Por Memória Globo

Gianne Carvalho/Globo

O reencontro de um casal separado na adolescência conduzia 'Começar de Novo'. No eixo narrativo estão Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) e Letícia Pessoa (Natália do Vale), que se reveem passados 30 anos. Filhos de famílias arqui-inimigas da fictícia cidade de Ouro Negro, eles foram vítimas, na juventude, de um complô arquitetado por Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia. Miguel é filho de uma brasileira com um imigrante russo, Mikhail Karamazov (Celso Frateschi), que adquiriu várias terras em Ouro Negro e se transformou em um rico fazendeiro local. Mikhail, porém, nunca foi aceito pela elite da região, especialmente pelos Borges, que sempre dominaram Ouro Negro. No passado, Letícia e Miguel resolveram enfrentar a oposição da família Borges e fugir. Inconformada, Lucrécia mandou seus capangas impedirem a fuga do casal. Miguel reagiu, foi ferido com um tiro na cabeça e levado quase morto para o hospital. Temeroso pela vida do rapaz, Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz), amigo dos Karamazov, deixou que todos pensassem que Miguel tinha morrido e o levou para viver na Rússia.

Autoria: Antonio Calmon e Elizabeth Jhin | Escrito por: Álvaro Ramos, Eliane Garcia, Lílian Garcia, Mauro Wilson, Leandra Pires, Maria Helena Nascimento e Márcia Prates | Direção: Marcelo Travesso, Gustavo Fernandes, Edson Spinello e Paulo Silvestrini | Direção-geral: Carlos Araújo e Luís Henrique Rios | Direção de núcleo: Marcos Paulo | Período de exibição: 30/08/2004 – 16/04/2005 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 196

Abertura da novela Começar de Novo (2004).

Abertura da novela Começar de Novo (2004).

TRAMA PRINCIPAL

Letícia sofreu muito pela morte de Miguel e sempre culpou a mãe por tudo o que aconteceu. Desencantada, acabou se casando com Anselmo (Werner Schünemann), melhor amigo de Miguel na adolescência, e teve dois filhos: o aventureiro Pedro (Vladimir Brichta) – que utiliza uma falsa identidade para participar de torneios de motocicleta, onde é conhecido como o audacioso Highlander – e o rebelde Abel (Eduardo Pires). Letícia, porém, nunca esqueceu seu grande amor. Além de sempre visitar o suposto túmulo de Miguel, ainda guarda a metade de uma medalha russa presenteada pelo ex-namorado. A outra metade ficou com Miguel.

Werner Schünemann e Natália do Vale em Começar de Novo, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

TRAMAS PARALELAS

Elvis (Luis Gustavo) e Janis (Marília Pêra), mais conhecidos como Vô Doidão e Vó Doidona, formaram uma dupla de sucesso na novela. Os dois vivem no sítio Woodstock, onde levam uma vida alternativa nos moldes dos hippies da década de 1970. Elvis é locutor e “faz-tudo” da rádio Woodstock – toca músicas, transmite notícias, comenta fatos, faz fofocas e é responsável pela sonoplastia. Janis, desligada e com alma de criança, gosta de tudo que se refere à vida em outros planetas e galáxias.

Marília Pera e Luis Gustavo em Começar de Novo, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

PERSONAGENS

Olavinho (Antonio Calloni) é um arremedo de poeta e de casanova, excessivamente mimado pela mãe Lucrécia (Eva Wilma) e pela esposa Lúcia (Luiza Tomé), que não enxergam seus defeitos. As duas disputam a sua atenção. É imaturo, infantil e, a todo momento, procura refúgio no colo da mãe. Ajuda a matriarca a gerir os negócios, mas sozinho faz tudo errado. Vive uma vida dupla, pois não se afastou de Aída (Lilia Cabral), seu verdadeiro amor. É pai de Teca (Juliana Lohmann) e Kiko (Rafael Ciane).

