MIGUEL ARCANJO / ANDREI IVANOVITCH (Marcos Paulo) – Há 30 anos, Miguel decidiu fugir com sua amada, Letícia (Natália do Vale), mas os planos do casal foram impedidos por Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe da jovem. Na emboscada armada pela vilã, Miguel foi ferido com um tiro na cabeça e levado quase morto para o hospital. Assim que souberam do fato, os pais de Miguel – uma brasileira e o imigrante russo Mikhail Karamazov (Celso Frateschi) – correram para o local, mas acabaram morrendo em um misterioso acidente. Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz), amigo dos Karamazov, deixou que todos pensassem que Miguel tinha morrido e o levou para a Rússia. Ivan aproveitou-se da perda de memória do rapaz e decidiu esconder dele tudo o que se passou. Além disso, providenciou uma nova identidade para o jovem, que passou a se chamar Andrei Ivanovitch. Trinta anos depois do acidente, época em que se passa a trama, Andrei/Miguel é um homem viúvo, tem uma filha – Sonya (Fernanda Machado) – e se tornou um dos empresários mais poderosos da Rússia. Ao retornar ao Brasil, descobre toda a verdade sobre sua história e conhece seu filho com Letícia, o jovem Pedro (Vladimir Brichta). O empresário rompe o romance com Júlia (Giselle Itié) para viver seu amor por Letícia. No decorrer da novela, descobre ter um meio-irmão: Olavinho (Antonio Calloni), filho de seu pai, Mikhail (Celso Frateschi), e Lucrécia.
LETÍCIA PESSOA (Natália do Vale) – Letícia é uma bela mulher de 47 anos quando a novela começa. Apesar da aparência frágil, dos traços delicados, é uma mulher forte, batalhadora e íntegra. Guarda no olhar e no sorriso certa tristeza, imperceptível para quem não conhece sua história. Isso só não escapa a seu marido Anselmo (Werner Schünemann). Até hoje ele mantém a esperança de que, um dia, Letícia esqueça totalmente o passado. A afeição de Letícia pelo marido está longe de ser o sentimento que ele esperava que ela lhe dedicasse. Ela nunca conseguiu esquecer Miguel Arcanjo (Marcos Paulo), seu amor da juventude. O casal foi separado há 30 anos, devido a um plano diabólico de Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia. Com Anselmo, com quem se casou apenas por pressão da mãe, Letícia teve Abel (Eduardo Pires). Do romance com Miguel, a protagonista gerou Pedro (Vladimir Brichta). Letícia é meia-irmã de Olavo (Antonio Calloni), filho de Lucrécia e Mikhail (Celso Frateschi), pai de Miguel.
SONYA MISHKIN (Fernanda Machado) – Sonya é filha do primeiro casamento de Miguel/Andrei (Marcos Paulo). Tem com o pai uma relação afetuosa, embora tenham vivido distantes a maior parte do tempo. Depois da morte da mãe, foi criada pelas mulheres da família, devido à vida atarefada do pai. Independente e de personalidade forte, não gosta de receber ordens de ninguém. Sempre se sentiu solidária com os problemas de identidade do pai e torce para que, um dia, ele descubra sua origem. Também por isso aceitou aprender português.
DIMITRI (Antonio Abujamra) – Dimitri Nicolaievitch é um homem mais velho, um intelectual excêntrico, boêmio e meio rebelde, que nutre grande fascínio pelo Brasil e por todas as coisas brasileiras, embora jamais tenha colocado os pés no país. Por isso não perde a chance de vir ao Brasil quando a oportunidade aparece. Tornou-se professor de russo de Miguel/Andrei (Marcos Paulo), quando ele chegou desmemoriado à Rússia. Na época, lecionava Língua Portuguesa em uma faculdade. Em pouco tempo, ficaram amigos, e Dimitri se tornou conselheiro de Andrei.
LUCRÉCIA BORGES (Eva Wilma) – Dona Lucrécia Borges é uma mulher muito prepotente, ambiciosa e calculista, que esconde, atrás da polidez com que trata as pessoas, um fino sarcasmo e uma absoluta falta de escrúpulos. Faz questão de cultivar a imagem de venerável senhora e, para isso, não hesita em se dizer extremamente religiosa. Vive ocupada em construir um imponente mausoléu para si mesma. Lucrécia nasceu em berço de ouro e orgulha-se da importância que sua família tem para a região. Teve dois filhos com o primeiro marido, Letícia (Natália do Vale) e Olavo (Antonio Calloni). Letícia foi educada com mais rigor, tendo sido preparada para seguir os passos da mãe. Olavo, por sua vez, é o queridinho de Lucrécia. A separação trágica de Miguel/Andrei (Marcos Paulo) e Letícia foi resultado de um plano arquitetado pela vilã. No final da novela, descobre-se que Lucrécia e Mikhail (Celso Frateschi), pai de Miguel, tiveram um romance no passado, e que Olavinho é filho do russo.
