Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

ABERTURA

A abertura de 'Deus nos Acuda' satiriza a corrupção no Brasil mostrando um mar de lama invadindo o salão em que se realiza uma festa da alta sociedade. O set de gravação foi construído como uma gaiola suspensa sobre uma piscina, com o chão feito de arame vazado para permitir que a lama – isopor ralado, anilina e álcool – cobrisse os convidados à medida que o cenário era mergulhado na piscina. Em seguida, por computação gráfica, um rodamoinho misturava o salão a outros elementos, como aviões, iates e lanchas, e tudo ia sendo escoado por um ralo, que, ao final, transformava-se no contorno do mapa do Brasil. O país que desce pelo ralo, na realidade, é um tanque em forma de Brasil, com água marrom descendo até o fundo.

Deus nos Acuda (1992): Abertura

Deus nos Acuda (1992): Abertura

Com duração de 75 segundos, a abertura exigiu um trabalho minucioso de Hans Donner e sua equipe. Foram utilizadas cinco câmeras na gravação: três presas nas paredes do cenário, para descerem junto com ele; uma no teto, registrando a cena de cima para baixo; e outra sobre uma plataforma de isopor, que passeava entre os convidados da festa. Cada descida da gaiola na piscina durava 17 segundos, e a cena só podia ser rodada uma vez ao dia, já que as roupas dos modelos tinham que ser lavadas a cada gravação.

Deus nos Acuda: bastidores

4 fotos
Bastidores da gravação da abertura de 'Deus nos Acuda'

PRODUÇÃO

A novela teve cenas gravadas no exterior. As externas do cruzeiro em que Maria (Claudia Raia) e Ricardo (Edson Celulari) se apaixonam foram gravadas no navio Norway, no Caribe. As sequências de interior foram todas feitas em estúdio. Os cenários reproduziram fielmente os corredores e quartos do navio.

Claudia Raia em Deus nos Acuda, 1992 — Foto: Acervo/Globo

CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE

O cenário do céu era branco, cercado de luzes, transparências e objetos brilhantes e metálicos. A sala de trabalho de Celestina (Dercy Gonçalves) e Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro) eram bem diferentes. Celestina ficava instalada no corredor do Terceiro Mundo e tinha uma sala bagunçada, repleta de aparelhos de televisão velhos e danificados. O visual lembrava uma repartição pública, um deboche com o atraso tecnológico dos países mais pobres. Gabriel, por sua vez, ficava no corredor do Primeiro Mundo, e assistia a tudo o que acontecia na Terra através de sofisticados equipamentos, repletos de comandos e controles de última geração.

Dercy Gonçalves e Cláudio Corrêa e Castro em Deus nos Acuda, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Para dar a impressão de que o cenário estava sobre nuvens, a produção usou gelo seco. Foram necessários mais de 600 kg nos primeiros dias de gravação.

A cidade cenográfica reproduzia os arredores do porto de Santos, em São Paulo. Construída em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, ocupava uma área de aproximadamente 18.000m2.

Jorge Fernando e equipe técnica durante gravação de Deus nos Acuda, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

O personagem Nicolau (João Rebello), um trombadinha adotado por Baby (Glória Menezes), foi criado para se falar do problema do menor abandonado e do preconceito social que o cerca mesmo depois da adoção.

João Rebello em Deus nos Acuda, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

'Deus nos Acuda' teve consultoria de estilo de Danuza Leão.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)