Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

Adriana Esteves em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Machado/Memoria Globo

AMELINHA MOURÃO (Adriana Esteves) – Filha mais velha de João Mourão (Cláudio Marzo), irmã de Sofia (Jéssica Marina) e meia-irmã de Clara (Helena Ranaldi), com quem disputa o amor de Edu (Fábio Assunção). É falsa, interesseira e sonha ter os dois homens que ela mais ama na vida próximos a ela. O que é praticamente uma missão impossível, já que pai e noivo têm valores e crenças muito diferentes. No decorrer da história, ela dá à luz Joãozinho, um bebê com síndrome de Down, filho de Nélio (Vladimir Britcha).

Fábio Assunção em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/ Memória Globo

EDUARDO FEITOSA (Fábio Assunção) – Professor de Biologia, é um rebelde com causa, um grande defensor da natureza e das leis de proteção ambiental. Um homem de temperamento forte, cheio de princípios e que não abre mão de seus valores morais. Cria o filho Lipe (Pedro Malta) sozinho e tenta mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química e consequente irresponsabilidade não lhe deram condições de criar o filho. Ele se muda com o filho para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Fica noivo de Amelinha (Adriana Esteves) quase que por obrigação, mas se rende ao amor de Clara (Helena Ranaldi).

Helena Ranaldi em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/ Memória Globo

CLARA GOUVEIA (Helena Ranaldi) – Representa a mulher moderna. Clara é advogada, filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso), e namorada de Leandro (Marcello Antony). No final da novela, no entanto, revela-se que ela é fruto de um caso entre João Mourão (Cláudio Marzo) e Lígia, o que a torna meia-irmã de Pati (Marília Passos) e Amelinha (Adriana Esteves). Clara é professora e responsável pelo escritório modelo do curso de Direito da Universidade Estadual de Nova Aliança (Uena), onde Edu (Fábio Assunção) começa a dar aulas. Exerce a profissão com dedicação, trabalha como voluntária na escola da cidade e guarda do passado uma experiência emocionalmente traumática, pois foi amante de um homem casado. O relacionamento, em uma cidade do interior, transformou-a em uma pessoa reticente quanto ao amor. Tenta desencorajar Leandro (Marcello Antony) a se casar com ela, mas acaba por se apaixonar por Edu. Esse romance, no entanto, sofre a interferência de Leandro, Amelinha (Adriana Esteves) e de Pedro Guerra (Bruno Garcia).

Cláudio Marzo em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/Memória Globo

JOÃO MOURÃO (Cláudio Marzo) – É um homem ambicioso, que tem uma percepção de vida baseada em valores materiais. Para ele, as pessoas se dividem em dois grupos: os que têm ambição e capacidade; e aqueles que não possuem nem uma coisa, nem outra e não chegam a lugar algum. Ele é uma pessoa autoritária e que impõe seus valores a todos os que o cercam. Tem uma ótima relação com sua filha Amelinha (Adriana Esteves) e péssima com a caçula Sofia (Jéssica Marina). No final da novela, descobre que Clara (Helena Ranaldi) também é sua herdeira, fruto de um caso com Lígia (Jussara Freire). João não simpatiza com Edu (Fábio Assunção), noivo de Amelinha, pois o rapaz é defensor das leis de proteção ambiental, o que o transforma em rival na briga por uma mata virgem cobiçada pelo fazendeiro.  João vive um discreto namoro com Esmeralda (Ângela Vieira).

MARIANA(Carolina Kasting) – Depois de abandonar o pequeno Lipe (Pedro Malta) aos cuidados do pai por quase dez anos, a ex-dependente química resolve tentar reatar a relação com o filho e também com Edu (Fábio Assunção). É o amor do passado do professor, que ameaça o noivado com Amelinha (Adriana Esteves) e a relação com Clara (Helena Ranaldi).

LEANDRO JUNQUEIRA(Marcello Antony) – É um homem sofisticado e que ama, sinceramente, a namorada Clara (Helena Ranaldi). É chefe de Edu (Fábio Assunção) na Universidade Estadual de Nova Aliança (Uena), onde é coordenador do curso de Agronomia, e seu rival na disputa pelo amor da jovem. Leandro é um carreirista que finge ser aliado do reitor Ronaldo Rosa (Leonardo Villar), mas, na verdade, é um espião de João Mourão (Cláudio Marzo) no mundo estudantil.

PEDRO GUERRA (Bruno Garcia) – O promotor é um homem sedutor e bem-humorado. Ele tenta, de todas as formas, conquistar o coração da advogada Clara (Helena Ranaldi).

