Acervo/Globo

Cuca Legal conta as aventuras de Mário Barroso (Francisco Cuoco), um aviador solteirão envolvido com três mulheres ao mesmo tempo: Virgínia (Françoise Fourton), Irene (Suely Franco) e Fátima (Yoná Magalhães). Virgínia é uma rica empresária obcecada com os rumos dos negócios do falecido pai; Irene é uma jovem de classe média que dá aulas particulares de piano; e Fátima é uma pobre viúva. Mário não consegue decidir qual delas é a mulher ideal para lhe dar um filho com uma “cuca legal”. As coisas começam a ficar ainda mais complicadas quando Maria Joaquina, a Kinu (Rosamaria Murtinho), mãe de Virgínia, também desperta a atenção do aviador. Para escapar dos apuros em que vive se metendo, Mário conta com a ajuda da mãe, Dalva (Elza Gomes), e de Jacaré (Hugo Carvana), seu grande amigo.

Autoria: Marcos Rey | Direção: Oswaldo Loureiro | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 27/01/1975 – 13/06/1975 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 118

Francisco Cuoco e Hugo Carvana em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

ESTREIA

O primeiro capítulo de Cuca Legal foi ao ar em Brasília e Belo Horizonte uma semana após a estreia no Rio e em São Paulo. E, em Recife, a novela estreou em 17 de fevereiro.

Francisco Cuoco e Mário Lago em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

TRAMA PRINCIPAL

Baseada na peça Boeing-Boeing, do autor francês Marc Camoletti, Cuca Legal conta as aventuras de Mário Barroso (Francisco Cuoco), um aviador solteirão envolvido com três mulheres ao mesmo tempo: Virgínia (Françoise Fourton), Irene (Suely Franco) e Fátima (Yoná Magalhães).

Virgínia é uma rica empresária obcecada com os rumos dos negócios do falecido pai; Irene é uma jovem de classe média, carinhosa e ingênua, que dá aulas particulares de piano para compensar a grande frustração de não ter se tornado pianista profissional; e Fátima é a pobre viúva do empregado da manutenção da empresa de aviação na qual Mário trabalha. Desde a morte do marido, ela recebe a ajuda de Mário.

Mário não consegue decidir qual delas seria a mulher ideal para lhe dar um filho com uma “cuca legal”. As coisas começam a ficar ainda mais complicadas quando Maria Joaquina, a Kinu (Rosamaria Murtinho), mãe de Virgínia, também desperta a atenção do aviador.

Para escapar dos apuros em que vive se metendo, Mário conta com a ajuda da mãe, Dalva (Elza Gomes), sua melhor conselheira, e Jacaré (Hugo Carvana), seu grande amigo.

Dalva & Aureliano

Há mais de dez anos, Dalva (Elza Gomes) atua como conselheira sentimental e astróloga em um programa de rádio que apresenta sob o pseudônimo de Madame Zaíde. Em casa, ela está sempre em companhia do velho amigo Aureliano Villaça (Mário Lago), um cavalheiro que se veste e se comporta como se ainda estivesse nos anos 1930, fazendo constantes referências a ídolos e cenários do passado. Os dois amigos nutrem um amor platônico um pelo outro.

Elza Gomes e Francisco Cuoco em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Memória Globo

GALERIA DE PERSONAGENS

MARIO BARROSO (Francisco Cuoco) - Aviador solteirão, bem-sucedido na profissão, mas emocionalmente inseguro. Ainda mora com a mãe, Dalva (Elza Gomes), e passa as horas vagas em mesas de bar com o amigo do peito Jacaré (Hugo Carvana). Mantém um relacionamento com três mulheres diferentes – Virgínia (Françoise Fourton), Irene (Suely Franco) e Fátima (Yoná Magalhães). Ao longo da trama se envolve ainda com Maria Joaquina (Rosamaria Murtinho), mãe de Virgínia.

JOSÉ PROENÇA (Felipe Carone) - Pai de Irene (Suely Franco), ex-chefe de honra dos escoteiros, obcecado em promover a disciplina em todos os aspectos do cotidiano, a começar pela organização da vida doméstica. Ele atormenta a mulher, Alba (Míriam Pires), com suas exigências neuróticas, as quais ela aceita sem reclamar, mais preocupada com as dores de cabeça provocadas pela caçula Maria Lúcia (Elizangela).

IRENE (Suely Franco) - Jovem de classe média, carinhosa e ingênua, dá aulas particulares de piano para compensar a grande frustração de não ter se tornado pianista profissional. Filha de Alba (Míriam Pires) e José Proença (Felipe Carone), irmã de Maria Lúcia (Elizangela).

Suely Franco em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Globo

FÁTIMA (Yoná Magalhães) – De origem humilde, viúva do empregado da manutenção da empresa de aviação na qual Mário (Francisco Cuoco) trabalha. Desde a morte do marido, recebe a ajuda do aviador.

