A comédia romântica é ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de Ludovico (Ary Fontoura). A protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes), é uma menina humilde, ingênua e romântica que, após perder o pai, vai morar em Ventura com uma parte da família que não conhece. Mesmo sendo uma espécie de “patinho feio”, a caipira chama a atenção de Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio e a grande paixão da mimada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado da cidade. Apesar das artimanhas de Olga para impedir o romance dos dois, Ana e Danilo começam a namorar. Para ajudar a família nas despesas da casa, Ana vai trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates e conhece Ludovico. Ela descobre que está grávida de Danilo. Mas uma armação de Olga e da tia dele, Bárbara (Lilia Cabral), provoca a separação do casal. Ao ver o desespero e o sofrimento da amiga, Ludovico propõe casamento a ela, para dar um nome à criança.
Autoria: Walcyr Carrasco | Colaboração: Thelma Guedes | Direção: Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink | Direção-geral: Fabrício Mamberti | Direção de núcleo: Jorge Fernando | Período de exibição: 08/09/2003 – 07/05/2004 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 209
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a novela Chocolate com Pimenta com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
TRAMA PRINCIPAL
Ana e Ludovico vão para Buenos Aires, na Argentina, onde Ana começa uma vida nova. Lá, ela recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta os cabelos à última moda e ganha vestidos finos e joias do marido, transformando-se em uma linda mulher. Com a saúde fragilizada, Ludovico morre pouco depois do nascimento do filho de Ana Francisca. Rica e acionista majoritária da fábrica de chocolates, Ana volta a Ventura sete anos depois de sua partida, disposta a se vingar. A cidade, que antes a tratava com desprezo, agora a recebe com um grande baile. Interessados em convencer Ana a não transferir a fábrica para outra cidade, os vilões fazem tudo para reaproximá-la de Danilo. A principal antagonista de Ana, porém, é a irmã de Ludovico, Jezebel (Elizabeth Savala), uma mulher ambiciosa que quer tomar o controle da fábrica – o que acaba conseguindo.
TRAMAS PARALELAS
Um dos mistérios da trama gira em torno de Bernardete (Kayky Brito), a filha adotiva de Jezebel (Elizabeth Savala). Quando ficou grávida, Jezebel adoeceu e fez uma promessa a Santa Bernadete: dedicaria a filha à santa. Como acabou perdendo a criança, resolveu adotar uma menina para cumprir a promessa. Sua empregada Cândida (Yeda Dantas) tinha um filho e, sem ter condições de dar uma boa criação ao menino, decidiu levá-lo para ser adotado pela patroa, mantendo em segredo o verdadeiro sexo do bebê.
PERSONAGENS
Olga (Priscila Fantin) é filha de Terêncio (Ernani Moraes) e Marieta (Tânia Bondezan), irmã de Cássia (Luiza Curvo) e Elias (Cacá Bueno). Muito esperta, é uma falsa ingênua que se faz de burra quando convém. Não é realmente uma vilã. Faz tudo para se casar com Danilo (Murilo Benício), e seu maior medo é ficar encalhada. No plano amoroso, é a maior inimiga de Ana Francisca (Mariana Ximenes).
BASTIDORES
O sítio da família de Ana Francisca foi ambientado no bairro de Camorim, na zona oeste do Rio de Janeiro, que já servira de locação para as minisséries 'A Muralha' (2000) e 'A Casa das Sete Mulheres' (2003). Além de uma casinha típica da roça, feita com material de demolição, foram criados no local galinheiro, viveiro, horta, estábulo, chiqueiro e um lago artificial.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
O figurinista Lessa de Lacerda conta que, ao longo da novela, tinha à sua disposição uma bordadeira e uma chapeleira de plantão, já que bordados e chapéus eram muito presentes na época em que era ambientada a trama. A maioria dos figurinos foi feita especialmente para a produção. Ana Francisca (Mariana Ximenes), por exemplo, usou cerca de 40 vestidos pretos na fase de luto da personagem. No início da trama, Mariana Ximenes usou corpete para achatar os seios, óculos, roupas largas e cabelo de “maria mijona”. Na segunda fase, transformada em viúva glamorosa, ela apareceu de cabelos curtos à la garçonne, com um vestido de corte enviesado, característico do fim da década, lançamento da estilista Madeleine Vionnet.
CURIOSIDADES
Os cantores Zezé di Camargo e Luciano atuaram, respectivamente, como os personagens Casca e Cascudo, que aparecem no sítio da família de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Dália (Carla Daniel) e Cascudo se encantam um pelo outro, e ela vai embora com a dupla.
CENAS MARCANTES
Abertura da novela Chocolate com Pimenta.
Cena em que Ana Francisca (Mariana Ximenes) chega a Ventura e conhece Danilo (Murilo Benício).
Cena em que Ludovico (Ary Fontoura), disfarçado de carregador da fábrica, descobre, através de Ana Francisca (Mariana Ximenes), que sua irmã (Elizabeth Savala) trata mal os funcionários.
Cena em que Olga (Priscila Fantin) faz charme para Danilo (Murilo Benício) atender seu pedido.
Cena em que Jezebel (Elizabeth Savala) vai se aconselhar com Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) sobre a possibilidade de Ludovico (Ary Fontoura) descobrir os desfalques feitos por ela na fábrica. Com Maurício (Victor Pecoraro).
Cena em que Olga (Priscila Fantin), com a ajuda de Danilo (Murilo Benício), arma para Ana Francisca (Mariana Ximenes) ser flagrada beijando Danilo perante todos.
Cena em que Timóteo (Marcello Novaes) joga Danilo (Murilo Benício) no chiqueiro. Com Carmem (Laura Cardoso) e Ana Francisca (Mariana Ximenes).