LINEU INÁCIO (Paulo Figueiredo) – Prefeito da cidade de Nova Aliança. Nem desconfia do caso de sua mulher, Rita (Alexandra Richter), com o peão Nélio (Vladimir Britcha).

Pedro Malta em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

LIPE (Pedro Malta) – Filho do jovem professor Edu (Fábio Assunção) e da ex-dependente química Mariana (Carolina Kasting). É um grande companheiro para o pai e sofre com a volta repentina da mãe, que o abandonou quando era muito pequeno.

SOFIA MOURÃO (Jéssica Marina) – A caçula de João Mourão (Cláudio Marzo) e a irmã de Amelinha (Adriana Esteves). A jovem tem experiências mediúnicas: é capaz de captar o passado e prever acontecimentos futuros apenas tocando com as mãos um objeto íntimo ou a própria pessoa. Recorre sempre à Raimunda (Dill Costa) que, na ausência da mãe, acabou se transformando em sua figura materna.

RITA (Alexandra Richter) – É mulher de Lineu Inácio (Paulo Figueiredo), o prefeito de Nova Aliança. Faz caridade esperando o reconhecimento público. Vive uma paixão avassaladora com Nélio (Vladimir Britcha), peão da fazenda de João Mourão (Cláudio Marzo).

Vladimir Britcha em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

NÉLIO (Vladimir Britcha) – É apaixonado pela mimada Amelinha (Adriana Esteves), mas, enquanto a moça não liga a mínima para ele, vive um romance com Rita (Alexandra Richter), mulher do prefeito Lineu Inácio (Paulo Figueiredo). Nélio é o capataz da fazenda Vitória, de propriedade de João Mourão (Cláudio Marzo), e adorado pelas crianças por suas brincadeiras e habilidade com animais. No final da história, descobre ser pai de Joãozinho, filho de Amelinha.

ENEIDA (Ana Carbatti) – É advogada e confidente de Clara (Helena Ranaldi). É uma professora rígida e muito desejada pelo universitário Cardosinho (Betito Tavares).

ESMERALDA (Ângela Vieira) – Dona do Bar Império e uma das figuras mais notórias de Nova Aliança. Esmeralda é uma mulher de fibra, muito forte, e apaixonada por João Mourão (Cláudio Marzo). Só não aguenta o namoro não assumido. Cobra ao filho Matheus (Caio Blat) o fato de não estar cursando uma faculdade, mas nada a impede de viver uma relação de cumplicidade com ele.

MATHEUS (Caio Blat) – Inveja os universitários, porque não passou no vestibular. Detesta em especial Baú (Cláudio Heinrich), para quem perdeu a namorada Pati (Marília Passos). É crítico e possui um humor ácido. Vive uma relação de cumplicidade com a mãe Esmeralda Esmeralda (Ângela Vieira).

BAÚ (Cláudio Heinrich) – É um adorável cafajeste: fica com todas as meninas e não esconde de ninguém sua vocação para Don Juan. É o veterano da república das Bananeiras, e já está entrando no penúltimo semestre de Agronomia, na Universidade Estadual de Nova Aliança (Uena).

RAFAELA (Júlia Feldens) – É a mais nova caloura a entrar para a Universidade de Nova Aliança. Deseja se tornar uma grande advogada e, por sua força de vontade e dedicação, conquista a amizade e a admiração de Clara (Helena Ranaldi). É filha de Eliane (Malu Valle) e Antônio (Plínio Soares) e objeto de cobiça de Carlos (Rodrigo Prado), que faz tudo para conquistá-la.

ELIANE(Malu Valle) – Esposa de Antônio (Plínio Soares) e mãe de Rafaela (Júlia Feldens).ANTÔNIO(Plínio Soares) – Marido de Eliane (Malu Valle) e pai de Rafaela (Júlia Feldens).

LUCIANA(Jana Palma) – É a paixão da vida de Fábio (Paulo Vilhena). Ao contrário do rapaz, não pensa em se amarrar tão cedo, o que rende ao namorado uma desilusão amorosa.

Paulo Vilhena em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

FÁBIO (Paulo Vilhena) – É um calouro que vem da classe média de São Paulo e precisa aprender a viver em república. É cobiçado por Rosana (Alinne Moraes), apaixona-se por Luciana (Jana Palma), mas descobre seu verdadeiro amor em Rafaela (Júlia Feldens).

CARDOSINHO (Betito Tavares) – É o grande gozador da turma de universitários. Tenta esconder das moças da cidade sua origem humilde, como filho de lavradores nordestinos. Obcecado por impressioná-las, Cardosinho se faz passar por filho de grandes latifundiários. Trabalha diariamente no consultório odontológico do doutor Armando (Ricardo Petráglia) e cobiça a advogada e professora Eneida (Ana Carbatti).

