‘Deus Salve o Rei’ foi a primeira novela de Daniel Adjafre como autor titular. Antes disso, ele havia colaborado com Lícia Manzo em duas tramas: ‘A Vida da Gente’ e ‘Sete Vidas’.
Pouco antes da estreia, em novembro de 2017, um incêndio atingiu um dos galpões de ‘Deus Salve o Rei’ nos Estúdios Globo. O fogo atingiu os cenários que ambientavam os castelos. As gravações foram suspensas, mas a data de estreia se manteve. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Como parte da estratégia de lançamento de ‘Deus Salve o Rei’, foi produzido um curta-metragem, exibido no intervalo do ‘Fantástico’ um dia antes da estreia da novela. O filme mostrou a influência das decisões na vida de uma pessoa ao longo da passagem do tempo, mesmo dilema vivenciado pelos personagens da nova trama, como o protagonista Afonso, vivido pelo ator Romulo Estrela. O príncipe abdicou de seu lugar no trono para viver um grande amor.
Uma exposição foi montada no Rio de Janeiro para exibição do processo criativo de ‘Deus Salve o Rei’ no IED (Instituto Europeo di Design), localizado na Urca, Zona Sul da cidade. O material reunia desde os rascunhos de Fábio Mamberti, diretor artístico da trama, até as cenas finalizadas com efeitos visuais. A trilha sonora da novela e óculos especializados foram usados para aumentar a imersão dos visitantes.
Em uma ação inédita de lançamento, o primeiro capítulo da novela foi exibido em sete salas de cinema pelo Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife e Manaus. Os atores principais da novela receberam os convidados para a exibição, que aconteceu ao mesmo tempo em que o capítulo foi ao ar na TV. Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Romulo Estrela e Tatá Werneck estiveram entre os que compareceram à exibição especial.
No dia anterior, foi feita a pré-estreia da novela no Rio de Janeiro também para convidados, em uma sala de cinema na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação contou com a presença do elenco, do autor Daniel Adjafre e do diretor artístico Fabrício Mamberti.
O personagem Olegário (Aramis Trindade) fez parte de uma ação de branded content na novela, envolvendo O Boticário. Ele interpretou um boticário, mestre especializado em criar perfumes e remédios para o Reino de Montemor, um dos principais de ‘Deus Salve o Rei’. O ator chegou a visitar a fábrica do Grupo Boticário em São José dos Pinhais, no Paraná, para entender a ciência por trás da perfumaria da marca. Ao longo da novela, ele revelou segredos de algumas das principais fragrâncias da marca, cujos frascos foram destacados na cenografia da novela. A ação foi uma parceria com as agências AlmapBBDO e W3Haus, com desdobramentos no gshow e em redes sociais.
A preparação de elenco, realizada por Eduardo Niclevicz, Babaya Morais, Cris Moura e Marcelo Boscher, durou quatro semanas. Além de oficinas de “esvaziamento de códigos e posturas”, para tornar mais neutro os trejeitos dos atores em cena, eles passaram por exercícios de fonoaudiologia.
Alguns atores participaram de oficinas específicas, ligadas ao conceito medieval. Danças, arco e flecha, hipismo, lutas corporais e com espada, culinária, escaladas e pinturas foram algumas das atividades que tiveram de ser aprendidas. Marina Ruy Barbosa fez aulas de culinária, arco e flecha e hipismo.
O monarca Afonso foi o primeiro protagonista do ator Romulo Estrela.