A trama central de Duas Caras conta a história da vingança da jovem Maria Paula (Marjorie Estiano) contra Marconi Ferraço/Adalberto Rangel (Dalton Vigh), homem misterioso que, após casar-se com ela por interesse, desaparece levando toda a sua fortuna. A história tem início na infância do menino Juvenaldo (André Luiz Frambach), que mora com a família em uma região pobre de Pernambuco e é vendido pelo pai ao forasteiro Hermógenes (Tarcísio Meira). O menino é rebatizado de Adalberto e aprende toda sorte de trapaças com o inescrupuloso viajante, passando a rodar pelas estradas brasileiras com uma suposta máquina de fazer dinheiro. A vida de Adalberto (Dalton Vigh) começa a mudar a partir do dia em que presencia um terrível acidente na estrada, que resulta na morte de Waldemar (Fulvio Stefanini) e Gabriela (Bia Seidl). Ao vasculhar o carro capotado, ele encontra pacotes de dólares, documentos e uma foto de Maria Paula, a filha única do casal, herdeira de uma grande fortuna. Neste momento, Adalberto percebe que pode dar seu maior golpe.
Autoria: Aguinaldo Silva | Colaboração: Gloria Barreto, Izabel de Oliveira, Maria Elisa Berredo, Filipe Miguez, Nelson Nadotti, Sergio Goldenberg | Direção: Claudio Boeckel, Ary Coslov, Gustavo Fernandez, Miguel Rodrigues e Pedro Carvana | Direção-geral: Wolf Maya | Direção de núcleo: Wolf Maya | Período de exibição: 01/10/2007 – 31/05/2008 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 210
Abertura da novela Duas Caras (2007).
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Em entrevista ao Memória Globo, realizada em 14/07/2008, o autor Aguinaldo Silva fala sobre a trama principal da novela “Duas Caras”.
Em entrevista ao Memória Globo, realizada em 07/02/2012, o ator Antonio Fagundes fala sobre o personagem Juvenal, da novela “Duas Caras”.
Em entrevista ao Memória Globo, realizada em 04/07/2016, a atriz Débora Falabella fala sobre a personagem Júlia, da novela “Duas Caras”.
Em entrevista ao Memória Globo, realizada em 13/03/2012, a atriz Flávia Alessandra fala sobre a personagem Alzira, da novela “Duas Caras”.
PAIXÃO E VINGANÇA
O inescrupuloso Marconi Ferraço/Adalberto Rangel (Dalton Vigh) se casa com Maria Paula (Marjorie Estiano) por interesse e desaparece levando toda a sua fortuna. Mas a jovem nunca perdeu a esperança de reencontrar Adalberto e executar sua vingança.
Saiba mais sobre a trama principal de Duas Caras: clique aqui
VENCENDO PRECONCEITOS
Júlia (Débora Falabella) e Evilásio (Lázaro Ramos) se conhecem durante a gravação de um documentário na favela da Portelinha e se apaixonam. Para ficar juntos, enfrentam o preconceito da família dela.
Veja as tramas paralelas de Duas Caras: clique aqui
PERSONAGENS
Líder e fundador da favela da Portelinha, Juvenal Antena (Antonio Fagundes) toma partido de tudo o que acontece na comunidade. Tem como grande rival Marconi Ferraço (Dalton Vigh), já que não aceita acordo algum para desocupar a área em torno do condomínio de luxo do empresário. Foi casado uma vez sem êxito e, após a morte da ex-mulher, descobre que tem uma filha de 20 anos, Solange (Sheron Menezes), e enfrenta situações difíceis para fazer com que ela aceite morar na favela. Em determinado momento, tem seu poder contestado por Evilásio Caó (Lázaro Ramos), filho do carpinteiro e seu grande amigo Misael (Ivan de Almeida).
Conheça os personagens de Duas Caras: clique aqui
PORTELINHA
A favela plana de Rio das Pedras, localizada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, serviu de inspiração para a cidade cenográfica da Portelinha, o maior cenário da novela. A Portelinha ocupou uma área de 6 mil² no Projac, contando com 120 casas e algumas construções com interiores, entre elas a igreja, a escola de samba e a principal entrada da casa de Juvenal.
Saiba tudos sobre os bastidores de Duas Caras: clique aqui
POLE DANCE
A dança do poste, chamada de pole dance, foi alvo de polêmica. Considerada apelativa, foi uma das responsáveis pela reclassificação indicativa da novela, que passou a ser proibida para menores de 14 anos. Nas cenas, Flávia Alessandra aparecia dançando sensualmente em um cano.
