Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

As primeiras cenas da novela foram gravadas em Moscou e São Petersburgo, na Rússia, com a participação dos atores Marcos Paulo, Giselle Itié, Erik Marmo e Antonio Abujamra. Durante duas semanas, 16 profissionais brasileiros – entre técnicos, produtores de arte, figurinistas, maquiadores e diretores – contaram com o apoio de uma equipe russa para gravar cerca de 80 cenas.

Gisele Itié e Marcos Paulo em Começar de Novo, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Nos figurinos, destacaram-se as roupas leves e divertidas usadas por Elvis (Luis Gustavo) e Janis (Marília Pêra), típicos trajes hippies dos anos 1970. A equipe ousou nos figurinos da família de extraterrestres, muito colorido e repleto de acessórios divertidos.

Marília Pêra em Começar de Novo, 2004 — Foto: João Miguel Junior/Globo

A cidade de Quissamã, no Rio de Janeiro, foi usada como referência para a ambientação de Ouro Negro. Um dos cenários principais da fictícia cidade era o Hangar 66, um complexo com lanchonete, bistrô, livraria, locadora, boate e lojas de roupa e telefonia, construído em uma área de quatro mil m² na Central Globo de Produção (Projac). Espécie de “cidade cenográfica indoor”, lá também funcionava o Diner, lanchonete com decoração inspirada no estilo da década de 1950, ponto de encontro dos jovens da trama.

Uma nave espacial foi criada em computação gráfica para caracterizar o disco voador da família Estrela. O interior da nave, estilizado, foi construído no Projac.

Temas sociais, políticos e educacionais foram destaque na novela. Falou-se da falta de ética na política e de contrabando, transmitiram-se noções de higiene e abordaram-se os cuidados necessários na gravidez. Através de Vó Doidona (Marília Pêra), a novela mostrou, ainda, as formas de detecção e tratamento do câncer no colo do útero. 

A novela marcou a volta do diretor de núcleo Marcos Paulo como ator. Seu último papel em telenovelas tinha sido o personagem Gustavo, vilão de 'Quatro por Quatro' (1994), de Carlos Lombardi.

Marcos Paulo nos bastidores de gravação de Começar de Novo, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Mais uma vez, a exemplo da novela 'Ti-Ti-Ti' (1985), Luis Gustavo interpretou o pai de Cássio Gabus Mendes, seu sobrinho na vida real.

'Começar de Novo' marcou a estreia de Elizabeth Jhin como autora de novelas, após 11 anos como colaboradora, e do diretor Carlos Araújo no horário das 19h.

Três casais de hamsters, de oito meses de idade – sempre um branco e um marrom – revezavam-se nas gravações das cenas de Branca (Manuela do Monte) com seus animais de estimação.

Suzana, a cobra de estimação de Janis (Marília Pêra), era uma Python regius, espécie africana não venenosa. Tinha sete anos e um metro e dez centímetros de comprimento.

Uma professora de russo foi contratada para assessorar Marcos Paulo, Antonio Abujamra e Jaime Leibovitch em cenas que demandavam o uso do idioma.

Marcos Paulo e Antonio Abujamra em Começar de Novo, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

A menos de dois meses do fim da novela, uma hepatite tirou Vladimir Brichta de cena. Os capítulos tiveram de ser reescritos. A solução encontrada foi deixar o personagem Pedro viajando por mais tempo. O ator voltou para gravar o final de seu personagem.

Em dezembro de 2004, Antonio Calmon obteve uma licença médica de 30 dias por conta de uma crise de estafa e hipertensão arterial. O diretor-geral Carlos Araújo também se afastou do cargo, para trabalhar em um novo projeto.

Helena Gastal substitui o figurinista Lessa de Lacerda na novela, afastado por problemas de saúde.

'Começar de Novo' foi vendida para aproximadamente 15 países, entre eles Armênia, Azerbaijão, Bielorússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Ucrânia, Rússia, Portugal e Moçambique.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)