Inspirada em peça homônima de Pedro Bloch, a novela narra o cotidiano de Dona Xepa (Yara Cortes), uma feirante que cria sozinha os filhos Edson (Reinaldo Gonzaga) e Rosália (Nívea Maria).
Mulher elegante, de família tradicional, Isabel (Ida Gomes) é casada com Henrique (Ênio Santos) e mãe de Otávio (Cláudio Cavalcanti) e Heloísa (Fátima Freire). Oferece festas de grande prestígio, e seu nome está sempre nas colunas sociais.
As cenas externas de Dona Xepa foram gravadas no antigo Mercado de São Cristóvão, na Estrada Velha da Tijuca e no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Os planos gerais do movimento da feira foram feitos na Praça General Osório, em Ipanema. Para imprimir maior realismo, a Globo fez uma pesquisa minuciosa sobre as tradições que envolvem as feiras livres.
A Xepa, de Ruy Maurity e José Jorge era o tema de abertura da novela. Na trilha sonora, destaque para canções de Antônio Carlos e Jocafi, Caetano Veloso, Vinicius de Moraes, Martinho da Vila, Sá & Guarabira e Elizeth Cardoso.
Autoria: Gilberto Braga | Direção: Herval Rossano | Direção musical: Otávio Augusto | Produção musical: Guto Graça Mello; saiba mais.