Por Memória Globo

Memória Globo

Débora Duarte em 'Corpo a Corpo', 1984 — Foto: Acervo/Globo

ELOÁ PELEGRINI (Débora Duarte) – Mulher bonita, envolvente e muito ambiciosa. É menos doce que o marido e vive tentando bloquear seu lado afetuoso. Acredita em seu potencial profissional e aposta em sua ascensão na empresa Fraga Dantas S.A. É ótima esposa e mãe, mantendo relação bastante madura e carinhosa com seu filho Ronaldo (Selton Mello). No fundo, porém, é uma mulher egoísta, que segue a tendência do “cada um por si”, e é dominada pela ansiedade. Transforma-se, aos poucos, em uma poderosa mulher de negócios, vindo a comprometer sua relação com o marido e com o filho. No primeiro capítulo da novela, para vencer na vida, faz um pacto com o misterioso Raul (Flávio Galvão).

Antonio Fagundes em 'Corpo a Corpo', 1984 — Foto: Acervo/Globo

OSMAR PELEGRINI (Antonio Fagundes) – Homem bonito, simpático e doce. Casado há 16 anos com Eloá (Débora Duarte), com quem tem um filho adolescente, Ronaldo (Selton Mello). É um engenheiro, assim como a mulher, de classe média.  O casal trabalha na mesma empresa de construção civil, a Fraga Dantas S.A., mas nenhum deles exerce função especialmente criativa dentro do organograma da firma. Inicialmente, Osmar é engenheiro adjunto, cargo ligeiramente superior ao de sua mulher, engenheira auxiliar. Eloá, no entanto, é mais competente que o marido, mais antenada. Para equilibrar a situação financeira familiar, bem instável, Osmar sempre recorre a biscates. A relação do casal degringola após a carreira de Eloá deslanchar, com a ajuda do diabólico Raul (Flávio Galvão).

Selton Mello em 'Corpo a Corpo', 1984 — Foto: Acervo/Globo

RONALDO PELEGRINI (Selton Mello) – Filho adolescente de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte).

Stênio Garcia em 'Corpo a Corpo', 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

AMAURI PELEGRINI (Stênio Garcia) – Único irmão de Osmar (Antonio Fagundes), figura taciturna, introspectiva, misteriosa, embora atenciosa e simpática. Amauri mora em um quarto alugado na casa de Zoraide (Renata Fronzi), na mesma rua que o irmão. Trabalhou como técnico em uma fábrica de computadores e é um ex-presidiário. Há anos foi apaixonado pela ambiciosa Lúcia Gouveia (Joana Fomm), sua ex-mulher e mãe de sua filha, Alice (Luiza Tomé).

OLAVO FRAGA DANTAS (Marcelo Picchi) – Filho “certinho” de Alfredo (Hugo Carvana) e irmão de Cláudio (Marcos Paulo) e Beatriz (Malu Mader). Tem uma vida medíocre ao lado de Margarida (Lilia Cabral) e de suas filhas Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Olavo se esforça para agradar o pai, mas é tratado com desprezo. É um engenheiro aplicado, trabalha na Fraga Dantas S.A., mas não tem a criatividade e a inteligência de Alfredo na ocasião em que construiu seu império.

MARGARIDA MEIRELLES FRAGA DANTAS (Lilia Cabral) – Mulher de Olavo (Marcelo Picchi) e mãe de Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Como o marido, vive tentando agradar Alfredo (Hugo Carvana), o sogro. Tem uma voz estridente, imitada por sua filha Isabel. 

ISABEL (Giovana Pieck) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).

GUIOMAR DA SILVA MOTTA (Eloísa Mafalda) – Senhora alegre e simpática, irmã de Zoraide (Renata Fronzi). É viúva há muitos anos, morava no Sul e tinha um pequeno negócio. Mudou-se com o filho, Rafael (Lauro Corona), para o Rio de Janeiro, depois que sua casa é destruída por uma enchente em Blumenau, Santa Catarina.

RAFEL MOTTA (Lauro Corona) – Filho de Guiomar (Eloisa Mafalda). Antes de se mudar para o Rio, por conta de uma enchente que destruiu sua casa, exercia funções burocráticas em uma fábrica têxtil em Blumenau, Santa Catarina. O rapaz se interessa por arte – música popular e erudita, literatura, poesia, cinema e teatro –, mas sabe que seu salário é o único dinheiro certo a sustentar sua casa. Ele, então, não pode viver de sonhos e introjeta as prioridades da mãe: salário fixo e carteira assinada. Nada de arte. No início da trama, era noivo de Ângela (Andréa Beltrão), mas, no decorrer da novela, apaixona-se por Beatriz (Malu Mader).