Antônio Calloni e Luiza Tomé em Começar de Novo, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

BASTIDORES

As primeiras cenas da novela foram gravadas em Moscou e São Petersburgo, na Rússia, com a participação dos atores Marcos Paulo, Giselle Itié, Erik Marmo e Antonio Abujamra. Durante duas semanas, 16 profissionais brasileiros – entre técnicos, produtores de arte, figurinistas, maquiadores e diretores – contaram com o apoio de uma equipe russa para gravar cerca de 80 cenas.

Marcos Paulo e Antonio Abujamra em Começar de Novo, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

TRILHA SONORA

No CD nacional, Caetano Veloso regravou 'Feelings', de Morris Albert, que virou tema de Andrei/Miguel (Marcos Paulo) e Letícia (Natália do Vale). Fábio Jr. cantou uma versão mais romântica de 'Volta', de Lupicínio Rodrigues, tema de Andrei/Miguel. A produção musical da novela foi assinada por Mú Carvalho. A canção 'Mantra', parceria de Nando Reis e Arnaldo Antunes, fez parte da trilha da novela e teve a participação especial do grupo Hare Krishnas.

Marcos Paulo e Natália do Vale em Começar de Novo, 2004 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

Temas sociais, políticos e educacionais foram destaque na novela. Falou-se da falta de ética na política e de contrabando, transmitiram-se noções de higiene e abordaram-se os cuidados necessários na gravidez. Através de Vó Doidona (Marília Pêra), a novela mostrou, ainda, as formas de detecção e tratamento do câncer no colo do útero.

CENAS MARCANTES

Cena em que Elvis (Luis Gustavo) e Janis (Marília Pêra) apresentam seu programa, Woodstock.

Cena em que Elvis (Luis Gustavo) e Janis (Marília Pêra) apresentam seu programa, Woodstock.

Cena em que Aninha (Marina Ruy Barbosa) salva Miguel (Marcos Paulo). Com Letícia (Natália do Vale).

Cena em que Aninha (Marina Ruy Barbosa) salva Miguel (Marcos Paulo). Com Letícia (Natália do Vale).

Cena em que Lucrécia (Eva Wilma) é assassinada por Ademar (Carlos Vereza).

Cena em que Lucrécia (Eva Wilma) é assassinada por Ademar (Carlos Vereza).

Fontes

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Antonio Calmon (30/06/2008), Eva Wilma (26/05/2010), Helena Gastal (30/05/2006), Lilia Cabral (22/06/2009), Luis Gustavo (27/06/2005), Marcos Paulo (27/03/2006); Boletim de programação da Rede Globo: 07/2004, 08/2004, 09/2004, 10/2004, 11/2004, 12/2004, 01/2005, 02/2005, 03/2005, 04/2005; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; ANTUNES, Elizabeth. “Foi a novela mais difícil que eu fiz na minha vida” In: O Globo, 03/04/2005; GONZALEZ, Amélia. “Marcos Paulo riu. Ali a novela começou mesmo” In: O Globo, 2/09/2004; “Hepatite tira Vladimir Brichta da novela das sete” In: Jornal da Tarde, 02/03/2005; “Mandato tampão” In: O Dia, 04/12/2004; MIRANDA, Débora. “Recomeços até o fim” In: Agora, 05/04/2005; MOUSSE, Simone. “Anjo misterioso na trama das sete” In: Diário São Paulo, 19/01/2005; MOUSSE, Simone. “Despedida antes do capítulo final” In: Diário de São Paulo, 15/02/2005; MOUSSE Simone. “Mande notícias do mundo de lá” In: O Globo, 13/02/2005; MOUSSE, Simone. “Participações ilustres para colorir a trama” In: O Globo, 30/01/2005; “Novela ou zoológico?” In: Agora, 21/09/2004; SILVA, Beatriz Coelho. “‘Começar de novo’ prioriza audiência balzaquiana” In: O Estado de S. Paulo, 21/08/2004; VALLADARES, Ricardo. “Remendo de luxo” In: Veja, 10/11/2004; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)