ANSELMO (Werner Schünemann) – Anselmo é casado com Letícia (Natália do Vale) e pai de Abel (Eduardo Pires). Pedro (Vladimir Brichta) foi criado como seu herdeiro, mas é, na verdade, filho de Miguel/Andrei (Marcos Paulo). Anselmo é filho do melhor pescador da região, tendo se tornado um próspero dono de uma empresa de pesca. É um homem de vida simples e de simples prazeres. Introvertido e de poucas palavras, gosta de ficar sozinho em seu barco ancorado no cais. É apaixonado por Letícia desde a adolescência e faz tudo para agradá-la. Por isso, sofre por saber que a mulher nunca esqueceu Miguel. É obrigado a se submeter às ordens da sogra, Lucrécia Borges (Eva Wilma), porque está envolvido na trágica separação de Letícia e Miguel. Melhor amigo do rapaz na juventude e apaixonado pela jovem, foi Anselmo quem denunciou a fuga do jovem casal.
PEDRO (Vladimir Brichta) – Boa pinta, porte atlético, esportivo e de perfil heroico e aventureiro. Sempre foi excelente nadador e se tornou um conceituado mergulhador em plataforma submarina de petróleo. Embora afável e simpático com todos, é um rapaz introvertido e de poucas palavras. Julga que seu pai Anselmo (Werner Schünemann) não gosta dele. No decorrer da novela, no entanto, descobre ser filho de Letícia (Natália do Vale) e Miguel/Andrei (Marcos Paulo), o que o torna apenas meio-irmão de Abel (Eduardo Pires), filho de Letícia e Anselmo. Pedro tem forte senso de justiça e está sempre tomando as dores dos mais fracos, o que, muitas vezes, faz com que se meta em algumas confusões. Quase como um super-herói de histórias em quadrinhos, tem uma identidade secreta: nos torneios de motocicleta, quando usa uma moto reformada por ele, o jovem é conhecido como Highlander. Nas competições, ninguém sabe seu nome verdadeiro. No início da novela, pede Maria (Cássia Linhares) em casamento. Após sofrer um grave acidente e ser salvo por São Miguel Arcanjo, rompe o noivado e envolve-se com Júlia (Giselle Itié), antes de interessar-se por Gigi (Carolina Ferraz), com quem termina a novela.
MARIA (Cássia Linhares) – Mulher bonita, atlética e campeã de mergulho. Trabalha como mergulhadora em uma plataforma de petróleo, ao lado do noivo Pedro (Vladimir Brichta), e controla robôs submarinos. Mora sozinha desde que o pai faleceu. Cresceu com total liberdade, como se fosse um garoto, e tem certa dificuldade em conviver com as outras moças de Ouro Negro, pois as considera mimadas e mal preparadas para a vida. Cabeça dura, sem papas na língua, mesmo assim é muito respeitada e adorada pela comunidade da plataforma. Maria disfarça o ciúme que sente de Pedro e, no fundo, sabe que nenhuma rival é ameaça para ela. Sua segurança só é abalada com a chegada de Júlia (Giselle Itié) a Ouro Negro. O rapaz, no entanto, termina a novela com Gigi (Carolina Ferraz).
ABEL (Eduardo Pires) – Filho de Anselmo (Werner Schünemann) e Letícia (Natália do Vale) e meio-irmão de Pedro (Vladimir Brichta). Abel é um jovem bonito e de caráter um tanto quanto duvidoso. Faz enorme sucesso com as moças da cidade, só que tem algo de diabólico no sorriso e no olhar. É rebelde e ressentido com a mãe, porque acha que ela trata melhor seu irmão mais velho. Por conta disso, gosta de provocar Pedro, que tem muita paciência com ele. Abel é péssimo aluno e lidera um grupo de garotos arruaceiros. Muitas vezes, suas brincadeiras de mau gosto acabam na delegacia da cidade. É muito ligado à avó, Lucrécia (Eva Wilma).
GIGI (Carolina Ferraz) – Ex-milionária que chega a Ouro Negro fugindo de cobranças de dívidas deixadas pelo marido, Johnny (Dalton Vigh), e se apaixona por Pedro (Vladimir Brichta).