Yoná Magalhães em Cuca Legal, 1975 — Foto: Memoria Globo

DALVA (Elza Gomes) - Mãe de Mário Barroso (Francisco Cuoco) e sua principal conselheira. Trabalha como consultora sentimental e astróloga em um programa de rádio que apresenta sob o pseudônimo de Madame Zaíde.

VIRGÍNIA (Françoise Fourton) - Empresária rica, filha de Maria Joaquina (Rosamaria Murtinho), vive obcecada com os rumos dos negócios do falecido pai.

JACARÉ (Hugo Carvana) - Típico carioca, amigo do peito de Mário (Francisco Cuoco).

MARIA JOAQUINA (Rosamaria Murtinho) - Conhecida como Kinu, é uma viúva desamparada, mãe de Virginia (Françoise Fourton). Ser responsável pela casa e pelos negócios da família a deixa insegura.

FÁTIMA (Yoná Magalhães) - De origem humilde, viúva do empregado da manutenção da empresa de aviação na qual Mário (Francisco Cuoco) trabalha. Desde a morte do marido, recebe a ajuda do aviador.

AURELIANO VILLAÇA (Mário Lago) - Cavalheiro que se veste e se comporta como se ainda estivesse nos anos 1930, fazendo constantes referências a ídolos e cenários do passado. Frequentador assíduo da casa de Mário (Francisco Cuoco), é muito amigo de Dalva (Elza Gomes).

ALBA (Míriam Pires) - Mulher de José Proença (Felipe Carone), mãe de Irene (Suely Franco) e Maria Lúcia (Elizangela). Vive preocupada com as dores de cabeça provocadas pela caçula.

MARIA LÚCIA (Elizangela) - Irmã adotiva de Irene (Suely Franco), é uma jovem cheia de vida e irresponsável, o que faz dela o maior motivo de preocupação da família.

Elizangela em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Memoria Globo

DINA (Suzana Faini) - Irmã de Fátima (Yoná Magalhães), é uma mulher rude e caseira. Casada com Albano (Rui Rezende).

ALBANO (Rui Rezende) - Casado com Dina (Suzana Faini), é um homem moralista e desconfiado. Desempregado crônico, passa grande parte do tempo livre na praia.

ELAINE (Fátima Freire) - Secretária da companhia de aviação onde Mário Barroso (Francisco Cuoco) trabalha.

NESTOR (Sebastião Vasconcelos) - Pequeno industrial, contrata Fátima (Yoná Magalhães) para trabalhar em sua empresa e acaba se interessando por ela. Nestor entra em cena nos capítulos finais da trama.

BERTA LAMAR (Lady Francisco) - Atriz circense afastada dos picadeiros que sonha, obsessivamente, em voltar à atividade. Vaidosa ao extremo, a forma extravagante como se veste, sempre fora de moda, é sua marca registrada. Entra na trama a partir do capítulo 90.

PRODUÇÃO

A produção inovou com cenários móveis que permitiam a utilização de uma quarta parede – em vez de três, como era comum. Todo o ambiente em estúdio podia ser focalizado, o que facilitava o movimento das câmeras e o andamento das gravações.

CURIOSIDADES

O argumento de Cuca Legal, baseado na peça Boeing-Boeing, do autor francês Marc Camoletti, foi desenvolvido pelo diretor Oswaldo Loureiro e por Paulo Pontes.

O autor Sylvan Paezzo foi convidado para escrever a trama, mas recusou. Com isso, Marcos Rey assumiu a autoria da novela, marcando sua estreia na Globo.

O título da novela – definida pelo autor como uma crônica do Rio de Janeiro – era uma gíria da época para “tranquilo”.

A partir do capítulo 101, Oswaldo Loureiro foi substituído por Jardel Mello na direção da novela.

Dias antes de Cuca Legal estrear, foi ao ar uma chamada da novela em que apareciam apenas as cabeças brancas de dois atores conversando. O casal, anunciado como o novo par romântico da novela das 19h, era Aureliano (Mário Lago) e Dalva (Elza Gomes), mãe do protagonista. Os dois viviam um amor platônico na terceira idade.

O primeiro capítulo de Cuca Legal foi ao ar em Brasília e Belo Horizonte uma semana após a estreia no Rio de Janeiro e em São Paulo. E, em Recife, a novela estreou no dia 17 de fevereiro.

Hugo Carvana foi chamado por Daniel Filho para interpretar Jacaré, um tipo carioca, irreverente e descompromissado, após ter interpretado um personagem semelhante em Vai Trabalhar, Vagabundo, filme sucesso de crítica e público que o ator havia escrito, dirigido e protagonizado em 1973.

