Abertura da novela 'Corpo a Corpo' (1984).
A novela conta a história de Eloá (Débora Duarte), uma mulher envolvente e ambiciosa, sempre em busca de projeção social e profissional. Para tal, ela se empenha para se destacar na empresa de engenharia onde ela e o marido, Osmar (Antonio Fagundes), trabalham, a Fraga Dantas S.A. Osmar é um homem sem grandes ambições, casado com Eloá há 16 anos, com quem teve Ronaldo (Selton Mello). Durante uma festa, no primeiro capítulo da novela, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção na empresa, conhece o misterioso Raul (Flávio Galvão), que seria a personificação do demônio, e faz um pacto com ele. Raul lhe garante que poderá fazer com que ela ascenda socialmente. Eloá, por sua vez, aceita a proposta, que transforma inteiramente sua vida. Ela começa a se destacar profissionalmente, e essa ascensão é o principal motivo da crise em seu casamento.
Autoria: Gilberto Braga | Colaboração: Leonor Bassères | Direção: Dennis Carvalho e Jayme Monjardim | Direção-geral: Dennis Carvalho | Período de exibição: 26/11/1984 – 22/06/1985 | Horário: 20h30 | Nº de capítulos: 179
TRAMA PRINCIPAL
Durante uma festa, no primeiro capítulo da novela, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção na empresa, conhece o misterioso Raul (Flávio Galvão), que seria a personificação do demônio, e faz um pacto com ele. Raul lhe garante que poderá fazer com que ela ascenda socialmente. Eloá, por sua vez, aceita a proposta, que transforma inteiramente sua vida
TRAMAS PARALELAS
Outro núcleo fundamental da novela envolve o empresário Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), dono da firma em que trabalham Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte). Alfredo é um homem autoritário e dominador. Era casado com Isabel (Joyce Oliveira), mas ficou viúvo no primeiro capítulo da novela. Interfere bastante na vida de seus três filhos, Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi).
PERSONAGENS
ELOÁ PELEGRINI (Débora Duarte) – Mulher bonita, envolvente e muito ambiciosa. É menos doce que o marido e vive tentando bloquear seu lado afetuoso. Acredita em seu potencial profissional e aposta em sua ascensão na empresa Fraga Dantas S.A. É ótima esposa e mãe, mantendo relação bastante madura e carinhosa com seu filho Ronaldo (Selton Mello).
BASTIDORES
Assim como em 'Dancin’ Days', também de Gilberto Braga, Joana Fomm brilhou no papel de vilã. Em 'Corpo a Corpo', ela interpretou Lúcia Gouveia. A atriz lembra que a vilania era tamanha que houve casos de telespectadores confundindo atriz e personagem.
TRILHA SONORA
'Tão beata, tão à toa', na voz de Marina, foi o tema de abertura da novela. A trilha sonora contou com sucessos de Fagner, Barão Vermelho, Zizi Possi, Diana Ross, entre outros.
CENAS MARCANTES
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que Ronaldo (Selton Mello) se emociona ao relatar a felicidade de ver seus pais (Débora Duarte e Antonio Fagundes) juntos novamente. Com Yaçanã Martins.
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que Beatriz (Malu Mader) e Rafael (Lauro Corona) discutem por ela ter se inscrito sem que o namorado soubesse no mesmo concurso que ele, na tentativa de aumentar as chances de o vencedor ficar entre os dois. Rafael fica arrasado por Beatriz ter vencido, mas se conforma quando a namorada explica que sua única intenção era entregar-lhe o prêmio.
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que Eloá (Débora Duarte) lamenta não ter reconhecimento na empresa de Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), aonde trabalha com o marido, Osmar (Antonio Fagundes). Em um acesso de ódio por ter sido preterida em uma importante viagem de trabalho, ela pragueja "Que todos morram!", e, para sua surpresa, a esposa de seu patrão morre na mesma noite.
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que Alfredo (Marcelo Picchi) visita Margarida (Lilia Cabral) em seu trabalho e, de repente, estoura a bolsa d'água. Os Fraga Dantas se reúnem para uma última foto no casarão da família. Estreia de Lilia Cabral na Globo.
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que a enfermeira Tereza (Glória Menezes) conversa com Bia (Malu Mader) sobre os últimos momentos de sua mãe Isabel (Joyce Oliveira). Com Heloísa (Isabela Garcia).
'Corpo a Corpo' (1984): cena em que, durante uma enchente, a casa de Guiomar (Eloísa Mafalda), sogra de Ângela (Andréa Beltrão), é inundada. Na tentativa de recuperar alguns objetos, ajudam o namorado, Rafael (Lauro Corona), e o pai de Ângela (Turíbio Ruiz), que acaba morto ao ser atingido por destroços. A novela marca a estreia de Andréa Beltrão na Globo.
'Corpo a Corpo' (1984): cena final de Amauri (Stênio Garcia) e Lúcia (Joana Fomm): ele vai ao encontro dela com a intenção de matá-la, mas desiste e morre junto com seu amor em meio a um incêndio. Paralelamente, durante uma tentativa de fuga, Raul (Flávio Galvão) se acidenta e morre.
'Corpo a Corpo' (1984): : cena em que Eloá (Débora Duarte) discute com Osmar (Antonio Fagundes) por ele ter uma postura antisocial perante pessoas influentes em uma festa. É quando aparece Raul (Flávio Galvão), que personifica o demônio na história. Ele propõe à Eloá um pacto para ela alcançar tudo o que deseja. Com Rômulo Arantes, Mila Moreira e Ilka Soares.
Depoimento - Lilia Cabral:Entrevista exclusiva da atriz Lilia Cabral ao Memória Globo sobre a sua estreia na Globo, na novela "Corpo a Corpo" (1984).
Fontes: