O reencontro de um casal separado na adolescência conduzia 'Começar de Novo' novela contemporânea inspirada em 'O Conde de Monte Cristo', romance de Alexandre Dumas. No eixo narrativo estão Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) e Letícia Pessoa (Natália do Vale), que se reveem após 30 anos. Filhos de famílias arqui-inimigas da fictícia cidade de Ouro Negro, eles foram vítimas, na juventude, de um complô arquitetado por Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia, que era contrária ao namoro da filha com o rapaz.
Miguel é filho de uma brasileira com um imigrante russo, Mikhail Karamazov (Celso Frateschi), que adquiriu várias terras em Ouro Negro e se transformou em um rico fazendeiro local. Mikhail, porém, nunca foi aceito pela elite da região, especialmente pelos Borges, que sempre dominaram Ouro Negro.
No passado, Letícia e Miguel resolveram enfrentar a oposição da família Borges e fugir. Inconformada, Lucrécia mandou seus capangas impedirem a fuga do casal. Miguel reagiu, foi ferido com um tiro na cabeça e levado quase morto para o hospital. Assim que souberam do fato, os pais de Miguel correram para o local, mas acabaram morrendo em um misterioso acidente. Temeroso pela vida do rapaz, Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz), amigo dos Karamazov, deixou que todos pensassem que Miguel tinha morrido e o levou para viver na Rússia. O acidente fez com que Miguel perdesse a memória e, aproveitando-se disso, Ivan decidiu esconder dele a verdade sobre sua história e providenciou uma nova identidade para o jovem, que passou a se chamar Andrei Ivanovitch.
Letícia e Anselmo se casam
Letícia sofreu muito pela morte de Miguel e sempre culpou a mãe por tudo o que aconteceu. Desencantada, acabou se casando com Anselmo (Werner Schünemann), melhor amigo de Miguel na adolescência, e teve dois filhos: o aventureiro Pedro (Vladimir Brichta) – que utiliza uma falsa identidade para participar de torneios de motocicleta, onde é conhecido como o audacioso Highlander – e o rebelde Abel (Eduardo Pires). Letícia, porém, nunca esqueceu seu grande amor. Além de sempre visitar o suposto túmulo de Miguel, ainda guarda a metade de uma medalha russa presenteada pelo ex-namorado. A outra metade ficou com Miguel.
Miguel se torna empresário na Rússia
Trinta anos depois do acidente, época em que se passa a trama, Andrei/Miguel é um homem viúvo, tem uma filha – Sonya (Fernanda Machado) – e se tornou um dos empresários mais poderosos da Rússia. Ele passa a ter estranhos pesadelos que revelam fatos de seu passado, como o dia em que a mãe lhe deu o medalhão ou quando levou um tiro. Em uma dessas lembranças, vê uma jovem ser levada por jagunços, mas não sabe de quem se trata. Ao conversar com o amigo Dimitri Nicolaievitch (Antonio Abujamra) sobre essas visões, conclui que deve ter deixado um grande amor para trás. Coincidentemente, surge uma oportunidade de fazer negócios com uma empresa de petróleo no Brasil. Ao ver as fotos da plataforma, Andrei/Miguel nota que uma mergulhadora traz ao pescoço a metade de um medalhão igual ao seu e fica intrigado. O russo não sabe, mas trata-se de Maria (Cássia Linhares), namorada de Pedro, o filho de Letícia. Pedro ofereceu o medalhão a Maria como presente de noivado.
Andrei/Miguel está decidido a descobrir o significado de seus pesadelos e resolve viajar ao Brasil. Ainda na Rússia, ele conhece a brasileira Júlia Moreno (Giselle Itié), com quem inicia um romance. Ela e o irmão, Carlos (Erik Marmo), são atores e estão no país participando de uma filmagem. Em dificuldades, os dois voltam ao Brasil junto com Andrei/Miguel e Dimitri. A essa altura, Andrei já descobriu que se chama Miguel Arcanjo, pois Ivan Mishkin, antes de morrer, entrega a ele seu diário com anotações sobre seu passado. Miguel, porém, prefere manter a identidade russa para não atrapalhar suas investigações.