Cena em que Danilo (Murilo Benício) beija Ana Francisca (Mariana Ximenes) sinceramente, pela primeira vez.
Cena em que Ana Francisca (Mariana Ximenes) vai se encontrar escondido com Danilo (Murilo Benício) e põe toda sua família – a avó Carmem (Laura Cardoso), o tio Margarido (Osmar Prado), a agregada Dália (Carla Daniel) e a prima Márcia (Drica Moraes) – preocupada.
Cena em que Márcia (Drica Moraes) faz fofoca sobre Vivaldo (Fulvio Stefanini) para Bárbara (Lilia Cabral).
Cena em que, após uma armação de Olga (Priscila Fantin) e Peixoto (Ângelo Paes Leme), Ana Francisca (Mariana Ximenes) é humilhada, mais uma vez, perante todos.
Cena em que Ludovico (Ary Fontoura), compadecido da situação de Ana Francisca (Mariana Ximenes), a pede em casamento.
Cena em que Ana Francisca (Mariana Ximenes) retorna, prometendo retirar a fábrica da cidade, para desespero de todos.
Cena em que os moradores trocam tortas nas caras uns dos outros.
O circo chega à cidade mais uma vez. Com mestre de cerimônia (Jorge Fernando, também diretor da novela) e trapezista (Marcos Frota).
Cena em que Bárbara (Lilia Cabral) decide partir com o circo, para desespero de Estelinha (Marcela Barrozo). Com Olga (Priscila Fantin) e Danilo (Murilo Benício).
Padre Eurico (Renato Rabelo) está prestes a oficializar a união de Vivaldo (Fulvio Stefanini) com Jezebel (Elizabeth Savala) quando Bárbara (Lila Cabral) retorna, careca, de sua jornada com o circo.
Cena em que dr. Paulo (Guilherme Piva) descobre que Bernardete (Kayky Brito) é, na verdade, Bernardo. Com Lili (Maria Maya), dona Mocinha (Denise Del Vecchio), Márcia (Drica Moraes) e Jezebel (Elizabeth Savala).
Cena em que Bernardo (Kayky Brito) não perdoa Jezebel (Elizabeth Savala) e Cândida (Yêda Dantas) por ter sido criado como uma menina. Com dr. Paulo (Guilherme Piva), entre outros.
Cena final de Bernardo (Kayky Brito), ao lado de Cássia (Luiza Curvo).
Final de Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes), Margarido (Osmar Prado) e dona Mocinha (Denise Del Vecchio) e Carmem (Laura Cardoso).
Cena em que Guilherme (Rodrigo Faro) é escolhido o novo prefeito, para desgosto de Vivaldo (Fulvio Stefanini). Com Yvete (Andréa Avancini) e Bárbara (Lilia Cabral).
Cena em que Bárbara (Lilia Cabral) desiste de partir com o circo e fica ao lado de Vivaldo (Fulvio Stefanini) e Estelinha (Marcela Barrozo).
Cena final de Jezebel (Elizabeth Savala), prestes a se envolver com um rico empresário (Odilon Wagner).
Cena em que Marieta (Tânia Bondezan) ordena que Olga (Priscila Fantin) vá trabalhar no salão com Cássia (Luiza Curvo).
Cena final da novela, com Tonico (Guilherme Vieira), Danilo (Murilo Benício), Ludovico (Ary Fontoura) e Ana Francisca (Mariana Ximenes).
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Walcyr Carrasco (12/03/2007), Laura Cardoso (14/08/2008), Lilia Cabral (22/06/2009), Osmar Prado (07/12/2010), Lessa de Lacerda (20/06/2006); Boletim de Programação da Rede Globo, 06/2003, 07/2003, 08/2003, 09/2003, 11/2003, 12/2003, 01/2004, 02/2004, 03/2004, 04/2004, 05/2004; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; BORGES, Robinson. “Walcyr Carrasco adapta ‘Viúva alegre’ para as 18h” In: Valor, 12/08/2003; CARDOSO, Rachel. “Sabor de sucesso” In: Diário de São Paulo, 08/10/2003; CASTRO, Daniel Castro. “Governo veta novela das 18h antes das 20h” In: Folha de São Paulo, 09/08/2003; “Censura livre para ‘Chocolate com Pimenta’” In: Jornal da Tarde, 14/08/2003; DUARTE, Alessandro. “O sucesso de Carrasco” In: Veja, 01/10/2003; GALLO, Renata. “Autor cede às regras do folhetim” In: O Estado de São Paulo, 29/08/2003; HAMBURGER, Esther. “´Chocolate’ remete aos primórdios do gênero” In: Folha de São Paulo, 10/09/2003; JIMENEZ, Keila. “Autor inverte clichê na próxima novela das 6” In: O Estado de São Paulo, 02/07/2003; KNOPLOCH, Carol. “‘Chocolate’ adoça ibope das 6” In: O Estado de São Paulo, 29/09/2003; KOGUT, Patrícia. “Controle remoto” In: O Globo, 16/03/2004; MERTEN, Luiz Carlos. “Mais pimenta do que chocolate” In: O Estado de São Paulo, 10/09/2003; MOREIRA, Paulo Ricardo. “Ana desiste da vingança. Por enquanto” In: O Globo, 30/11/2003; MOUSSE, Simone.“Novela das 6 com ibope nobre” In: O Globo, 12/10/2003; “O humor de Benício” In: Agora, 11/11/2003; “Os noveleiros estão vivendo seus dias de glória” In: Jornal da Tarde, 04/11/2003; “Paixão bem curiosa” In: O Dia, 21/09/2003; REIS, Leila. “Público gosta de histórias tradicionais” In:O Estado de São Paulo, 27/10/2003; www.somlivre.com.br, acessado em 02/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006; http://us.imdb.com, acessado em 02/2006. |