ELOÁ PELEGRINI (Débora Duarte) – Mulher bonita, envolvente e muito ambiciosa. É menos doce que o marido e vive tentando bloquear seu lado afetuoso. Acredita em seu potencial profissional e aposta em sua ascensão na empresa Fraga Dantas S.A. É ótima esposa e mãe, mantendo relação bastante madura e carinhosa com seu filho Ronaldo (Selton Mello). No fundo, porém, é uma mulher egoísta, que segue a tendência do “cada um por si”, e é dominada pela ansiedade. Transforma-se, aos poucos, em uma poderosa mulher de negócios, vindo a comprometer sua relação com o marido e com o filho. No primeiro capítulo da novela, para vencer na vida, faz um pacto com o misterioso Raul (Flávio Galvão).
OSMAR PELEGRINI (Antonio Fagundes) – Homem bonito, simpático e doce. Casado há 16 anos com Eloá (Débora Duarte), com quem tem um filho adolescente, Ronaldo (Selton Mello). É um engenheiro, assim como a mulher, de classe média. O casal trabalha na mesma empresa de construção civil, a Fraga Dantas S.A., mas nenhum deles exerce função especialmente criativa dentro do organograma da firma. Inicialmente, Osmar é engenheiro adjunto, cargo ligeiramente superior ao de sua mulher, engenheira auxiliar. Eloá, no entanto, é mais competente que o marido, mais antenada. Para equilibrar a situação financeira familiar, bem instável, Osmar sempre recorre a biscates. A relação do casal degringola após a carreira de Eloá deslanchar, com a ajuda do diabólico Raul (Flávio Galvão).
RONALDO PELEGRINI (Selton Mello) – Filho adolescente de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte).
AMAURI PELEGRINI (Stênio Garcia) – Único irmão de Osmar (Antonio Fagundes), figura taciturna, introspectiva, misteriosa, embora atenciosa e simpática. Amauri mora em um quarto alugado na casa de Zoraide (Renata Fronzi), na mesma rua que o irmão. Trabalhou como técnico em uma fábrica de computadores e é um ex-presidiário. Há anos foi apaixonado pela ambiciosa Lúcia Gouveia (Joana Fomm), sua ex-mulher e mãe de sua filha, Alice (Luiza Tomé).
OLAVO FRAGA DANTAS (Marcelo Picchi) – Filho “certinho” de Alfredo (Hugo Carvana) e irmão de Cláudio (Marcos Paulo) e Beatriz (Malu Mader). Tem uma vida medíocre ao lado de Margarida (Lilia Cabral) e de suas filhas Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Olavo se esforça para agradar o pai, mas é tratado com desprezo. É um engenheiro aplicado, trabalha na Fraga Dantas S.A., mas não tem a criatividade e a inteligência de Alfredo na ocasião em que construiu seu império.
MARGARIDA MEIRELLES FRAGA DANTAS (Lilia Cabral) – Mulher de Olavo (Marcelo Picchi) e mãe de Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Como o marido, vive tentando agradar Alfredo (Hugo Carvana), o sogro. Tem uma voz estridente, imitada por sua filha Isabel.
ISABEL (Giovana Pieck) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).
GUIOMAR DA SILVA MOTTA (Eloísa Mafalda) – Senhora alegre e simpática, irmã de Zoraide (Renata Fronzi). É viúva há muitos anos, morava no Sul e tinha um pequeno negócio. Mudou-se com o filho, Rafael (Lauro Corona), para o Rio de Janeiro, depois que sua casa é destruída por uma enchente em Blumenau, Santa Catarina.
RAFEL MOTTA (Lauro Corona) – Filho de Guiomar (Eloisa Mafalda). Antes de se mudar para o Rio, por conta de uma enchente que destruiu sua casa, exercia funções burocráticas em uma fábrica têxtil em Blumenau, Santa Catarina. O rapaz se interessa por arte – música popular e erudita, literatura, poesia, cinema e teatro –, mas sabe que seu salário é o único dinheiro certo a sustentar sua casa. Ele, então, não pode viver de sonhos e introjeta as prioridades da mãe: salário fixo e carteira assinada. Nada de arte. No início da trama, era noivo de Ângela (Andréa Beltrão), mas, no decorrer da novela, apaixona-se por Beatriz (Malu Mader).
ALICE (Luiza Tomé) – Filha de Amauri (Stênio Garcia). A menina foi morar com a mãe, Lúcia Gouveia (Joana Fomm), após a separação do casal.
