PRODUÇÃO
Mais de 200 figurantes atuaram na gravação da entrega do Prêmio Moda Brasil a Andréa Vargas (Regina Duarte), o grande evento mostrado no primeiro capítulo da novela. O fictício desfile, gravado no estúdio da Central Globo de Produção (Projac), atuais Estúdios Globo, e coordenado pela diretora de teatro Bia Lessa, contou com a participação especial de nomes famosos da moda brasileira, como Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues, Fause Haten, Antonio Bernardo, Gloria Khalil, Regina Martelli, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Tufi Duek, Cristina Franco e Lenny Niemeyer. O cenário ocupou 1000 metros quadrados do estúdio e abrigou dois desfiles, com direito a modelos profissionais e efeitos especiais, como neve caindo. As cenas externas do evento foram gravadas no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo. 'Desejos de Mulher' teve cenas gravadas em Fernando de Noronha, onde Diogo (Herson Capri) vive a bordo de um veleiro. Já as cenas da lua de mel de Andréa e Diogo foram feitas em pontos turísticos de Pernambuco, como a praia de Porto de Galinhas.
'Desejos de Mulher': Desfile de Andréa Vargas (Regina Duarte)
CENOGRAFIA E ARTE
Para as gravações externas da novela, foram construídas uma cidade cenográfica que representava parte do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e as fachadas do ateliê de Andréa (Regina Duarte) e da agência Classy.
'Desejos de Mulher' (2002): Bill (Evandro Mesquita) fingindo ser homossexual
PRÊMIOS
Alessandra Negrini ganhou o prêmio Contigo de 2003 por sua atuação como Selma, considerada a melhor vilã do ano.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
No primeiro capítulo de 'Desejos de Mulher' (2002), a estilista Andréa Vargas (Regina Duarte) recebe o fictício Prêmio Moda Brasil. Para intensificar o glamour necessário à cena e estabelecer uma conexão com o universo da moda, a figurinista Emilia Duncan convidou um estilista para criar a roupa usada pela personagem na premiação.
Os dois combinaram que Andréa deveria ter um visual minimalista inspirado na moda japonesa e decidiram fazer um corpete risca de giz com um grande laço baseado em um obi (faixa larga usada para prender o quimono) e uma saia preta de gazar.
CURIOSIDADES
Para escrever 'Desejos de Mulher', Euclydes Marinho e sua equipe saíram às ruas e fizeram uma enquete com mais de mil mulheres, de diferentes classes sociais, sobre seus sonhos e desejos. Segundo o autor, 90% delas ainda sonhavam com casamento e um marido fiel.
'Desejos de Mulher' não alcançou os índices de audiência esperados em sua primeira semana de exibição, levando o autor a enfatizar o humor e as cenas policiais. A novela ganhou novos personagens e contou com participações especiais ao longo de sua exibição. Vanessa Gerbelli entrou na trama para fazer a personagem Gongon, que vai trabalhar na casa de Júlia (Gloria Pires) e deixa eufóricos os adolescentes Bernardo (Bernardo Marinho) e Pirulito (Bruno Bezerra) por causa de seu figurino sexy. Paulo César Grande e Rita Guedes gravaram como o milionário Bob e a stripper Kênia.
Júlia e Chico também foram os nomes do casal de jornalistas de 'Andando nas Nuvens' (1999), escrita pelo mesmo Euclydes Marinho – interpretados por Débora Bloch e Marcos Palmeira. Na minissérie 'Quem Ama não Mata' (1982), o autor batizou os personagens de Denise Dumont e Daniel Dantas com os mesmos nomes.
'Desejos de Mulher' (2002): Casamento a quatro
A relação homossexual dos personagens de José Wilker e Otávio Müller não chegou a ser explorada. O núcleo dos dois acabou ganhando contornos cômicos, e eles passaram a interagir com outros personagens, formando um grupo. Foi o primeiro homossexual interpretado por Wilker na TV.
José Wilker, Otávio Müller, Vera Holtz e Chris Couto desfilaram em um trio elétrico na sexta edição da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em cenas finais da novela.
'Desejos de Mulher' (2002): Andréa (Regina Duarte) descobre que é adotada
Regina Duarte e Gloria Pires voltaram a contracenar após o grande sucesso da novela 'Vale Tudo' (1988), quando interpretaram mãe e filha. Na época, ambas também eram dirigidas por Dennis Carvalho.
O estilista Alexandre Herchcovitch gravou uma participação especial no papel do estilista Okky, amigo de Tadeu (Otávio Müller) que reside em Londres e vem ao Brasil em busca de inspiração para sua nova coleção. O autor decidiu convidá-lo após assistir a um documentário feito por Graça Motta, uma de suas colaboradoras, em que ele dizia ter o desejo de ser ator.
A novela também contou com a participação da banda Titãs, que tocou em um show onde estava o núcleo jovem da trama.
O conteúdo editorial da fictícia revista Estilo Mulher foi disponibilizado ao público em junho de 2002, com o lançamento real do site da revista, que apresentava matérias de comportamento, entrevistas, moda e variedades. A primeira edição do site trouxe uma entrevista exclusiva com o estilista Ocimar Versolato.