Por Memória Globo

Acervo/Globo

Marcos Palmeira e Taís Araújo em Cheias de Charme, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

PENHA (Taís Araújo) - Empregada doméstica que sustenta o marido Sandro (Marcos Palmeira), o filho Patrick (MC Nicollas) e os irmãos Elano (Humberto Carrão) e Alana (Sylvia Nazareth).  Penha não teve muito estudo e começou a trabalhar cedo. No início da novela, é empregada de Chayene (Cláudia Abreu) e, depois, passa a trabalhar para a advogada Lygia (Mallu Gali), com quem cria uma relação de amizade. Por muitos anos, teve de lidar com o salário que não cobria as contas do fim do mês e as dívidas que se acumulavam. Une-se a duas outras empregadas domésticas – Cida (Isabelle Drummond) e Rosário (Leandra Leal) – e forma o grupo musical Empreguetes. Foi cortejada pelo radialista Gentil (Gustavo Gasparani), o empresário Otto (Leopoldo Pacheco) e o surfista Gilson (Marcos Pasquim), mas termina a novela ao lado de Sandro.

SANDRO (Marcos Palmeira) - Marido de Penha (Taís Araújo). É sustentando pela esposa desde que sofreu um acidente – caiu de um andaime – e teve de parar de trabalhar como pedreiro. As dores nas costas o impedem de pegar no batente, mas não de jogar futebol. O malandro adora ficar à frente da televisão o dia todo, com uma cervejinha, mandando os outros fazerem as coisas para ele, reclamando de tudo. Preguiçoso e manipulador, faz-se de vítima para o filho Patrick (MC Nicollas) e os cunhados Alana (Sylvia Nazareth) e Elano (Humberto Carrão). Isso irrita e o afasta Penha. No final da novela, começa a trabalhar como coordenador do Centro Cultural do Borralho e reconquista o coração da mulher.

Leandra Leal em Cheias de Charme, 2012 — Foto: Acervo/Globo

ROSÁRIO (Leandra Leal) - A jovem foi adotada por Sidney (Daniel Dantas) aos 10 anos de idade. Sua família morreu numa enchente, quando ela tinha apenas um ano. É cozinheira, mas sonha ser cantora. Para se aproximar do meio artístico, vai trabalhar como doméstica na casa da rainha do eletroforró Chayene (Cláudia Abreu). É fã de Fabian (Ricardo Tozzi) e apaixonada por seu sósia Inácio (Ricardo Tozzi). Realiza seu sonho quando conhece Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond), com quem forma as Empreguetes. Depois de idas e vindas no namoro, casa-se com Inácio.

Isabelle Drummond em Cheias de Charme, 2012 — Foto: Acervo/Globo

CIDA (Isabelle Drummond) - Filha da copeira Dolores e do motorista Santos, ex-empregados da família de Dr. Ernani Sarmento (Tato Gabus Mendes). Como os pais faleceram quando ainda era muito jovem, acabou de ser criada pelos Sarmentos, mas viveu lá como empregada. Conta com a proteção da madrinha e cozinheira Dona Valda (Dhu Moraes), que ficou com a sua guarda depois que a mãe morreu. Após conhecer Rosário (Leandra Leal) e Penha (Taís Araújo), sua sorte muda e se torna uma cantora famosa ao lado das amigas. Depois de terminar o namoro com Rodinei (Jayme Matarazzo), viu-se às voltas com Conrado (Jonatas Faro) e Elano (Humberto Carrão), com quem se casa no final da novela.

Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi em Cheias de Charme, 2012 — Foto: Felipe Braga/Globo

CHAYENE (Cláudia Abreu) - Piauiense e rainha do eletroforró. Começou a sua carreira no grupo Leite de Cobra, onde conseguiu sua vaga como cantora sabotando a titular: deu a ela água com chá de ferra-goela, o que destruiu a voz da cantora para sempre. Seu primeiro sucesso foi o Xote da Brabuleta. Veste-se de maneira extravagante e gosta de ser o centro das atenções. É grosseira, mandona e politicamente incorreta. Vive um namoro promocional com o cantor Fabian (Ricardo Tozzi), a quem apadrinhou para os palcos. Vê sua carreira declinar quando as Empreguetes – Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabella Drummond) – começam a fazer sucesso. Conta com a fidelidade de seu secretário Laércio (Luiz Henrique Nogueira) e é empresariada por Tom Bastos (Bruno Mazzeo).