OLAVINHO (Antonio Calloni) – Olavo é um arremedo de poeta e de casanova, excessivamente mimado pela mãe Lucrécia (Eva Wilma) e pela esposa Lúcia (Luiza Tomé), que não enxergam seus defeitos. As duas disputam a sua atenção e seus carinhos. É imaturo, infantil e, a todo momento, procura refúgio no colo da mãe. Só não desconfia ser filho de Mikhail (Celso Frateschi), pai de Miguel/Andrei (Marcos Paulo). Não é uma pessoa de caráter, mas julga ter uma alma sensível e acredita ser um grande poeta, esperançoso de, um dia, ser famoso. Ajuda a matriarca a gerir os negócios, mas sozinho faz tudo errado. Vive uma vida dupla, pois não se afastou de Aída (Lilia Cabral), seu verdadeiro amor. Nunca a assumiu, pois sabe que sua mãe jamais aceitaria vê-lo ao lado da filha da ex-governanta da família. Apesar disso, mantém o romance com Aída desde a juventude. É pai de Teca (Juliana Lohmann) e Kiko (Rafael Ciane). No decorrer da novela, Aída descobre que o filho que teve com Olavinho, que pensara ter morrido, foi vendido por Lucrécia ainda recém-nascido. Nem ela nem Olavinho suspeitavam que o menino estivesse vivo. Trata-se de Mário (Bruno Pereira), que foi adotado pelo milionário Péricles (Odilon Wagner) e sua mulher.
LÚCIA (Luiza Tomé) – Mulher de Olavinho (Antonio Calloni), mãe de Teca (Juliana Lohmann) e Kiko (Rafael Ciane) e irmã de Linda (Ana Roberta Gualda). Apaixonou-se por Olavinho de modo fulminante. Casou-se com ele, mas não sabia que teria de enfrentar a arrogância de Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe do rapaz. Desde o primeiro momento, Lucrécia deixou bem claro para Lúcia quem tem as rédeas da situação. E a rivalidade entre as duas só faz crescer com o passar do tempo, embora convivam de forma cordial. Lúcia é uma mãe relapsa, porque passa a maior parte do tempo pensando em como pode provocar Olavinho. Dá a maior atenção às poesias do marido e nem suspeita de seus casos extraconjugais.
TECA (Juliana Lohmann) – Aos 15 anos, Teca, irmã de Kiko (Rafael Ciane), é aquela garota considerada perfeita: está sempre impecável, é excelente aluna, delicada com todo mundo e tem uma enorme paciência com os pais, Olavinho (Antonio Calloni) e Lúcia (Luiza Tomé), e com a avó, Lucrécia (Eva Wilma). Teca é tão apaixonada pelo namorado Betinho (Kayky Brito) que não percebe que Lucas (Guilherme Bernard), amigo dele, é apaixonado por ela.
KIKO (Rafael Ciane) – Filho de Olavinho (Antonio Calloni) e Lúcia (Luiza Tomé), irmão caçula de Teca (Juliana Lohmann) e neto de Lucrécia (Eva Wilma). É um menino esperto e sabe lidar muito bem com as vontades da avó e da mãe, que a cada hora lhe ensinam coisas diferentes, quase opostas. Está sempre com Pepê (Pedro Malta), seu melhor amigo, curtindo aventuras na fazenda Woodstock.
LINDA (Ana Roberta Gualda) – Linda Flor de Linhares tem 25 anos e é a irmã mais nova de Lúcia (Luiza Tomé). Cuidou do pai, um importante coronel do Nordeste, até a sua morte e então veio morar com a irmã, de quem virou confidente. É bastante dedicada aos sobrinhos Teca (Juliana Lohmann) e Kiko (Rafael Ciane), e eles a adoram. Considera-se feia e acostumou-se a ouvir que não poderia haver nome mais errado para ela. É completamente apaixonada por Rico (Felipe Folgosi), o bonitão da cidade.
BRANCA (Manuela do Monte) – Branca Neves é enteada da poderosa Lucrécia Borges (Eva Wilma), que a trata como criada. É ingênua, romântica e bela, mas vive mal arrumada. Branca ficou órfã cedo e se apegou à madrasta, que ficou ainda mais rica depois da morte do pai da menina. Após o episódio, Branca passou a ser tratada como criada e a fazer o serviço pesado da casa. A jovem se diverte com seus dois hamsters, Godô e Fredô. Além disso, é apaixonada por Rico (Felipe Folgosi), preparador físico de um spa.
