A vida universitária
Nova Aliança é repleta de repúblicas, divididas por sexo. As principais são a Três Corações, liderada por Rosana, e a República das Bananeiras, comandada por Baú. Os calouros, conhecidos como “bixos”, são obrigados a realizar a maior parte das tarefas domésticas. Mas todos os estudantes, sem exceção, dividem seu tempo entre a rotina acadêmica e a agitada vida de baladas noturnas, farras memoráveis e conquistas amorosas. A requerida responsabilidade dos jovens, que moram longe dos pais, e seu amadurecimento para lidar com questões domésticas cotidianas, como pagamento de contas e organização da casa, estão presentes nas tramas dos estudantes.
Por seus valores de ética e justiça, Edu (Fábio Assunção) passa a ser uma grande referência para os jovens universitários da Universidade Estadual de Nova Aliança (UENA), como os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) e os veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer). Os estudantes vivem os dramas e as incertezas de quem está começando a vida adulta, passando por novas experiências e descobertas amorosas.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) levam trote dos veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer).
A novela também mostra o trabalho voluntário de Lígia (Jussara Freire), mãe de Clara (Helena Ranaldi), contra a evasão escolar. O tema é discutido através do personagem Zé (Ramon Francisco), filho de Beraldo (Mario César Camargo) e Raimunda (Dill Costa).
O bar de Esmeralda
Outra personagem de destaque na novela é Esmeralda (Ângela Vieira), dona do Bar Império, o point mais frequentado de Nova Aliança, e com quem João Mourão (Cláudio Marzo) tem um discreto namoro. Esmeralda é mãe de Matheus (Caio Blat), rapaz tido como problemático e rebelde.
Nélio (Vladimir Brichta) é o capataz da fazenda Vitória, adorado pelas crianças por suas brincadeiras e habilidade com animais. O peão é apaixonado por Amelinha (Adriana Esteves), mas nunca assumiu seus sentimentos e sofre em silêncio com a chegada de Edu (Fábio Assunção), o noivo dela, à cidade.
Nélio caiu nas graças do público e chegou a protagonizar um striptease que deixou loucas as moças de Nova Aliança. Ao longo da novela, cansado de ser desprezado por Amelinha e de se sentir como objeto nas mãos das mulheres, ele coloca um anúncio nos classificados para arrumar uma namorada. Após receber várias cartas, marca encontro com uma candidata e descobre que ela é sua nova patroa, Esmeralda. Nélio ainda encontra um bebê em um cestinho de palha, uma menina, com um bilhete apontando-o como o pai da criança.
Enquanto quebra a cabeça para descobrir quem pode ser a mãe, o rapaz se envolve em várias trapalhadas para cuidar da suposta filha e conta com a ajuda de Esmeralda na empreitada. A mãe da pequena Mabel, porém, aparece para buscá-la, revela que Nélio não é o pai e que apenas a deixou temporariamente com ele porque não tinha como criá-la. No final da história, Nélio descobre que Joãozinho é seu filho com Amelinha, que faz uma declaração de amor ao peão.
Em Nova Aliança, também vivem o dentista Armando (Ricardo Petraglia); Sofia (Jéssica Marina), a caçula da família Mourão e que possui dons mediúnicos; e o prefeito Lineu Inácio (Paulo Figueiredo) e sua mulher Rita (Alexandra Richter), uma sacoleira de luxo.