Abertura da novela 'Coração de Estudante' (2002).
Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania eram os pilares de 'Coração de Estudante'. O professor de Biologia Edu (Fábio Assunção) é um homem idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico e ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Mas essa relação se desestabiliza quando Edu se apaixona pela sonhadora advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso). Edu é pai solteiro e procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química não lhe deram condições de criar o filho. O futuro sogro de Edu, João Mourão, é o maior empresário de Nova Aliança: é dono de uma fazenda, um laticínio, um frigorífico e uma empresa de viação. João implica com Edu quando descobre que o rapaz é grande defensor da natureza e das leis de proteção ambiental, o que o transforma em rival na briga por um trecho de mata virgem.
Autoria: Emanuel Jacobina | Colaboração: Nelson Nadotti, Max Mallmann, Júlio Fischer, Cristiane Friedman, Francisco Vieira | Direção: Ricardo Waddington, Rogério Gomes, Fabrício Mamberti e Cláudio Boeckel | Direção-geral: Ricardo Waddington e Rogério Gomes | Direção de núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 25/02/2002 – 27/09/2002 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 185
TRAMA PRINCIPAL
Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania eram os pilares de 'Coração de Estudante'. O professor de Biologia Edu (Fábio Assunção) é um homem idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico e ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Mas essa relação se desestabiliza quando Edu se apaixona pela sonhadora advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso). Edu é pai solteiro e procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química e consequente irresponsabilidade não lhe deram condições de criar o filho.
TRAMAS PARALELAS
Nova Aliança é repleta de repúblicas, divididas por sexo. As principais são a Três Corações, liderada por Rosana, e a República das Bananeiras, comandada por Baú. Os calouros, conhecidos como “bixos”, são obrigados a realizar a maior parte das tarefas domésticas. Mas todos os estudantes, sem exceção, dividem seu tempo entre a rotina acadêmica e a agitada vida de baladas noturnas, farras memoráveis e conquistas amorosas. A requerida responsabilidade dos jovens, que moram longe dos pais, e seu amadurecimento para lidar com questões domésticas cotidianas, como pagamento de contas e organização da casa, estão presentes nas tramas dos estudantes.
PERSONAGENS
AMELINHA MOURÃO (Adriana Esteves) – Filha mais velha de João Mourão (Cláudio Marzo), irmã de Sofia (Jéssica Marina) e meia-irmã de Clara (Helena Ranaldi), com quem disputa o amor de Edu (Fábio Assunção). É falsa, interesseira e sonha ter os dois homens que ela mais ama na vida próximos a ela. O que é praticamente uma missão impossível, já que pai e noivo têm valores e crenças muito diferentes. No decorrer da história, ela dá à luz Joãozinho, um bebê com síndrome de Down, filho de Nélio (Vladimir Britcha).
BASTIDORES
A cidade cenográfica contou com 34 construções, entre lojas, bares, restaurantes, sobrados, delegacia, escola e prefeitura, que ganharam o desenho e as cores de Minas. As placas de sinalização das repúblicas Três Corações e Bananeiras foram especialmente confeccionadas por artistas locais para a novela.
TRILHA SONORA
'Maria Solidária', interpretada por Beto Guedes, foi o tema de abertura da novela. Sucessos de Ana Carolina, Lô Borges, Frejat, Cássia Eller, entre outros, também embalaram as histórias dos personagens
Ações Socioeducativas
Amelinha, que, na sinopse, sofreria um aborto espontâneo após saber que estava grávida de um bebê com síndrome de Down, afinal deu à luz Joãozinho e aprendeu a lidar com as circunstâncias. A síndrome também foi enfocada através do personagem Osvaldo, vivido pelo ator Luiz Felipe Badin, portador da síndrome, que luta contra o preconceito. A novela desencadeou uma campanha para que os empresários investissem na contratação de portadores da síndrome de Down.Os males provocados pelo vício em drogas foram explorados através do drama de Mariana (Carolina Kasting), que teve de se afastar do filho, Lipe (Pedro Malta), por não ter condições físicas e mentais de criá-lo. No final da novela, ela aceita tratamento.A novela também abordou a importância da defesa do meio ambiente, reforma agrária, incentivo aos estudos, gravidez na adolescência, estímulo ao uso de preservativo, alcoolismo, trabalho voluntário comunitário, saneamento básico e higienização de alimentos.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Edu (Fábio Assunção) conversa carinhosamente com Lipe (Pedro Malta) sobre o desafio de morar numa nova cidade.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Amelinha (Adriana Esteves) conta para Edu (Fábio Assunção) que está grávida de um bebê com síndrome de down e que pretende abortar. Lipe (Pedro Malta) fica assustado e Clara (Helena Ranaldi) explica ao menino o que a síndrome significa.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Mariana (Carolina Kasting) fica bêbada na festa de Lipe (Pedro Malta) e dá vexame.
Prêmios
Pedro Malta recebeu o prêmio Austregésilo de Athayde, em setembro de 2003, como melhor ator infantil por sua atuação como Lipe. O prêmio é destinado aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio de Janeiro. Ele também foi eleito o melhor ator infantil pelos jurados do Prêmio Contigo! 2003, que ainda premiou duplamente Vladimir Brichta, como o melhor ator cômico e o melhor ator coadjuvante do ano.
Galeria de vídeos
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Clara (Helena Ranaldi) conhece Edu (Fábio Assunção) após salvá-lo de um acidente de carro.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Amelinha (Adriana Esteves) tenta convencer Edu (Fábio Assunção) a se mudar para Nova Aliança.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Matheus (Caio Blat) reclama do trabalho no bar e sua mãe, Esmeralda (Ângela Vieira), o incentiva a voltar a estudar.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) levam trote dos veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer).
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Edu (Fábio Assunção) e Clara (Helena Ranaldi) enfrentam João Mourão (Cláudio Marzo), que os expulsa de suas terras.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Lígia (Jussara Freire) revela para João Mourão (Cláudio Marzo) que Clara (Helena Ranaldi) é sua filha.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Osvaldo (Luiz Felipe Badin) conversa com Amelinha (Adriana Esteves), desmistificando questões relacionadas à síndrome de Down. Com Raimunda (Dill Costa).
''Coração de Estudante' (2002): cena do casamento de Edu (Fábio Assunção) e Clara (Helena Ranaldi), no capítulo final da novela.
''Coração de Estudante' (2002): cena em que Nélio (Vladimir Brichta) e Amelinha (Adriana Esteves) fazem as pazes, no final da novela.
Fontes