AÍDA (Lilia Cabral) – Dona do spa Dona Esmeralda e amante de Olavinho (Antonio Calloni). Ao contrário do que pensa Lúcia (Luiza Tomé), Aída foi a primeira mulher a descobrir as qualidades impublicáveis de Olavinho. Morou na mansão dos Borges enquanto sua mãe era governanta da família. Quando Lucrécia descobriu que ela e o filho estavam apaixonados, colocou-a na rua junto com a mãe, tendo oferecido muito dinheiro para que fossem para longe. Aída casou-se com um homem rico e herdou o spa de Ouro Negro e uma pequena fortuna. Aída é uma pessoa inteligente, de bom coração e se torna amiga de Andrei/ Miguel (Marcos Paulo). No decorrer da novela, descobre que o filho que teve com Olavinho, que pensara ter morrido, foi vendido por Lucrécia ainda recém-nascido. Trata-se de Mário (Bruno Pereira), que foi adotado pelo milionário Péricles (Odilon Wagner) e sua mulher.
MÁRIO (Bruno Pereira) – Sempre disputa com Betinho (Kayky Brito) a liderança da turma. Ainda assim, admira o rival. É bonito, atlético, às vezes simpático, às vezes um pouco grosso. É obsessivo e quer sempre ser o melhor em tudo. Tudo sobre ele é misterioso: onde mora, onde estuda, quem são seus pais. No decorrer da novela, Mário descobre ser filho de Aída (Lilia Cabral) e Olavinho (Antonio Calloni). O casal achava que o menino tinha morrido, mas, na verdade, foi vendido por Lucrécia ainda recém-nascido e adotado pelo milionário Péricles (Odilon Wagner) e sua mulher.
VÓ DOIDONA (Marília Pêra) – Marlene Emilinha da Silva Teles assumiu a identidade de Janis no final da década de 1960 e usa trajes hippies até hoje. É doce, desligada, engraçada, tem maneiras de mocinha e alma de criança. Vó Doidona gosta de tudo que remeta à vida em outros planetas ou galáxias e afirma que já foi abduzida por alienígenas. Mora no Sítio Woodstock com Vô Doidão (Luis Gustavo), onde vivem do que plantam e colhem. Tiveram um único filho, que batizaram de Sidarta Gautama (Cássio Gabus Mendes). Por trás de seu jeito avoado, é uma pessoa inteligente e perspicaz, que vive dando conselhos e cuida com muito carinho de sua família. Ela adora os netos Pepê (Pedro Malta) e Betinho (Kayky Brito).
VÔ DOIDÃO (Luis Gustavo) – Glauco Oliveira, um senhor engraçado e boa gente, vive como nos anos 1970 e gosta de ser chamado de Elvis. Mora com Vó Doidona (Marília Pêra) no Sítio Woodstock e conta com a ajuda de Xavier (Toni Tornado), que evita que os dois morram de fome. Doidão tem adoração por Doidona e também pelos netos Pepê (Pedro Malta) e Betinho (Kayky Brito), filhos de Sidarta (Cássio Gabus Mendes). A rádio Woodstock de Doidão é um grande atrativo na novela. Ele é o locutor “faz-tudo”: transmite notícias, cuida da sonoplastia, comenta fatos, faz fofocas e dá boas cochiladas com os programas no ar. Doidão tem um telescópio no alto da casa, de onde costuma observar o céu. Até hoje morre de ciúmes de Doidona. O fogo do amor do casal resistiu ao tempo, para grande espanto do filho careta.
CARLOS (Erik Marmo) – Irmão de Júlia Moreno (Giselle Itié). É um jovem muito bonito e sedutor, por isso faz enorme sucesso com as mulheres. Só não admite ficar preso a uma só. É criativo, talentoso, fotógrafo de profissão, mas avesso a esforço e trabalho. O rapaz, preguiçoso e malandro, vive de pequenos golpes, aos quais chama de “ganha-pão”, pois só lança mão deles quando não tem o que comer. Ama Júlia de coração, mas não hesita em colocá-la em situações complicadas quando seu faro detecta a possibilidade de ganhar um bom dinheiro. Para tentar melhorar definitivamente de vida, Carlos tenta tirar dinheiro de Miguel/Andrei (Marcos Paulo), aproveitando-se do namoro da irmã com o empresário. Só tem a chance de redenção ao conhecer a filha de Miguel/Andrei, Sonya (Fernanda Machado).
