Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Alberico Santos

Alberico Santos (Mário Lago) é um homem sofisticado, típico morador do bairro de Copacabana, que sobrevive das lembranças do passado. Apesar de seus problemas financeiros, gosta de viver com todo o requinte. Carminha (Pepita Rodrigues), sua filha caçula, é quem sustenta a casa. Extremamente responsável, ela não se conforma com os desvarios de seu pai.

Ao longo da trama, Alberico envolve-se em diferentes negócios, como uma escola de copeiragem que, por conta das dívidas, acaba fechando as portas. Arruinado, e sem que ninguém saiba, ele chega a trabalhar como garçom para contribuir com as despesas da família. No final, Alberico inaugura uma boate com o nome Copacabana.

Mário Lago e Sonia Braga em Dancin' Days, 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Frenetic Dancin Days

Um dos principais cenários da trama é uma discoteca, grande febre na época. Quando começa a história, Horácio (José Lewgoy) e Yolanda estão às voltas com os preparativos para a inauguração do Club 17. Após ser deixado pela mulher, no entanto, Horácio, desgostoso com a vida, vende sua discoteca a Hélio (Reginaldo Faria), que a transforma no grande point da vida noturna carioca: a Frenetic Dancin Days. A reinauguração da casa coincide com o retorno de Júlia ao Brasil após uma longa temporada na Europa, marcando uma nova fase da trama. É na pista de dança que a ex-presidiária, agora uma mulher elegante e moderna, se torna o centro das atenções, despertando a inveja de Yolanda.

Joana Fomm e Reginaldo Faria em Dancin' Days, 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Áurea

Também merece destaque a trama da personagem Áurea (Yara Amaral), uma dona de casa que não consegue enfrentar a vida após a morte do marido, Aníbal (Ivan Cândido), e enlouquece. Internada em uma clínica psiquiátrica, é tratada com choques elétricos. A personagem é salva no final da novela graças ao jovem médico Raul (Eduardo Tornaghi), cujas teses faziam a defesa da chamada antipsiquiatria.

Yara Amaral em Dancin' Days, 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)