Abertura da novela 'Direito de Amar' (1987).
Dois jovens se apaixonam durante um baile de máscaras. Mesmo sem saber quem são, Rosália (Gloria Pires) e Adriano (Lauro Corona) dançam a noite inteira. Ao fim do baile, eles se separam, mas não param de pensar um no outro e fazem tudo para se reencontrarem. Só que nada é tão fácil como imaginavam. Para salvar-se da falência, o pai de Rosália, o industrial Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi), hipotecou a casa e prometeu a filha em casamento para o poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), pai de Adriano. Rosália, então, mesmo apaixonada por Adriano, se vê obrigada a se casar com o banqueiro. Sua dor é dividida com a mãe, Leonor (Esther Góes), que, apesar de sempre ter estado ao lado do marido, não suporta ver o triste destino da filha. Apesar de ser um homem autoritário e cruel, Monserrat é apaixonado por Rosália. Quem sofre é Adriano, obrigado a conviver diariamente com seu grande amor.
Autoria: Walther Negrão | Colaboração: Marilu Saldanha, Ana Maria Moretzsohn e Alcides Nogueira | Direção: Jayme Monjardim e José Carlos Pieri | Direção-geral: Jayme Monjardim | Direção executiva: Nilton Travesso | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 16/02/1987 – 04/09/1987 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 172
TRAMA PRINCIPAL
Rosália (Gloria Pires) e Adriano (Lauro Corona) se apaixonam após dançarem à noite inteira durante um baile na virada para o século XX. O que o casal não imagina é que Augusto (Edney Giovenazzi), pai de Rosália, para salvar a família da falência, prometeu a mão da filha em casamento a Francisco Montserrat (Carlos Vereza), o pai de Adriano.
PERSONAGENS
JOANA (Ítala Nandi) – É conhecida como a “louca do sobrado”. Vive encarcerada na casa de Francisco Monserrat (Carlos Vereza) e tem um comportamento doentio. Seu único contato com o mundo se dá através de Berê (Célia Helena), criada da casa. No final da trama, descobre-se que seu verdadeiro nome é Bárbara.
BASTIDORES
Walther Negrão lembra que a radionovela 'Noiva das Trevas', de Janete Clair, em que se baseou para escrever 'Direito de Amar', passava-se em 1800 e foi inspirada na vida da avó de Dias Gomes. A radionovela contava a história de uma noiva que andava pela ruas à noite, o que não se manteve na novela. O autor sustentou nomes de personagens batizados por Janete, como o de Francisco Monserrat, interpretado na trama televisiva por (Carlos Vereza), mas alterou o século, pois a novela começa na passagem para 1900.
TRILHA SONORA
'Iluminados', na voz de Ivan Lins, foi o tema de abertura de 'Direito de Amar'. A trilha sonora contou com sucessos de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Emílio Santiago, entre outros.
Ítala Nandi em 'Direito de Amar', 1987
GALERIA DE VÍDEOS
'Direito de Amar' (1987): cena em que Monserrat (Carlos Vereza) propõe a Augusto (Edney Giovenazzi) que a quitação da dívida entre os dois seja feita mediante a promessa de que Rosália (Gloria Pires) se case com ele aos 18 anos. Com Leonor (Esther Góes).
'Direito de Amar' (1987): cena em que Mercedes (Suzana Faini) é convidada para ir ao baile de ano novo com Monserrat (Carlos Vereza), enquanto Joana/Bárbara (Ítala Nandi), agoniza ser prisioneira do próprio marido. Com Raimundo (Rogério Márcico) e Berê (Célia Helena).
'Direito de Amar' (1987): cena em que Paula (Cissa Guimarães) finge ser amiga da prima, Rosália (Gloria Pires), mas fala mal dela pelas costas. Com Leonor (Esther Góes), Tunica (Betty Gofman) e Catarina (Yolanda Cardoso).
'Direito de Amar' (1987): cena em que Adriano (Lauro Corona) e Rosália (Gloria Pires) se conhecem.
'Direito de Amar' (1987): cena em que Monserrat (Carlos Vereza) e Ramos (Carlos Zara) se enfrentam em um duelo. Com Rosália (Gloria Pires) e Bárbara (Ítala Nandi).
'Direito de Amar' (1987): cena em que Paula (Cissa Guimarães) tenta dar o golpe da barriga em Adriano (Lauro Corona), mas acaba tendo que se casar com o pai de seu filho, Sirineo (Carlos Gregório). Com Manél (Elias Gleizer) e Catarina (Yolanda Cardoso).
'Direito de Amar' (1987): cena em que Rosália (Gloria Pires) e Adriano (Lauro Corona) se casam. Com padre Inácio (Older Cazarré).