JÚLIA (Giselle Itié) – Júlia Moreno é o nome artístico de Giulia Magnani, uma jovem atriz em busca de reconhecimento. A jovem parece ser frágil, provocando nos homens a vontade de protegê-la, mas não é nenhuma coitadinha. É, ao mesmo tempo, maliciosa e ingênua; esperta e cabeça de vento; desastrada e muito charmosa; involuntariamente cômica e, muitas vezes, comovente. Júlia vive na busca infrutífera do sucesso, esperando sempre a oportunidade que nunca chega. Enquanto isso, ela e o irmão Carlos (Erick Marmo) vão sobrevivendo. Os dois ficaram órfãos cedo, o que fez com que se unissem. Carlos apresenta à irmã um produtor russo, e ela aceita ir para a Rússia fazer um filme. Lá conhece Andrei (Marcos Paulo), por quem se apaixona perdidamente. No decorrer da novela, envolve-se com Pedro (Vladimir Brichta).
SIDARTA GAUTAMA (Cássio Gabus Mendes) – Médico de Ouro Negro e do spa Esmeralda. Tem um casamento feliz com a nutricionista Isadora (Carolina Aguiar), que também trabalha no spa. O casal tem dois filhos, Pepê (Pedro Malta) e Betinho (Kayky Brito). Sidarta tem horror ao próprio nome e exige que todos o chamem de Sid. É filho de Vó Doidona (Marília Pêra) e Vô Doidão (Luis Gustavo), que o batizaram como Sidarta Gautama para homenagear o líder espiritual hindu. Ao contrário dos pais, Sid é careta e excessivamente preocupado. Embora viva às turras com o pai, preocupa-se com ele, mas é pela mãe que tem sua maior paixão. Como os pais são desligados, contratou Xavier (Toni Tornado) para tomar conta deles. No decorrer da história, descobre que Dandara (Stephany Brito) é sua filha, fruto de uma relação com uma hippie, com quem se envolveu em sua despedida de solteiro. Ele não sabia da existência da menina, e a descoberta resulta em conflitos no seu casamento, já que Isadora não perdoa a traição. Dandara, porém, acaba sendo acolhida pela família.
ISADORA SILVEIRA (Carolina Aguiar) – É o ideal de mulher moderna: trabalha duro e ainda cuida da família com enorme dedicação. Ama o marido Sid (Cássio Gabus Mendes) e os filhos Pepê (Pedro Malta) e Betinho (Kayky Brito). Faz malabarismos para harmonizar a relação de Sid com os pais, chamados pelas crianças de Vó Doidona (Marília Pêra) e Vô Doidão (Luis Gustavo). Gosta dos sogros e também é querida por eles. Trabalha como nutricionista no spa Esmeralda e adora o que faz. É grande amiga de Letícia (Natália do Vale).
PEPÊ (Pedro Malta) – Tem 9 anos, é o filho caçula de Sidarta (Cássio Gabus Mendes) e Isadora (Carolina Aguiar) e irmão de Betinho (Kayky Brito). É um menino esperto e de fabulosa imaginação. Pepê adora computador e é capaz de ficar dias jogando videogame, de preferência com temas de ficção científica. É muito apegado a seus avós, Vó Doidona (Marília Pêra) e Vô Doidão (Luis Gustavo), o que deixa seu pai irritado. Após ouvir as histórias de sua avó sobre discos voadores, passa a contar, com todos os detalhes, que também viu um. Ele acredita ainda mais em extraterrestres quando uma família de cientistas se muda para Ouro Negro. Pepê acha que a esquisita família é de marcianos.
BETINHO (Kayky Brito) – Filho de Sidarta (Cássio Gabus Mendes) e Isadora (Carolina Aguiar) e irmão de Pepê (Pedro Malta). Betinho é o galã juvenil de Ouro Negro. Namora Teca (Juliana Lohmann), mas dá em cima de todas as meninas da cidade. É um ótimo atleta – seja em skate, futebol ou bicicleta –, mas péssimo aluno. Sem a ajuda da namorada Teca e do irmão Pepê, não passaria de ano, mais por preguiça do que por falta de inteligência. Fala errado, parece burro e superficial, o que enlouquece o pai. É do tipo que faria qualquer coisa por sua família.
DANDARA (Stephany Brito) – Dandara chega a Ouro Negro de carona, trazendo apenas uma mochila como bagagem e se tornando fonte de admiração e curiosidade. A menina anda descalça pelas ruas, mas coberta de lindas bijuterias que fazem dela uma princesa. Tem um sorriso discreto e franco e não gosta de falar de si. É acolhida no sítio Woodstock e se apaixona por Abel (Eduardo Pires), mesmo sabendo da fama de arruaceiro do rapaz. No decorrer da história, Sid (Cássio Gabus Mendes) descobre que Dandara é sua filha, fruto de uma relação, em sua despedida de solteiro, com uma hippie.
