Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

‘Deus Salve o Rei’ foi a primeira novela de Daniel Adjafre como autor titular. Antes disso, ele havia colaborado com Lícia Manzo em duas tramas: ‘A Vida da Gente’ e ‘Sete Vidas’.

Pouco antes da estreia, em novembro de 2017, um incêndio atingiu um dos galpões de ‘Deus Salve o Rei’ nos Estúdios Globo. O fogo atingiu os cenários que ambientavam os castelos. As gravações foram suspensas, mas a data de estreia se manteve. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Como parte da estratégia de lançamento de ‘Deus Salve o Rei’, foi produzido um curta-metragem, exibido no intervalo do ‘Fantástico’ um dia antes da estreia da novela. O filme mostrou a influência das decisões na vida de uma pessoa ao longo da passagem do tempo, mesmo dilema vivenciado pelos personagens da nova trama, como o protagonista Afonso, vivido pelo ator Romulo Estrela. O príncipe abdicou de seu lugar no trono para viver um grande amor.

Exposição Deus Salve o Rei, 2018 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Uma exposição foi montada no Rio de Janeiro para exibição do processo criativo de ‘Deus Salve o Rei’ no IED (Instituto Europeo di Design), localizado na Urca, Zona Sul da cidade. O material reunia desde os rascunhos de Fábio Mamberti, diretor artístico da trama, até as cenas finalizadas com efeitos visuais. A trilha sonora da novela e óculos especializados foram usados para aumentar a imersão dos visitantes.

Em uma ação inédita de lançamento, o primeiro capítulo da novela foi exibido em sete salas de cinema pelo Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife e Manaus. Os atores principais da novela receberam os convidados para a exibição, que aconteceu ao mesmo tempo em que o capítulo foi ao ar na TV. Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Romulo Estrela e Tatá Werneck estiveram entre os que compareceram à exibição especial.

No dia anterior, foi feita a pré-estreia da novela no Rio de Janeiro também para convidados, em uma sala de cinema na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação contou com a presença do elenco, do autor Daniel Adjafre e do diretor artístico Fabrício Mamberti.

Aramis Trindade em Deus Salve o Rei, 2018 — Foto: Marília Cabral/Globo

O personagem Olegário (Aramis Trindade) fez parte de uma ação de branded content na novela, envolvendo O Boticário. Ele interpretou um boticário, mestre especializado em criar perfumes e remédios para o Reino de Montemor, um dos principais de ‘Deus Salve o Rei’. O ator chegou a visitar a fábrica do Grupo Boticário em São José dos Pinhais, no Paraná, para entender a ciência por trás da perfumaria da marca. Ao longo da novela, ele revelou segredos de algumas das principais fragrâncias da marca, cujos frascos foram destacados na cenografia da novela. A ação foi uma parceria com as agências AlmapBBDO e W3Haus, com desdobramentos no gshow e em redes sociais.

A preparação de elenco, realizada por Eduardo Niclevicz, Babaya Morais, Cris Moura e Marcelo Boscher, durou quatro semanas. Além de oficinas de “esvaziamento de códigos e posturas”, para tornar mais neutro os trejeitos dos atores em cena, eles passaram por exercícios de fonoaudiologia.

Marina Ruy Barbosa em Deus Salve o Rei, 2018 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Alguns atores participaram de oficinas específicas, ligadas ao conceito medieval. Danças, arco e flecha, hipismo, lutas corporais e com espada, culinária, escaladas e pinturas foram algumas das atividades que tiveram de ser aprendidas. Marina Ruy Barbosa fez aulas de culinária, arco e flecha e hipismo.

Romulo Estrela em Deus Salve o Rei — Foto: Cesar Alves/Globo

O monarca Afonso foi o primeiro protagonista do ator Romulo Estrela.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)