Por Memoria Globo

Gianne Carvalho/Globo

TRAMA PRINCIPAL

A trama de 'Desejos de Mulher' é centrada na vida de duas irmãs, a famosa estilista Andréa Vargas (Regina Duarte), que tem uma grife com seu nome, e a dona de casa Júlia Moreno (Gloria Pires), que abdicou do jornalismo para assumir o papel de mãe e esposa. As duas não têm uma relação amigável e são muito diferentes, não só no temperamento como no estilo de se vestir. Andréa é elegante e minimalista, Júlia é quase brega, extravagante. A novela, contemporânea, é ambientada no Rio de Janeiro.

'Desejos de Mulher' (2002): Andréa (Regina Duarte) descobre que é adotada

'Desejos de Mulher' (2002): Andréa (Regina Duarte) descobre que é adotada

Andréa Vargas é a mulher bem-sucedida profissionalmente que investiu a vida na carreira. É casada há mais de 20 anos com Bruno Vargas (José de Abreu), seu sócio na empresa, e não imagina que ele é amante da carreirista Selma (Alessandra Negrini), executiva responsável pelo marketing de sua marca. A estilista vê sua vida desmoronar quando perde a fortuna e o prestígio depois que o marido rouba sua empresa e Selma assume a autoria de suas criações. Para complicar, descobre que é filha adotiva. Andréa também passa a enfrentar outros conflitos, como o fato de não ter tido filhos e o reencontro com um grande amor do passado, o rico e excêntrico Diogo Valente (Herson Capri), seu primeiro noivo. Diogo mora em um veleiro e, apesar de ter várias namoradas espalhadas pelas praias brasileiras, sonha reconquistar Andréa.

Herson Capri, Cassiano Carneiro e Daniel Del Sarto em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

Júlia Moreno tem orgulho de sua vida conjugal estável. É casada com Renato (Cássio Gabus Mendes) – exemplo de bom marido, bom pai e homem honesto –, com quem teve dois filhos, Letícia (Regiane Alves) e Bernardo (Bernardo Marinho). Sua vida também se transforma quando Renato é preso com dólares falsos.

Gloria Pires e Eduardo Moscóvis em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

O escândalo coloca em dúvida a honestidade de Renato, mas Júlia acredita na idoneidade do marido e contrata a advogada Fernanda (Deborah Evelyn) para defendê-lo. Fernanda é casada com o jornalista Chico Maia (Eduardo Moscovis), com quem tem um filho, Mateus (Bruno Cariati), mas a relação dos dois está em crise, e eles se separam. Chico acompanha de perto o caso de Renato e, após separar-se de Fernanda, começa a interessar-se por Júlia, que volta ao jornalismo para manter o padrão econômico da família. Júlia vira jornalista da revista de moda Estilo Mulher.

Ao longo da trama, Renato leva um tiro e fica paralítico, e Júlia sente-se na obrigação de ficar ao lado do marido. Seu romance com Chico ainda é abalado pela psicóloga Gilda (Drica Moraes), uma nova vizinha do jornalista, que se aproxima de Mateus e com quem Chico quase se casa. E também pela entrada em cena do escritor Alex Miller (Paulo Betti), autor de best-sellers sobre a alma feminina, que se encanta com a personalidade forte de Júlia, a quem convida para ser objeto de sua nova pesquisa sobre a mulher contemporânea.

Alessandra Negrini e Miriam Pires em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

No decorrer da história, descobre-se que Selma é a irmã verdadeira de Andréa, que foi entregue em adoção pela mãe, Isaura (Mirian Pires). Selma sempre se sentiu rejeitada por Isaura, que tem orgulho do sucesso e da honestidade de Andréa – cuja vida acompanhou pelos jornais – e vergonha da filha caçula, a quem considera má, falsa e invejosa.

O ódio que Selma tem de Andréa a leva a querer destruir de vez a irmã. Em uma de suas armações, ela põe sonífero na bebida de Diogo e faz com que Andréa flagre os dois na cama, repetindo o choque causado pela descoberta da traição de Bruno. Não é o bastante: no dia do casamento de Diogo e Andréa, Selma fica fora de si e invade a cerimônia, revelando a verdade sobre o parentesco das duas. Andréa fica tão desnorteada que deixa o noivo no altar para ir atrás da irmã. A estilista ainda é vítima das vilanias de Bruno.

Regina Duarte e Herson Capri em 'Desejos de Mulher', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

No fim da novela, Selma salva a vida de Andréa, atirando em Bruno, que pretendia matar a ex-mulher após fazê-la refém. Bruno também atira em Selma, que pede perdão antes de morrer nos braços da irmã. Andréa termina com Diogo, e Júlia, com Chico.

TRAMA PARALELA

A indústria e o mercado de moda no Brasil atuam como pano de fundo da narrativa. É nesse universo que se desenrolam os desejos de várias personagens da trama. Além do ateliê de Andréa (Regina Duarte) e da revista Estilo Mulher, a história conta com a agência de modelos Classy, comandada por Virgínia (Silvia Pfeifer) e frequentada por tipos variados, como seu assistente, o booker Bill (Evandro Mesquita), que finge ser homossexual para conquistar as modelos, mas é apaixonado pela chefe.

'Desejos de Mulher' (2002): Bill (Evandro Mesquita) fingindo ser homossexual

'Desejos de Mulher' (2002): Bill (Evandro Mesquita) fingindo ser homossexual

Entre as meninas que sonham com o sucesso no mundo da moda está Gabriela (Mel Lisboa), que sai do interior para realizar seu sonho. Ela arruma uma vaga em um apartamento ocupado por modelos e consegue emprego na Classy. Gabriela esconde que tem um filho e sua vida se complica quando o ex-namorado Beto (Márcio Kieling) sai da prisão e vai atrás dela e do menino. Gabriela ainda conhece o DJ Nicolau (Daniel Del Sarto), filho de Bárbara (Vera Holtz), editora da Estilo Mulher, e passa a disputá-lo com Letícia (Regiane Alves), filha de Júlia (Gloria Pires). Letícia se aproxima da elegante tia Andréa após brigar com a mãe, sofrendo uma transformação em seu visual.

'Desejos de Mulher' (2002): Tadeu (Otávio Müller) e Ariel (José Wilker)

'Desejos de Mulher' (2002): Tadeu (Otávio Müller) e Ariel (José Wilker)

Um dos núcleos de humor da novela é o do casal homossexual Tadeu (Otávio Müller) e Ariel (José Wilker), este último, diretor artístico da revista Estilo Mulher. Os dois moram com Bárbara (Vera Holtz) e Patty (Nathália Rodrigues), filha de Ariel, e ganham ainda a companhia de Virgínia (Silvia Pfeifer) e Bill (Evandro Mesquita). Em certo momento da trama, o grupo recebe uma nova integrante, Rachel (Renata Sorrah), a mãe de Patty, que volta ao Rio disposta a conquistar a filha após 20 anos viajando pelo mundo em cima de uma motocicleta. No passado, ela deixou Ariel para viver um romance com outro homem e foi proibida de levar a filha. Rachel desperta ciúmes em Bárbara e Tadeu, e também em Virgínia, com quem passa a disputar a atenção e os carinhos do ex-marido.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)