Miguel reencontra Letícia em Ouro Negro
Andrei/Miguel vai parar na mesma cidade de onde partiu anos atrás. Sua chegada provoca muitas inquietações, ainda que ninguém desconfie de sua real identidade. Uma das mais curiosas em relação ao forasteiro é Lucrécia. Assim que Andrei/Miguel e Dimitri chegam a Ouro Negro, ela estranha o fato de dois russos estarem visitando a região e pede para que o inescrupuloso prefeito Ademar (Carlos Vereza), seu braço-direito, investigue a dupla. Além de Ademar, Lucrécia tem como forte aliado o filho Olavinho (Antonio Calloni) e o genro Anselmo, que é obrigado a se submeter às ordens da sogra porque está envolvido na trágica separação de Letícia e Miguel. Melhor amigo de Miguel na juventude e apaixonado por Letícia, foi ele quem denunciou a fuga do jovem casal.
O reencontro de Andrei/Miguel e Letícia se dá por acaso. Um não sabe quem o outro é, mas ambos ficam balançados, pois têm a sensação de já se conhecerem. Eles se aproximam aos poucos, sentindo-se cada vez mais atraídos. Quando o russo descobre toda a verdade sobre seu passado, decide se vingar de Lucrécia e seus aliados. Para tal, não pretende poupar ninguém, nem mesmo Letícia. Ele não perdoa o fato de ela ter se casado com Anselmo. No entanto, Andrei/Miguel ignora que Pedro é, na verdade, seu filho e que Letícia só se casou com Anselmo por imposição da mãe, já que estava grávida. Além disso, Letícia nunca soube das armações que a separaram de seu grande amor.
Andrei/Miguel reúne provas contra Lucrécia, Ademar, Olavinho e Anselmo – eles fazem contrabando em Ouro Negro –, e envolve uma série de personagens em seu plano de vingança. Mesmo apaixonado por Letícia, Andrei/Miguel não desiste de se vingar, o que retarda a união dos dois. Ele tenta se afastar da amada e acaba magoando muitas pessoas. O russo chega a armar um falso casamento com a extrovertida Gigi (Carolina Ferraz) para enganar seus opositores.
A punição de Lucrécia
No decorrer da trama, a vilã Lucrécia sofre um derrame e, mesmo depois de recuperada, continua a fingir que não anda e nem fala. A intenção é sensibilizar Letícia e fazer com que todos pensem que podem subestimar seu poder. A farsa vem à tona, mas Lucrécia continua com suas maldades. Entre seus planos maquiavélicos, manda atirarem em Anselmo para incriminar Andrei/Miguel.
O final de 'Começar de Novo' traz uma revelação para os personagens: Lucrécia e Mikhail, pai de Miguel, tiveram um romance no passado, e Olavinho é filho do russo. Como Mikhail se recusou a abandonar a mulher, Lucrécia se voltou contra a toda sua família e alimentou esse ódio ao longo dos anos.
Começar de Novo: A morte de Lucrécia
A vilã é punida no final da novela. Com a ajuda de Anselmo, que decide colaborar com Miguel para desmascará-la, Lucrécia e Ademar são presos. Os dois, no entanto, acabam inocentados por uma manobra jurídica, mas Lucrécia é morta por Ademar. Ele tenta fugir com a atriz e novo affaire Mérilin (Bel Kutner), mas é preso no aeroporto. Olavinho, que havia sido eleito prefeito de Ouro Negro, abre mão da prefeitura após descobrir as armações da mãe. Anselmo pede perdão a Letícia e a Miguel e decide viajar pelo mundo em um veleiro. Letícia e Miguel, que haviam se casado em uma cerimônia ortodoxa tradicional russa, terminam felizes.