'Deus nos Acuda' estreou com grande repercussão por ser vista como uma crítica aos escândalos de corrupção que pipocavam no momento. Um mês após sua estreia houve o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, que, segundo Silvio de Abreu, esvaziou um pouco a discussão da trama. Para o diretor Jorge Fernando, porém, a abertura da novela, que mostrava o Brasil mergulhado em um mar de lama, era muito mais crítica que a novela em si, que não abordava o tema em profundidade. Segundo ele, passou a existir uma cobrança de que a novela fosse mais incisiva nas críticas.
A comediante Dercy Gonçalves, com 86 anos na época, contou com a ajuda dos atores Luís Carlos e Luci Fontes nas gravações. Eles liam as falas para ela num ponto eletrônico. Silvio de Abreu afirma que, como já havia assistido a muitas peças estreladas por Dercy, conseguia escrever exatamente como ela falava, isto é, intercalando assuntos e fazendo piadas.
Alcides Nogueira afirma que 'Deus nos Acuda' reuniu, pela primeira vez, o trio de autores formado por ele, Silvio de Abreu e Maria Adelaide Amaral. Os três voltariam a trabalhar juntos em outras novelas.
Aracy Balabanian conta que, antes de começar a gravar a novela, Dercy Gonçalves foi taxativa ao dizer-lhe que era um absurdo ela voltar a fazer Dona Armênia porque “não se repete sucesso”, e profetizando que não daria certo. Depois que a personagem foi para o ar e voltou a ter uma ótima repercussão, a comediante fez questão de enviar um buquê de flores para a atriz, acompanhado de um bilhete carinhoso parabenizando pelo trabalho e onde também se lia: “Que bom que eu me enganei”.
Claudia Raia aprendeu a andar de bicicleta por conta da trambiqueira Maria Escandalosa. Tudo porque Silvio de Abreu idealizou a personagem em cenas que lembrassem a atriz italiana Sophia Loren em alguns de seus filmes.
Depois de protagonizarem o romance de Maria Escandalosa e Ricardo Bismark na novela, Claudia Raia e Edson Celulari se casaram na vida real.
'Deus nos Acuda' marcou a estreia dos atores Luigi Baricelli, Oscar Magrini e Cláudio Fontana na TV Globo.
A novela foi exibida na Inglaterra e em Portugal, entre outros países.