TENÓRIO (Carmo Dalla Vechia) – Também conhecido como Cabo Tenório, por seu passado militar, é o motorista, segurança e capanga do prefeito Ademar (Carlos Vereza). É um homem de poucas palavras e que obedece cegamente ao chefe. É narcisista, usa um bigode bem cuidado e óculos escuros, e está sempre de terno. Vive em conflito com o delegado Moacir (Gustavo Melo), pois ele não se cansa de investigar as atividades de Ademar. Tenório vive um caso com Simone (Maria Clara Mattos).
SIMONE PEREIRA (Maria Clara Mattos) – Simone parece ser o exemplo da funcionária perfeita: é prestativa, eficiente e tem um excelente senso de oportunidade. Trabalha com Aída (Lilia Cabral) no spa, onde mora, e é considerada pela chefe seu braço-direito. Preocupa-se em manter sua imagem e, por isso, esconde segredos, como o caso que mantém com Tenório (Carmo Dalla Vechia), o capanga-motorista do prefeito Ademar (Carlos Vereza), de quem morre de ciúmes.
ADEMAR (Carlos Vereza) – Ademar é um crápula. Apesar da boa aparência, seu mau-caráter o torna uma pessoa feia e desagradável. É um novo-rico vulgar e prepotente. Trata mal seus subordinados e é servil para com seus superiores. Ademar subiu na vida graças a maquinações, golpes e traições. Tornou-se prefeito corrupto de Ouro Negro e marionete nas mãos de Lucrécia (Eva Wilma). Desconta em sua segunda esposa, Carmem (Paloma Duarte), bem mais jovem que ele, as humilhações que sofre de Lucrécia. Praticamente comprou a noiva dos pais e só vê nela um objeto para reprodução, afinal quer um “herdeiro macho”. Ademar foi amigo de infância de Miguel/Andrei (Marcos Paulo), já que seus pais trabalhavam na fazenda dele.
MURILO (Max Fercondini) – Murilo luta para subir na vida com muito esforço e estudo. É sobrinho do prefeito Ademar (Carlos Vereza), com quem mora desde que veio estudar em Ouro Negro. Sofre com o tratamento seco do tio, que só lhe dá casa e comida. Sobrevive com o pouco dinheiro que seu pai lhe envia. Sente-se um tanto deslocado em Ouro Negro, especialmente por conta da hostilidade de Abel (Eduardo Pires), chefe da gangue local.
CARMEM (Paloma Duarte) – Segunda e jovem esposa de Ademar (Carlos Vereza). Carmem é uma mulher meiga, frágil e esmagada pela prepotência do marido. De origem humilde, está acostumada a uma vida difícil e cheia de privações e, por isso, aceita sem questionar as exigências e os maus-tratos de Ademar. Sua única amiga é Isadora (Carolina Aguiar). Quer muito ter um filho, mas não consegue engravidar, o que deixa Ademar inconformado. É uma mulher sonhadora e tenta escapar da dura realidade por meio da televisão, especialmente através de um seriado de TV, onde atua seu ídolo, o famoso galã Artur Rios (Eduardo Galvão). Ele representa tudo o que ela sempre sonhou. O ciumento Ademar não permite que ela saia de casa, o que faz com que ela se contente com a única janela possível: a televisão.
ROSÁRIO (Rosane Gofman) – É empregada de Ademar (Carlos Vereza) há muitos anos. Dura e mal-amada, despeja sua amargura em Carmem (Paloma Duarte), a quem tem aversão, e em Murilo (Max Fercondini), sobrinho de Ademar. Está sempre espionando pelos cantos, para depois contar tudo para o patrão. Tem interesse em Tenório (Carmo Dalla Vecchia), mas sabe que jamais vai conseguir dele mais do que um olhar distraído.
ARTUR RIOS/ PAULO ROBERTO (Eduardo Galvão) – Ator de teatro e galã de televisão, Artur é o protagonista do seriado de sucesso 'Eu Amo Rita', no qual faz o papel de Paulo Roberto, um homem atraente, fiel, amoroso e apaixonado pela mulher Rita (Bel Kutner). O personagem é o protótipo do marido ideal. Na vida real, entretanto, Artur é um mulherengo, sedutor, deslumbrado consigo mesmo e com a fama. Tem um grande fã clube feminino, composto de telespectadoras apaixonadas. Nem sabe que é tão querido pela sonhadora e carente Carmem (Paloma Duarte).
