A novela tem como eixo central o romance inter-racial vivido pela pobre feirante Preta (Taís Araújo) e o rico Paco (Reynaldo Gianecchini).

Da Cor do Pecado - Foto: (Acervo/Globo)

Paco e Preta se conhecem quando o botânico viaja a São Luís para realizar uma pesquisa sobre ervas medicinais. Os dois se apaixonam, e ele volta ao Rio de Janeiro decidido a terminar seu relacionamento com a noiva, a ambiciosa Bárbara, mas é surpreendido pela notícia de que ela está grávida. Confuso, ele foge para o Maranhão disposto a se casar com Preta.

Trama Principal - Foto: (Memoria Globo)

O humor é garantido pela família Sardinha, formada por Edilásia, a Mamuska (Rosi Campos), e seus filhos – Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat). A família é reconhecida e respeitada por seu estilo peculiar de lutar.

Tramas Paralelas - Foto: (Memoria Globo)

Vilã linda, sexy, inteligente e dissimulada, Bárbara (Giovanna Antonelli) é capaz de realizar qualquer plano para atingir seus objetivos. Namora Paco (Reynaldo Gianecchini) há anos, sem nunca ter gostado dele. Bárbara tem em seu amante, Kaíke (Tuca Andrada), um cúmplice em seus planos.

Personagens - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)

No centro histórico da capital maranhense, os cenógrafos e a equipe de produção de arte recriaram uma feira livre com dez ambulantes e 22 barraquinhas. A arquitetura do Maranhão serviu como referência para a construção dos cenários na Central Globo de Produção.

Bastidores - Foto: (Memoria Globo)

'Da Cor do Pecado' marcou a estreia de João Emanuel Carneiro como autor de telenovelas. A trama se destacou por apresentar a primeira protagonista negra de uma novela contemporânea e urbana, interpretada pela carioca Taís Araújo, que teve aulas de tambor de crioula, dança popular maranhense.

Curiosidades - Foto: (Memoria Globo)

A trilha sonora nacional da novela era eclética, para abranger os diferentes núcleos existentes na trama. Destacavam-se alguns lançamentos, como o grupo de reggae maranhense Mystical Roots e o compositor maranhense Antonio Vieira, que lançou seu primeiro CD aos 82 anos.

Trilha Sonora - Foto: (Memoria Globo)

Autoria: João Emanuel Carneiro | Colaboração: Ângela Carneiro, Vincent Villari e Vinícius Vianna | Supervisão de texto: Silvio de Abreu | Direção: Paulo Silvestrini e Maria de Médicis | Direção-geral: Denise Saraceni e Luís Henrique Rios | Conheça o elenco e a equipe de 'Da Cor do Pecado'.

Ficha Técnica - Foto: (Memoria Globo)