro preparou quase meia tonelada de roupas divididas em quinze malas.
Entre os cenários escolhidos, estão a Catedral de San Esteban, o Museu de Arte Moderna, o Parlamento, o Palácio de Schonbrunn, o Mercado Municipal, o Hundertwasserhaus, o Jardim de Stadtpark, o Museu do Freud e o Parque Prater, além das ruas da cidade e outros pontos turísticos.
Figurino e caracterização
As cores que a protagonista Helena (Julia Lemmertz) usa na juventude, o corte de cabelo e o tom dos fios foi uma preocupação das equipes da figurinista Marília Carneiro e do supervisor de caracterização Luiz Ferreira. “Procurei levar a Julia Lemmertz e a Bruna Marquezine, que faz a Helena na segunda fase da novela, no mesmo cabeleireiro para dar o mesmo tom do cabelo e até repartirem o cabelo para o mesmo lado. Isso fica no inconsciente”, afirma Luiz Ferreira.
Marília se preocupou em fazer um figurino de época atemporal, pois os anos 1980 e 1990 estão bem frescos na memória dos telespectadores. As épocas são percebidas nos detalhes. Na primeira fase, os homens usam camisa para dentro da calça com cintura mais alta e cinto. Os tons são pasteis. Não há exageros. Os cabelos são básicos e as maquiagens têm tons neutros. Os estilos dos personagens foram mantidos nas outras duas fases da novela.
Na terceira, Helena é o exemplo do casual chique carioca. Elegante, mas simples. Para as mais jovens, é no figurino de Marina (Tainá Müller) e de Luiza (Bruna Marquezine) que Marília apostou. A fotógrafa tem um estilo moderno, de uma jovem que viajou o mundo e trouxe para seu guarda-roupa influências diversas. Já Luiza, representa a menina que mora no Leblon. É urbana, usa sandálias rasteiras, batinhas, vestidos soltos e shorts. Marília Carneiro trouxe o figurino da personagem de Nova Iorque.
Cenografia e Arte
É na cidade fictícia de Esperança, no interior de Goiás, onde acontecem os primeiros momentos marcantes da vida dos primos Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes). Para criar este cenário, assinado por Mário Monteiro, cerca de 100 moradores da cidade de Goiás ajudaram a equipe a ambientar o local mudando a fachada de casas e lojas.
A criação das casas dos personagens Helena e Laerte foi um desafio para a cenografia. Elas são interligadas e compradas pelos irmãos Itamar (Nelson Baskerville) e Ramiro (Oscar Magrini). Há uma diferença: a casa de Ramiro tem dois andares e a de Itamar tem somente um. Isso marca as diferenças sociais entre os irmãos e as famílias.
A novela passa por três fases: anos 1980, 1990 e 2014. E a cenografia também reflete essa passagem de tempo envelhecendo junto com os personagens e objetos que seguem a trama inteira, como, por exemplo, o medalhão da Fênix que Helena ganha no primeiro capítulo da novela.
A parte cultural está representada no Galpão Cultural, um local dedicado à música, especialmente, a clássica. É um espaço com biblioteca, café, sala de concertos, sala de exposições e galeria de artes. Há também uma galeria para as exposições fotográficas de Marina (Tainá Müller).
Curiosidades
Com 33 anos de trajetória, Julia Lemmertz foi a atriz escolhida por Manoel Carlos para dar vida à última Helena do autor. E há um motivo especial para esta escolha: ela é filha de Lilian Lemmertz, a primeira artista a interpretar uma Helena de Maneco. Este ciclo começou na novela 'Baila Comigo', em 1981.
“É lindo pensar que dentro da novela tem essa homenagem à minha mãe, a todas as Helenas, mas especialmente essa conexão que existe com ela, pelo fato dela ter sido a primeira Helena.
É uma personagem mítica, uma heroína, mas também não é”, contou Julia Lemmertz.
Manoel Carlos também quis dar um papel para Bruna Marquezine. A atriz foi a Helena na segunda fase da novela. Na fase seguinte, ela interpretou Luiza, filha de Helena. A estreia de Bruna na TV foi em 'Mulheres Apaixonadas', novela de Maneco. Bruna, além de ganhar esses dois personagens, pôde ver a estreia de sua irmã, Luana Marquezine, na TV. Luana integrou o elenco da primeira fase da trama como Clara, irmã de Helena (Julia Dalavia).
'Em Família' também marcou a estreia de outros artistas na TV. Entre eles, a cantora teen Manu Gavassi, que interpretou Paula, a namorada do flautista Leto (Ronny Kriwat), filho de Laerte (Gabriel Braga Nunes). Vinícius Mazzola também fez sua estreia interpretando Felipe na primeira fase da trama.
Outra marca da novela de Maneco foi o poder de ditar moda. Roupas, acessórios e estilos de cabelo saíram direto das telinhas e fizeram sucesso por todo o país. Entre as peças e apetrechos mais solicitados pelas mulheres, estavam os bodies, esmaltes azuis e brincos da personagem Clara (Giovanna Antonelli), os vestidos e as bolsas de Luiza, os macacões e batons vermelhos de Marina (Tainá Müller), e as roupas com a estampa animal print de Shirley (Viviane Pasmanter).
Ações Socioeducativas
Entre as ações socioeducativas desenvolvidas na novela estava o alcoolismo de Felipe (Thiago Mendonça), um dos irmãos de Helena (Julia Lemmertz). O autor mostrou o jovem bebendo excessivamente desde a juventude, o que depois se refletiu de forma ruim na profissão dele como médico e também o atrapalhou no relacionamento com a médica, Silvia (Bianca Rinaldi).
“O alcoolismo é um tema com o qual sempre me preocupei, pois é um vício de droga lícita. Qualquer pessoa compra, qualquer pessoa bebe. Felipe (Thiago Mendonça) foi um jovem alcoólatra e podemos ver como isso desestrutura uma família”, contou Manoel Carlos.
Outro personagem que despertou interesse social foi Benjamim (Paulo José), o pai de Virgílio (Humberto Martins). Ele sofria de Parkinson. Na vida real, Paulo José luta contra a mesma doença.