MÉRILIN MONTEIRO/ RITA (Bel Kutner) – Atriz de sucesso, Mérilin interpreta Rita no famoso seriado 'Eu Amo Rita', ao lado do galã Artur Rios (Eduardo Galvão). Os dois acabam se apaixonando no primeiro beijo técnico e vivem um romance estrondoso. Quando a paixão acaba, eles têm de continuar a contracenar como o casal amoroso de sempre, já que as fãs acreditam piamente que o amor existe e que eles vivem um mar de rosas na vida real. Nos momentos em que estão sós, no entanto, Artur e Mérilin deixam claro que se detestam. O único problema é que Mérilin é exatamente o oposto de sua personagem na TV. O que Rita tem de doce e suave, Mérilin tem de mau-caráter, vulgar e fria.
XAVIER (Toni Tornado) – É um homem forte, bem-humorado e com coração enorme. Foi contratado pelo preocupado doutor Sid (Cássio Gabus Mendes) para cuidar de Vó Doidona (Marília Pêra) e Vô Doidão (Luis Gustavo). É Xavier quem, por exemplo, paga as contas e faz os consertos necessários no sítio deles. Xavier e Doidona implicam o tempo todo um com o outro, mas se adoram. Ele mora até hoje com a filha Joana (Solange Couto) e o genro Pimenta (Antônio Pedro). Seu grande orgulho é o neto Moacir (Gustavo Melo).
JOANA (Solange Couto) – Uma mulher bonita e cheia de vida, à beira dos 50 anos. É filha de Xavier (Toni Tornado) e casada com o consagrado médico Pimenta (Antônio Pedro), que trabalha na plataforma de petróleo e é muito respeitado por toda a comunidade. É mãe de Moacir (Gustavo Melo) e gerencia o Diner de Letícia (Natália do Vale). Na adolescência, foi o cupido de Letícia e Miguel/Andrei (Marcos Paulo).
DOUTOR PIMENTA (Antônio Pedro) – Eustáquio Pimenta é uma pessoa boa e bem- humorada, mas faz o gênero ranzinza. É médico da plataforma de petróleo, pai de Moacir (Gustavo Melo) e genro de Xavier (Toni Tornado). Justamente pela grande diferença de idade, tem ciúmes terríveis de sua esposa Joana (Solange Couto), a quem adora e por quem sente uma enorme atração. Fantasia infidelidades dela quando embarca para a plataforma, mas as brigas dos dois sempre acabam em beijos e carinhos.
MOACIR (Gustavo Melo) – Filho de Joana (Solange Couto) e Pimenta (Antônio Pedro) e neto de Xavier (Toni Tornado). Moacir é o delegado de Ouro Negro. Tem excelente caráter e uma integridade a toda prova. Apesar da responsabilidade de sua função e da dedicação com que a exerce, é um sujeito alegre, bem-humorado e muito querido na cidade. Às vezes bate de frente com o prefeito Ademar (Carlos Vereza) e com Dona Lucrécia (Eva Wilma). Há anos é noivo de Eurídice (Isabel Fillardis), com quem marca e desmarca o casamento, por não aguentar o terrível gênio da moça. Acaba se apaixonando pela misteriosa Elvira (Thalma de Freitas).
ELVIRA (Thalma de Freitas) – Bela e misteriosa forasteira, que chama a atenção de todos ao chegar a Ouro Negro para trabalhar na loja do prefeito Ademar (Carlos Vereza). É uma mulher discreta, educada e mantém distância dos homens da cidade. Por conta disso, torna-se o foco da atenção deles. Mas Elvira deixa claro que tem um noivo em São Paulo. Aos poucos, consegue ser respeitada na cidade e conquista o coração do delegado Moacir (Gustavo Melo).
JAIRO (Maurício Gonçalves) – É chefe da plataforma de petróleo e um excelente geólogo. Vem de uma família humilde e unida. Disciplinado, metódico, justo e competente, desde cedo aprendeu que é com esforço próprio que se vencem os obstáculos. Casou-se com Margarida (Nívea Helen), sua primeira namorada. É o chefe benevolente de Pedro (Vladimir Brichta) e Maria (Cássia Linhares) e também amigo e confidente de Pimenta (Antônio Pedro). Quando em terra, vive um problema: como passa boa parte do tempo embarcado, ao voltar para a família, sente-se, às vezes, desligado do dia a dia de sua própria casa. Mas a verdade é que os filhos Lucas (Guilherme Bernard) e Dudu (Ramon Francisco) sentem uma imensa falta do pai.