ALICE (Luiza Tomé) – Filha de Amauri (Stênio Garcia). A menina foi morar com a mãe, Lúcia Gouveia (Joana Fomm), após a separação do casal. 

ALFREDO FRAGA DANTAS (Hugo Carvana) – Empresário inteligente e astuto, dono de um grande conglomerado, cujo carro-chefe é a fïrma de construções Fraga Dantas S.A., onde trabalham Osmar (Antonio Fagundes), Eloá (Débora Duarte) e outros personagens da novela. Alfredo é um homem dominador, severo, autoritário, mas bastante ligado aos filhos, Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). Era casado com Isabel (Joyce Oliveira), mas fica viúvo no primeiro capítulo da novela e, no decorrer da história, relaciona-se com Lúcia Gouveia (Joana Fomm).

ISABEL (Joyce Oliveira) – Mulher de Alfredo (Hugo Carvana), falecida no primeiro capítulo da novela.

MARGARETE (Daphne Bastos) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).

TEREZA FONSECA (Glória Menezes) – Enfermeira bonita, inteligente e simpática. É viúva e tem uma filha de 16 anos, Heloisa (Isabela Garcia), que cria com muito afeto e dedicação total, sem espaço para um segundo casamento. Trabalha na casa de Alfredo (Hugo Carvana) para cuidar de Cláudio (Marcos Paulo). Com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco, resolve os problemas da casa e se torna uma pessoa muito importante para todo mundo, encontrando hostilidade apenas em Bia (Malu Mader).

ÂNGELA MENDES MACHADO (Andréa Beltrão) – Noiva de Rafael (Lauro Corona) no início da trama. É uma jovem bonita, doce, sem grande força de vontade e passiva. Deixa Blumenau, em Santa Catarina, e parte para o Rio de Janeiro com o rapaz após perder o pai, Machado (Turíbio Ruiz), em uma enchente. Concentra toda a sua energia na relação com Rafael, que, muito claramente, não a ama, tratando-a como um fardo que precisa carregar com muita resignação.

JUSSARA NASCIMENTO RANGEL (Ruth de Souza) – Mãe de Sônia (Zezé Motta) e mulher de Antônio (Walmir Onofre). É uma dona de casa simpática, afetuosa, uma doce figura.

ANTÔNIO (Walmir Onofre) – Marido de Jussara (Ruth de Souza) e pai de Sônia (Zezé Motta).

BEATRIZ FRAGA DANTAS (Malu Mader) – Filha de Alfredo (Hugo Carvana) e irmã de Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). A jovem, uma aplicada estudante de Comunicação, preocupa-se com os destinos do mundo e tem muitos conflitos com o pai.

CLÁUDIO FRAGA DANTAS (Marcos Paulo) – Filho preferido de Alfredo (Hugo Carvana), mas considerado o “maldito” da família. É irmão de Olavo (Marcelo Picchi) e Beatriz (Malu Mader). É um rapaz inquieto, formado em Engenharia, mas que não quer seguir a carreira do pai. Cláudio sabe muito bem o que não quer, mas não sabe o que quer. No decorrer da novela, apaixona-se por Sônia (Zezé Motta). A relação não é aceita por Alfredo, devido a um preconceito racial, pois a jovem é negra. 

HELOISA FONSECA (Isabela Garcia) – Filha de Tereza (Glória Menezes). Aparentemente, é uma menina dócil, mas é sonsa e mau-caráter.

VANIA FONSECA (Íris Bruzzi) – Irmã de Tereza (Glória Menezes), com quem mora. É maquiadora profissional e trabalha em um salão de beleza.

ZORAIDE DA SILVA CORDOVIL (Renata Fronzi) – Simpática, extrovertida, aluga quartos na modesta casa onde mora, na mesma rua de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte). Foi vedete do teatro de revistas, nos anos 50, quando adotava o nome artístico de Zora Zanini. Alimenta por Osmar e Amauri (Stênio Garcia), que aluga um quarto em sua casa, uma relação quase maternal. É irmã de Guiomar (Eloísa Mafalda).

SÔNIA NASCIMENTO RANGEL (Zezé Motta) – Arquiteta que não encontrou seu espaço no mercado de trabalho e foi obrigada a abrir uma firma de paisagismo. Tenta ganhar a vida fazendo jardins, especialmente em edifícios de classe média. É filha de Jussara (Ruth de Souza) e noiva de um jornalista, com quem tem uma boa relação, mas não é nenhum amor avassalador. No decorrer da novela, apaixona-se tremendamente por Cláudio (Marcos Paulo), mas vive um romance conturbado pelo preconceito racial: ele é branco, e ela, negra.  A relação dos dois não é aceita por Alfredo (Hugo Carvana), pai de Cláudio. É filha de Sônia (Zezé Motta) e Antônio (Walmir Onofre).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)