Abertura da novela Deus nos Acuda (1992).
A trama conta a história de Celestina (Dercy Gonçalves), um anjo responsável pelo Brasil. Ao ser ameaçada por Deus de ser enviada para o país que deveria ajudar a crescer, ela entra em desespero e procura o anjo Gabriel, seu amigo (Cláudio Corrêa e Castro). Para ajudar Celestina, Gabriel pede ao Todo-Poderoso que a deixe ficar no céu por mais seis meses. Deus, no entanto, impõe uma condição: Celestina terá que tornar um cidadão brasileiro mais honesto, digno e solidário, sem desrespeitar o livre-arbítrio que todo ser humano deve ter. Para cumprir sua missão, Celestina escolhe a trambiqueira Maria Escandalosa (Claudia Raia), uma jovem carismática, bonita e com bom coração, filha do também trapaceiro Tomás Euclides (Jorge Dória). Convencida de que transformará o caráter da moça, Celestina desobedece às leis divinas e a salva de uma explosão, passando a zelar pela vida da jovem na Terra.
Autor: Silvio de Abreu | Colaboração: Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral | Direção: Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Rogério Gomes | Direção-geral: Jorge Fernando | Período de exibição: 31/08/1992 – 27/03/1993 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 178
TRAMA PRINCIPAL
Além de Celestina, outro personagem invade a vida de Maria Escandalosa. Trata-se do milionário Ricardo (Edson Celulari), o filho mais velho de Otto Bismark (Francisco Cuoco). Maria conhece o rapaz e se apaixona perdidamente por ele. Seu sentimento é correspondido, mas ela não consegue revelar para Ricardo que ganha a vida aplicando golpes e, por conta disso, vive um romance conturbado, cheio de segredos. A empatia do casal foi enorme e fez sucesso com o público.
DONA ARMÊNIA E SEUS 'FILHINHAS'
O autor Silvio de Abreu recriou na trama a personagem dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian na novela Rainha da Sucata (1990), e seus filhos Gérson (Gerson Brenner), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari). Abandonada pelos três rapazes, ela volta em Deus Nos Acuda como dona da pensão onde moram Maria Escandalosa (Claudia Raia) e seu pai, Tomás Euclides (Jorge Dória). Em determinado momento da história, Gino faz uma viagem para a Europa e volta travestido de “Gina”. Gina desperta a paixão do malandro Wagner (Paulo César Grande), que fica encantado com a moça – sem saber que, na realidade, trata-se de um homem. No último capítulo, Gina revela para Wagner que é homem, e os dois caem na briga.
PERSONAGENS
Celestina (Dercy Gonçalves) é funcionária de Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro) no plano celeste, da mesma idade que ele, encarregada do Brasil. É o oposto do amigo. Bastante espontânea, tem um jeito popularesco e escrachado. Fala alto, não tem modos, e vira a responsável pela maioria das confusões que acontecem na Terra, mas nunca as assume. Sempre tem uma desculpa, dando um jeitinho na situação. Personagem com momentos de ternura e sinceridade, e que tem a comédia como tônica.
BASTIDORES
A abertura de 'Deus nos Acuda' satiriza a corrupção no Brasil mostrando um mar de lama invadindo o salão em que se realiza uma festa da alta sociedade. O set de gravação foi construído como uma gaiola suspensa sobre uma piscina, com o chão feito de arame vazado para permitir que a lama – isopor ralado, anilina e álcool – cobrisse os convidados à medida que o cenário era mergulhado na piscina. Em seguida, por computação gráfica, um rodamoinho misturava o salão a outros elementos, como aviões, iates e lanchas, e tudo ia sendo escoado por um ralo, que, ao final, transformava-se no contorno do mapa do Brasil. O país que desce pelo ralo, na realidade, é um tanque em forma de Brasil, com água marrom descendo até o fundo.
CURIOSIDADES
'Deus nos Acuda' estreou com grande repercussão por ser vista como uma crítica aos escândalos de corrupção que pipocavam no momento. O diretor Jorge Fernando ressalta a abertura da novela, que mostrava o Brasil mergulhado em um mar de lama.
CENAS MARCANTES
“Quando eu me espalho, ninguém me junta”, Maria Escandalosa (Claudia Raia) na novela “Deus nos Acuda” (1992).
Cena com dona Armênia (Aracy Balabanian) e seus filhos Gérson (Gerson Brenner), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari). Os personagens foram originalmente criados pelo autor Silvio de Abreu na novela “Rainha da Sucata”(1990).
Cena em que Celestina (Dercy Gonçalves) é perdoada por Deus. Com anjo Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro) e Eduardo Martini (Querubim).
Clipe de beijos entre Ricardo (Edson Celulari) e Maria (Claudia Raia).
Cena final da novela, em que Celestina (Dercy Gonçalves) recebe de Deus o direito de ter um pedido atendido, e ela escolhe consertar o Brasil (personificado pelo diretor Jorge Fernando). Com anjo Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro) e Eduardo Martini (Querubim).