Confira outras curiosidades de Duas Caras: clique aqui
CENAS MARCANTES
Cena em que Juvenal Antena (Antonio Fagundes) comanda, com o apoio de Dona Setembrina (Chica Xavier), do pastor Lisboa (Ricardo Blat) e de Geraldo Peixeiro (Wolf Maya), entre outros, a invasão de um terreno baldio, fundando a favela da Portelinha.
Cena em que Adalberto (Dalton Vigh) vai embora levando todos os bens de Maria Paula (Marjorie Estiano).
Cena em que Geraldo Peixeiro (Wolf Maya) vê Alzira (Flávia Alessandra) dançando e enfarta.
Cena em que Macieira (José Wilker) relembra uma de suas aulas na Universidade Pessoa de Moraes.
Cena com Dália (Leona Cavalli), Heraldo (Alexandre Slaviero) e Bernardinho (Thiago Mendonça).
Cena em que Evilásio (Lazaro Ramos) é eleito vereador.
Cena em que Branca (Susana Vieira) e Célia Mara (Renata Sorrah), depois de se estapearem, terminam amigas.
Cena em que a família Barreto se reúne: Barreto (Stênio Garcia), Gioconda (Marília Pêra), Barretinho (Dudu Azevedo), Sabrina (Cris Vianna), Júlia (Débora Falabella) e Evilásio (Lázaro Ramos).
Cena em que é revelada a identidade do Sufocador: Geraldo Peixeiro (Wolf Maya).
Cena em que Andréia Bijou (Débora Nascimento), predestinada a ser mãe de santo, torce o pé e não consegue desfilar como rainha de bateria, dando lugar à Gislaine (Juliana Alves).
Cena em que a Portelinha desfila.
Cena em que Juvenal Antena (Antonio Fagundes) desfila pela escola de samba Portela.
Cena em que Sílvia (Alinne Moraes), com o apoio de João Batista (Júlio Rocha), faz um sequestro frustrado de Renato (Gabriel Sequeira).
Cena em que Alzira (Flávia Alessandra) ensina pole dance na academia. Com Maria Eva (Letícia Spiller).
Cena do último capítulo, em que são realizados vários casamentos ao mesmo tempo na Portelinha.
FONTES
Boletim de Programação da Rede Globo 18/09/2007 – 31/05/2008; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); “O gato de Célia” In: Extra, 06/11/2007; “Aguinaldo Silva diz que está sendo ameaçado” In: Folha de S. Paulo, 12/11/2007; “Globo barra ‘glitter’ e tapa-sexo em atriz” In: Agora São Paulo, “Blog de Aguinaldo Silva irrita direção da Globo” In: Agência Estado, 30/10/2007; BERGAMO, Mônica. “Meus parabéns” In: Folha de S. Paulo, 27/02/2008; CASTRO, Daniel. “Dança do poste retorna a ‘Duas Caras’ em versão ‘conservadora’” In: Outro Canal,Folha de S. Paulo, 24/02/2008; GOULART, Gustavo. “Justiça liberta 43 PMs acusados de cobrar propina do tráfico em Caxias” In: O Globo, 07/11/2007; MARTHE, Marcelo. “Com lugar cativo” In Veja, 07/11/2007; “Duas Caras na SIC” In: O Estado de S. Paulo, 09/11/2007; “Os ecos de Lázaro Ramos” In: O Estado de S. Paulo, 11/11/2007; DOBBS, Fábio. “Emissora espera pedido de ajuda” In: O Dia, 14/11/2007; LOBATO, Eliane. “O inferno de Aguinaldo Silva” In: Isto É, 21/11/2007; “Entre a ficção e a vida real, uma briga de verdade” In: O Dia, 24/11/2007; CASTRO, Daniel. Ministério abre processo contra dança erótica na Globo” In: Outro canal, Folha de S. Paulo, 25/11/2007; CASTRO, Daniel. “’Duas caras’ tem ibope de novela das sete” In: Outro canal, Folha de S. Paulo, 27/11/2007; “Duas caras da crise” In: O Dia, 28/11/2007; ESQUENAZI, Rose. “Herói ou vilão?” In: Jornal do Brasil, 02/12/2007; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; “Aguinaldo Silva põe um ponto final na polêmica com o Sindicato das Enfermeiras” In: www.ego.globo.com, 04/11/2007; MARTINS, Sérgio. “Uma novela à parte” In: Veja, 05/12/2007; “Aguinaldo Silva diz que ameaças de morte pararam após denúncia em blog” In: www.g1.globo.com, 12/11/2007; “Novela é ficção, chute na santa é vida real, diz executivo da Globo” In: www.folhaonline.com.br, 17/03/2008; acessados em 05/2008. |