MARGARIDA (Nívea Helen) – Mulher de Jairo (Maurício Gonçalves) e mãe de Lucas (Guilherme Bernard) e Dudu (Ramon Francisco). É bonita, bem-humorada, cheia de vida e bem conservada em seus 40 anos. Veio de uma família de classe média e hoje trabalha como diretora do grupo escolar de Ouro Negro. Foi a primeira namorada de Jairo e, tendo se encantado com sua coragem e determinação, tornou-se a grande responsável pela ascensão profissional do marido. Está sempre atenta às necessidades de sua família. Na escola, também é carinhosa, mas firme, já que é adepta da disciplina bem dosada.
LUCAS (Guilherme Bernard) – Lucas é o filho mais velho de Margarida (Nívea Helen) e Jairo (Maurício Gonçalves) e irmão de Dudu (Ramon Francisco). Aos 15 anos, é atlético e esportista, mas também introvertido e sensível. Seu visual é considerado radical para uma cidade pequena. É visto como esquisito, mas as pessoas o respeitam. Lucas joga futebol muito bem e tem grande admiração por Betinho (Kayky Brito), o craque da cidade. Quando estão em times diferentes, o duelo entre os dois faz a galera vibrar. Gentil e reservado, Lucas tem um segredo que esconde até de si mesmo: é apaixonado por Teca (Juliana Lohmann), a namorada de Betinho.
DUDU (Ramon Francisco) – Filho caçula de Margarida (Nívea Helen) e Jairo (Maurício Gonçalves) e irmão de Lucas (Guilherme Bernard). Por ser o mais novo, é mimado por todos. É um menino sabido e consegue tudo o que quer com seu jeitinho engraçado. Está sempre enturmado nas brincadeiras de Pepê (Pedro Malta) e Kiko (Rafael Ciane). Não tem medo de nada e é capaz de colocar meio palmo de língua para fora caso seja contrariado. A única pessoa que o coloca de castigo é Margarida, que consegue, a duras penas, resistir ao charme do filho.
Família Estrela
DR. ESTRELA (Guilherme Piva) – O esquisitíssimo biólogo Márcio Estrela chega a Ouro Negro com sua mulher Anita (Betty Gofman) e sua filha Márcia Anita (Luma Costa). Eles se mudam para a mesma rua de Pepê (Pedro Malta), que acha que os membros da família são alienígenas. Estrela é atrapalhado e não presta atenção nem mesmo no par de sapatos que está calçando.
DRA. ANITA ESTRELA (Betty Gofman) – Casada com Estrela (Guilherme Piva) e mãe de Márcia (Luma Costa). A botânica usa roupas engraçadas e nada convencionais. Assim como o marido e a filha, também vai causar estranheza em muitas pessoas da cidade. Pepê (Pedro Malta) acha que os membros da família são alienígenas.
MÁRCIA ANITA (Luma Costa) – Filha de Estrela (Guilherme Piva) e Anita (Betty Gofman). É uma adolescente diferente, que se veste de um jeito extravagante, muito à frente de seu tempo. Inteligentíssima, logo que chega a Outro Negro torna-se a primeira da classe. Gosta de Betinho (Kayky Brito) de cara e conquista o coração dele, para desespero de Teca (Juliana Lohmann). Nas fantasias de Pepê (Pedro Malta), ela é o disfarce terráqueo da princesa marciana Amla.
Spa Esmeralda
EURÍDICE (Isabel Fillardis) – Massagista do spa. É trabalhadora, esforçada, desinibida e tem personalidade extrovertida. Seria a mulher perfeita se, além disso, não tivesse o pavio curtíssimo. Mesmo assim, é muito popular na cidade por conta de sua simpatia. Ela acredita que Moacir (Gustavo Melo) seja o amor de sua vida e faz tudo para desencalhar: promessas, rezas, juras, mas nada adianta. Os dois estão noivos há anos, mas ele não aguenta o terrível gênio da noiva e vive desmarcando o casamento.
RICO (Felipe Folgosi) – Preparador físico do spa Dona Esmeralda. O atleta e motoqueiro é um rapaz forte, belo e tolo. Só pensa em esculpir o próprio corpo, mas nunca foi de briga. Mudou-se para Ouro Negro para fugir de uma moça que engravidou em São Paulo. O emprego de treinador no Spa Esmeralda, portanto, caiu do céu para ele. Como está duro e é um malandro, planeja dar o golpe do baú.