Por Memória Globo

Arley Alves/Globo

Trama Principal

Selena é uma mulher bruta, durona e cômica que, assim como a mãe, Camila (Ana Rosa), aprendeu a se virar na vida valendo-se de uma couraça masculina. Apesar de disputada pelo ingênuo fazendeiro Jorginho (Gerson Brenner) e pelo jovem empresário Arturzinho (Marcos Winter), ela se apaixona por Chico (Humberto Martins), delegado da fictícia cidade de Marimbá, na também fictícia Praia dos Amores, onde se passa parte da história. O núcleo de Selena tem como cenário a fictícia área rural de Campo Lindo. Arturzinho é um homem imaturo, traumatizado por ter sido abandonado no altar por Amanda (Maria Luisa Mendonça), sua sócia nos negócios. Ele fabrica sapatos com o couro do curtume da fábrica da ex-noiva, uma aliança que não pode ser quebrada devido a um contrato de exclusividade assinado por seus pais. Amanda abandonou Arturzinho após descobrir que o pai dele, Zé Paulo (Lima Duarte), traía seu pai, Tinoco (Carlos Vereza), também misteriosamente assassinado. Por isso ela se casou com Chico, filho do chofer da família de Arturzinho. Mas, embora Chico a ame de verdade, ela tem vergonha de sua origem e simplicidade.

Maria Luisa Mendonça e Humberto Martins em 'Corpo Dourado', 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

No primeiro capítulo da novela, Zé Paulo é assassinado em companhia de uma garota de programa (Adriana Garambone). Como se já previsse sua morte, ele deixa uma fita de vídeo em que, entre outras revelações, conta que Tinoco, pai de Amanda e seu ex-sócio, tem uma filha bastarda chamada Selena. Para salvar as finanças da família, Zé Paulo sugere que Arturzinho se case com a moça.

Selena e Arturzinho, porém, se detestam desde a primeira vez em que se veem. Ela o acha um “maricas”, alguém muito distante de seu contexto social. Ele, por sua vez, a define como uma “machona sem educação”. Os dois têm muitos encontros e desencontros ao longo da trama. Já Amanda, a antagonista de Selena, não aceita essa irmã que chegou sem pedir licença e que ameaça levar seu marido e seu ex-noivo.

É Chico quem passa a investigar as mortes da trama, incluindo na lista de suspeitos a mulher e o próprio pai, Sérvulo (Sebastião Vasconcelos), confidente de Zé Paulo. Aos poucos, o delegado se apaixona por Selena e abandona a mulher para ficar com ela. 

Java Mayan e Fábio Jr. em 'Corpo Dourado', 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

No decorrer da trama, Selena passa um tempo desmemoriada – após bater a cabeça a bordo de uma lancha – e vive um romance com o misterioso fotógrafo Billy (Fábio Jr.), que chega à cidade em companhia do filho, Zeca (Java Mayan). Billy também se envolve com Amanda, movimentando ainda mais as confusões amorosas da novela. Mas Selena chega ao fim da história grávida de Chico, seu verdadeiro amor, e os dois terminam juntos.

Amanda é presa após a descoberta de que foi ela quem envenenou Zé Paulo. E Arturzinho, nomeado juiz de Campo Lindo, aceita fazer os casamentos de Selena e Chico, e dos jovens Lígia (Fernanda Rodrigues) e Guto (Marcelo Faria), selando novamente a união das duas principais famílias da novela, já que Lígia é irmã de Amanda, e Guto, seu irmão.

Fernanda Rodrigues e Marcelo Faria em 'Corpo Dourado', 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Tramas Paralelas

A fictícia Praia dos Amores é palco de romances e mistérios, como o namoro de Judy (Giovanna Antonelli) e Tadeu (Felipe Camargo), que sofre um abalo quando ela se apaixona pelo misterioso forasteiro Billy (Fábio Jr), com quem passa a formar o casal da moda.

Giovanna Antonelli e Fábio Jr. em 'Corpo Dourado', 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Já a descoberta do amor é representada pela delicada relação de Lígia (Fernanda Rodrigues) e Guto (Marcelo Faria), protagonistas de um romance proibido, já que suas famílias são rivais. Lígia é irmã de Amanda (Maria Luisa Mendonça), e Guto, irmão de Arturzinho (Marcos Winter). Amanda não aprova a união da caçula com um membro da família que considera inimiga. Já as matriarcas de ambas as famílias, Isabel (Rosamaria Murtinho), mãe de Arturzinho, e Hilda (Lucinha Lins), mãe de Amanda, torcem pelo casal.

Gerson Brenner e Danielle Winits em 'Corpo Dourado', 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

Outra trama de destaque da novela envolve Alicinha (Danielle Winits), uma modelo em fim de carreira, à procura de um bom casamento. Ela começa a novela namorando Arturzinho (Marcos Winter), última esperança em sua escalada social, embora ela realmente o ame. Mas seus caminhos a levam para Jorginho (Gerson Brenner). Ele desiste de assediar Selena (Cristina Oliveira) e acaba formando com Alicinha o casal mais divertido da história. Os dois terminam a trama juntos, felizes e cheios de filhos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)