Dary Reis e Francisco Cuoco em Cuca Legal, 1975. Acervo/Globo. — Foto: Memoria Globo

TRILHA SONORA

A trilha sonora, organizada por Júlio Medaglia, João Araújo e Eustáquio Sena, trazia 13 músicas inéditas, entre as quais o clássico pop Linha do Horizonte, de Azymuth.

NACIONAL

Não me Pergunte Mais
Compositores: Marcos Valle/ Paulo Sérgio Valle/ Tavito
Intérprete: Betinho

Tiu ru ru
Intérprete: Chico Batera

Rei do Mar
Compositor e Intérprete: Djavan

Retalhos e Remendos
Compositores: Paulo Coelho/ Rick Ferreira/ Paulo Martinelli
Intérprete: Rick

Pelas Nuvens – Orquestra Som Livre

Ha, Ha, Ha – Tema de Abertura
Compositor: Gilberto Gil
Intérprete: Chico Batera

Linha do Horizonte
Compositores: Paulo Sergio Valle/ Paraná
Intérprete: Azimuth

Valsinha Azul – Orquestra Som Livre
Terceiro Ato
Compositores e Intérpretes: Antônio Carlos e Jocafi

Adolescentes
Compositor e Intérprete: Orquestra Som Livre

Lero-lero Social
Compositor e Intérprete: Carlos Thiago

Canção para um Quase Amor – Orquestra Som livre

Tanto Amor Nunca Mais
Compositores: Mário Lago/ Radamés Gnattali
Intérprete: Luciene Franco

INTERNACIONAL

One Day in Your Life
Compositor e Intérprete: Michael Jackson

I’ll be Holding On
Compositor e Intérprete: Al Downing

More than You Know
Compositor e Intérprete: Chrystian

Castles
Intérprete: The Futures

We Can’t Make Love Tonight
Intérprete: Terry Winter

Boggie on Reggae Woman
Compositor e Intérprete: Stevie Wonder

If I Ever Lose This Heaven
Compositores: L. Ware/ P. Sawyer (L. Ware / P. Sawyer)
Intérpretes: Sergio Mendes & Brazil’77

The Miracle
Compositores: Hugo & Luigi/ George David Weiss
Intérprete: The Stylistics

Love You Just as Long as I Can
Compositores: Bobby Eli / Terry Collins
Intérpretes: Free Spirit

It’s My First Day Without You
Compositores e Intérpretes: Dennis Yost & The Classics IV

Keep on Keepin’on
Compositores: Richard Wyatt Jr/ Christine Yarian
Intérpretes: The Miracles

I’m Prisoner
Intérprete: Paul Jones

Let Me Be Forever
Compositor e Intérprete: Steve Feldman

Black Soul
Compositor e Intérprete: Airto Fogo

FICHA TÉCNICA

Elenco: Fátima Freire – Elaine | Felipe Carone – José Aprígio Proença | Francisco Cuoco – Mário Barroso | Françoise Forton – Virgínia | Herval Rossano – Fausto | Hugo Carvana – Jacaré | Lady Francisco | Luiz Armando Queiroz – Cláudio | Luiz Magnelli – Brandão | Mário Cardoso | Mário Lago – Aureliano | Mario Petraglia – Ricardo | Myrian Pires – Alba | Pedro Fa rah – Gente Fina | Rita de Cássia | Roberto Bomfim | Rogério Fróes – Franco Papallardo | Rosamaria Murtinho – Kinú | Rui Rezende – Albano | Sebastião Vasconcelos | Suely Franco – Irene | Suzana Faini – Diva | Vinícius Salvatore | Yoná Magalhães – Fátima

Direção de imagem: Gonzaga Blota
Coordenação de produção: Gonçalves Dias
Assistência: Antonio Chaves
Editores: Beto Mariano e Luiz Carlos
Sonoplastia: Antonio Faya e Roberto Rosemberg
Cenografia: Mário Monteiro e Peter Gasper
Iluminação: Silvio Carneiro
Figurinos: Carlos Gil
Maquiagem: Eric Rzepecki
Continuidade: Isabel Maria
Câmeras: Milton Valinho, José Miziara e James Riela
Vídeo: Epaminondas Furtado Dias
Áudio: Sérgio Murilo
Contrarregra: Homero Tortelote e João Baptista
Abertura: Cyro Del Nero
Equipe externa: Aristeu Osório e Paulo Carneiro
Câmera portátil: José Mário
Trilha sonora: Som Livre
Coordenação musical: João Araújo
Produção musical: Eustáquio Senna

FONTES: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Elizangela (24/10/2005), Francisco Cuoco (03/04/2002) e Hugo Carvana (11/07/2005); Boletim de programação da Rede Globo, 104, 106, 111; FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1997, pp.183-184; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; p. 52; www.teledramatugia.com.br, acessado em 05/2006; www.us.imdb.com, acessado em 05/2006.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)