BRUNA (Michelle Birkheuer) – Por conta do interesse de Carlos (Rodrigo Prado) em Rafaela (Júlia Feldens), Bruna inferniza a vida da caloura. É bastante determinada e atua como “mãe” do pequeno Vítor (Kaylani), filho de Rosana (Alinne Moraes).

RAIMUNDA (Dill Costa) – É uma empregada antiga da família Mourão. Na ausência de habilidade emocional do pai, João (Cláudio Marzo), e na falta de afeto da irmã, Amelinha (Adriana Esteves), é ela quem exerce a figura materna para Sofia (Jéssica Marina). Raimunda é esposa de Beraldo (Mario César Camargo) e mãe de Zé (Ramon Francisco).

BERALDO (Mario César Camargo) – Capataz da fazenda Vitória e braço-direito de João Mourão (Cláudio Marzo). É marido de Raimunda (Dill Costa) e pai de Zé (Ramon Francisco).

ZÉ (Ramon Francisco) – Filho de Raimunda (Dill Costa) e Beraldo (Mario César Camargo). Trabalha como guia turístico mirim em Nova Aliança e estuda pouco. Personifica a luta de Lígia (Jussara Freire) e Clara (Helena Ranaldi) contra a evasão escolar.

TIA ANA (Juliana Martins) – Luta pela valorização da escola.

DOUTOR ARMANDO (Ricardo Petráglia) – Dentista de Nova Aliança. Adora os garotos da universidade e está sempre paquerando Esmeralda (Ângela Vieira). Armando sabe que não é páreo para João Mourão (Cláudio Marzo), mas aposta no cansaço de Esmeralda ou na desistência do fazendeiro.

RONALDO ROSA (Leonardo Villar) – É o reitor da Universidade Estadual de Nova Aliança (Uena) e um dos maiores inimigos de João Mourão (Cláudio Marzo). É casado com Madalena (Sonia Guedes).

MADALENA(Sonia Guedes) – Deixou o magistério para se dedicar às tarefas domésticas. É esposa de Ronaldo Rosa (Leonardo Villar) e cuida com afinco da neta Carol (Nathalia França).

RAUL GOUVEIA (Marcus Caruso) – Um advogado extremamente culto e profundo conhecedor de leis. Tem uma ligação misteriosa e muito forte com o fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). É marido de Lígia (Jussara Freire) e pai de Clara (Helena Ranaldi) e Pati (Marília Passos). No final da novela, no entanto, descobre que João Mourão é o verdadeiro pai de Clara, fruto de um caso que ele teve com Lígia.

Alinne Moraes em 'Coração de Estudante', 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ROSANA (Alinne Moraes) – É a líder da república Três Corações. Tem um filho, Vítor (Kaylani), fruto de um namoro juvenil. Emocionalmente imatura, Rosana delega a maior parte de suas responsabilidades maternas para Bruna (Michelle Birkheuer), que adora o garoto, e para a caloura Rafaela (Júlia Feldens).

CARLOS (Rodrigo Prado) – Aluno do curso de Arquitetura, Carlos acompanha de perto as obras de restauração da igreja de Nova Aliança. É objeto de desejo de quase todas as meninas da cidade mineira, mas seu coração só se transtorna com a chegada de Rafaela (Júlia Feldens) à cidade.

LÍGIA GOUVEIA (Jussara Freire) – Mulher moderna, que levou a questão do voluntariado para a escola pública de Nova Aliança, da qual é diretora, e tem um importante papel na luta contra a evasão escolar. É esposa de Raul (Marcus Caruso) e mãe de Clara (Helena Ranaldi) e Pati (Marília Passos). Só que Clara é filha de João Mourão (Cláudio Marzo), fruto de um caso entre os dois.

PATI (Marília Passos) – filha de Lígia (Jussara Freire) e Raul (Marcus Caruso) e meia-irmã de Clara (Helena Ranaldi), que é fruto de um caso da mãe com João Mourão (Cláudio Marzo). Pati é a melhor amiga de Amelinha (Adriana Esteves). A sua autoestima é baixa, e ela se sente preterida em relação à Clara. Mantém um relacionamento descompromissado com Baú (Cláudio Heinrich).

CAROL ROSA (Nathalia França) – Neta de Ronaldo (Leonardo Villar) e Madalena (Sonia Guedes). Transforma-se na melhor amiga de Lipe (Pedro Malta), depois de muita implicância com o garoto.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)