Por Memória Globo

Gianne Carvalho/Globo

A vida universitária

Nova Aliança é repleta de repúblicas, divididas por sexo. As principais são a Três Corações, liderada por Rosana, e a República das Bananeiras, comandada por Baú. Os calouros, conhecidos como “bixos”, são obrigados a realizar a maior parte das tarefas domésticas. Mas todos os estudantes, sem exceção, dividem seu tempo entre a rotina acadêmica e a agitada vida de baladas noturnas, farras memoráveis e conquistas amorosas. A requerida responsabilidade dos jovens, que moram longe dos pais, e seu amadurecimento para lidar com questões domésticas cotidianas, como pagamento de contas e organização da casa, estão presentes nas tramas dos estudantes.

Alinne Moraes, Paulo Vilhena e Júlia Feldens em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Por seus valores de ética e justiça, Edu (Fábio Assunção) passa a ser uma grande referência para os jovens universitários da Universidade Estadual de Nova Aliança (UENA), como os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) e os veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer). Os estudantes vivem os dramas e as incertezas de quem está começando a vida adulta, passando por novas experiências e descobertas amorosas.

''Coração de Estudante' (2002): cena em que os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) levam trote dos veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer).

''Coração de Estudante' (2002): cena em que os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) levam trote dos veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer).

A novela também mostra o trabalho voluntário de Lígia (Jussara Freire), mãe de Clara (Helena Ranaldi), contra a evasão escolar. O tema é discutido através do personagem Zé (Ramon Francisco), filho de Beraldo (Mario César Camargo) e Raimunda (Dill Costa).

O bar de Esmeralda

Outra personagem de destaque na novela é Esmeralda (Ângela Vieira), dona do Bar Império, o point mais frequentado de Nova Aliança, e com quem João Mourão (Cláudio Marzo) tem um discreto namoro. Esmeralda é mãe de Matheus (Caio Blat), rapaz tido como problemático e rebelde.

Vladimir Britcha e Angela Vieira em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Nélio (Vladimir Brichta) é o capataz da fazenda Vitória, adorado pelas crianças por suas brincadeiras e habilidade com animais. O peão é apaixonado por Amelinha (Adriana Esteves), mas nunca assumiu seus sentimentos e sofre em silêncio com a chegada de Edu (Fábio Assunção), o noivo dela, à cidade.

Nélio caiu nas graças do público e chegou a protagonizar um striptease que deixou loucas as moças de Nova Aliança. Ao longo da novela, cansado de ser desprezado por Amelinha e de se sentir como objeto nas mãos das mulheres, ele coloca um anúncio nos classificados para arrumar uma namorada. Após receber várias cartas, marca encontro com uma candidata e descobre que ela é sua nova patroa, Esmeralda. Nélio ainda encontra um bebê em um cestinho de palha, uma menina, com um bilhete apontando-o como o pai da criança.

Vladimir Britcha em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Enquanto quebra a cabeça para descobrir quem pode ser a mãe, o rapaz se envolve em várias trapalhadas para cuidar da suposta filha e conta com a ajuda de Esmeralda na empreitada. A mãe da pequena Mabel, porém, aparece para buscá-la, revela que Nélio não é o pai e que apenas a deixou temporariamente com ele porque não tinha como criá-la. No final da história, Nélio descobre que Joãozinho é seu filho com Amelinha, que faz uma declaração de amor ao peão.

Em Nova Aliança, também vivem o dentista Armando (Ricardo Petraglia); Sofia (Jéssica Marina), a caçula da família Mourão e que possui dons mediúnicos; e o prefeito Lineu Inácio (Paulo Figueiredo) e sua mulher Rita (Alexandra Richter), uma sacoleira de luxo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)