ALFREDO FRAGA DANTAS (Hugo Carvana) – Empresário inteligente e astuto, dono de um grande conglomerado, cujo carro-chefe é a fïrma de construções Fraga Dantas S.A., onde trabalham Osmar (Antonio Fagundes), Eloá (Débora Duarte) e outros personagens da novela. Alfredo é um homem dominador, severo, autoritário, mas bastante ligado aos filhos, Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). Era casado com Isabel (Joyce Oliveira), mas fica viúvo no primeiro capítulo da novela e, no decorrer da história, relaciona-se com Lúcia Gouveia (Joana Fomm).
ISABEL (Joyce Oliveira) – Mulher de Alfredo (Hugo Carvana), falecida no primeiro capítulo da novela.
MARGARETE (Daphne Bastos) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).
TEREZA FONSECA (Glória Menezes) – Enfermeira bonita, inteligente e simpática. É viúva e tem uma filha de 16 anos, Heloisa (Isabela Garcia), que cria com muito afeto e dedicação total, sem espaço para um segundo casamento. Trabalha na casa de Alfredo (Hugo Carvana) para cuidar de Cláudio (Marcos Paulo). Com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco, resolve os problemas da casa e se torna uma pessoa muito importante para todo mundo, encontrando hostilidade apenas em Bia (Malu Mader).
ÂNGELA MENDES MACHADO (Andréa Beltrão) – Noiva de Rafael (Lauro Corona) no início da trama. É uma jovem bonita, doce, sem grande força de vontade e passiva. Deixa Blumenau, em Santa Catarina, e parte para o Rio de Janeiro com o rapaz após perder o pai, Machado (Turíbio Ruiz), em uma enchente. Concentra toda a sua energia na relação com Rafael, que, muito claramente, não a ama, tratando-a como um fardo que precisa carregar com muita resignação.
JUSSARA NASCIMENTO RANGEL (Ruth de Souza) – Mãe de Sônia (Zezé Motta) e mulher de Antônio (Walmir Onofre). É uma dona de casa simpática, afetuosa, uma doce figura.
ANTÔNIO (Walmir Onofre) – Marido de Jussara (Ruth de Souza) e pai de Sônia (Zezé Motta).
BEATRIZ FRAGA DANTAS (Malu Mader) – Filha de Alfredo (Hugo Carvana) e irmã de Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). A jovem, uma aplicada estudante de Comunicação, preocupa-se com os destinos do mundo e tem muitos conflitos com o pai.
CLÁUDIO FRAGA DANTAS (Marcos Paulo) – Filho preferido de Alfredo (Hugo Carvana), mas considerado o “maldito” da família. É irmão de Olavo (Marcelo Picchi) e Beatriz (Malu Mader). É um rapaz inquieto, formado em Engenharia, mas que não quer seguir a carreira do pai. Cláudio sabe muito bem o que não quer, mas não sabe o que quer. No decorrer da novela, apaixona-se por Sônia (Zezé Motta). A relação não é aceita por Alfredo, devido a um preconceito racial, pois a jovem é negra.
HELOISA FONSECA (Isabela Garcia) – Filha de Tereza (Glória Menezes). Aparentemente, é uma menina dócil, mas é sonsa e mau-caráter.
VANIA FONSECA (Íris Bruzzi) – Irmã de Tereza (Glória Menezes), com quem mora. É maquiadora profissional e trabalha em um salão de beleza.
ZORAIDE DA SILVA CORDOVIL (Renata Fronzi) – Simpática, extrovertida, aluga quartos na modesta casa onde mora, na mesma rua de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte). Foi vedete do teatro de revistas, nos anos 50, quando adotava o nome artístico de Zora Zanini. Alimenta por Osmar e Amauri (Stênio Garcia), que aluga um quarto em sua casa, uma relação quase maternal. É irmã de Guiomar (Eloísa Mafalda).
SÔNIA NASCIMENTO RANGEL (Zezé Motta) – Arquiteta que não encontrou seu espaço no mercado de trabalho e foi obrigada a abrir uma firma de paisagismo. Tenta ganhar a vida fazendo jardins, especialmente em edifícios de classe média. É filha de Jussara (Ruth de Souza) e noiva de um jornalista, com quem tem uma boa relação, mas não é nenhum amor avassalador. No decorrer da novela, apaixona-se tremendamente por Cláudio (Marcos Paulo), mas vive um romance conturbado pelo preconceito racial: ele é branco, e ela, negra. A relação dos dois não é aceita por Alfredo (Hugo Carvana), pai de Cláudio. É filha de Sônia (Zezé Motta) e Antônio (Walmir Onofre).