LAÉRCIO (Luiz Henrique Nogueira) - Ex-marido e empresário de Chayene (Cláudia Abreu) no começo de carreira, tendo sido o responsável por transformar Jociléia na rainha do eletroforró. Para continuar em seu convívio, tornou-se secretário da cantora.

Ricardo Tozzi em Cheias de Charme, 2012 — Foto: Acervo/Globo

FABIAN (Ricardo Tozzi) - Cantor de sucesso de sertanejo universitário. É conhecido por ser o príncipe das domésticas, seu maior público, além de ser sedutor, mulherengo, vaidoso e extremamente zeloso por sua imagem. Foi lançado pela cantora Chayene (Cláudia Abreu), que não se cansa de tentar se aproximar dele para ser mais do que companheira de palco. Ele, por sua vez, não quer nada com ela. Fabian é irmão gêmeo de Simone (Marília Martins) e sócia de Inácio (Ricardo Tozzi). 

INÁCIO (Ricardo Tozzi) - É um tanto bronco ao se portar, mas tem um coração de cavalheiro, além de ser honesto e trabalhador. Torna-se sócio de Sidney (Daniel Dantas) no bufê e se apaixona por Rosário (Leandra Leal). É sósia do cantor romântico Fabian (Ricardo Tozzi) e abomina essa semelhança, que já lhe meteu em algumas confusões. No final da novela, descobre-se que são tão parecidos por conta de uma plástica que foi obrigado a fazer após um acidente que destruiu seu rosto. Depois de idas e vindas no namoro com Rosário, acaba se casando com ela.

OUTROS PERSONAGENS

ALANA (Sylvia Nazareth) – Irmã caçula de Penha (Taís Araújo) e Elano (Humberto Carrão). Tinha apenas 2 anos quando a mãe os deixou. Foi criada como a filha mais velha de Penha e Sandro (Marcos Palmeira). Para ela, o cunhado é um misto de herói e vítima, enquanto Penha é vista como muito durona com o marido. Alana idolatra a irmã e a ajuda muito com Patrick (MC Nicollas), seu sobrinho. É grande amiga de Samuel (Miguel Roncato) e se apaixona por Jefferson (Vitor Novello), brasileiro que foi morar nos Estados Unidos.

ELANO (Humberto Carrão) – Irmão de Alana (Sylvia Nazareth) e Penha (Taís Araújo). É recém-formado em direito, graças ao apoio de Penha, que o criou na ausência dos pais. No decorrer da novela, ascende na carreira e se casa com Cida (Isabella Drummond).

KLEITON (Fábio Neppo) -Vizinho de Penha (Taís Araújo), amigo de Elano (Humberto Carrão) e neto de Voleide (Maria Pompeu). Dono de uma lan house e de um estúdio de música no Borralho. Foi Kleiton quem produziu os primeiros clipes das Empreguetes, tornando-se assim o produtor musical das Marias. Divide um conjugado com Naldo (Fábio Lago) e Socorro (Titina Medeiros).

VOLEIDE (Maria Pompeu) – Vizinha de Penha (Taís Araújo) no Borralho e avó de Kleiton (Fábio Nepo). É a dona do “Chopeokê”, casa de chope com um pequeno palco para shows.

IVONE DOS ANJOS (Christiana Kalache) – Sempre carrega uma Bíblia consigo e adora falar de Deus, mas não é do tipo que regula a vida de ninguém. Trabalha de diarista em casa de família, mas, como empregada, é meio devagar. É amiga de Penha (Taís Araújo) e tia da “periguete” Brunessa (Chandelly Braz). Muito suave e delicada, fala baixo e explica tudo, em perfeito português. Encantou o milionário Otto Werneck (Leopoldo Pacheco) com seu jeitinho e sua sopa de inhame.

GENTIL (Gustavo Gasparani) -Locutor do programa Bom Dia, D. Maria, o preferido das trabalhadoras domésticas, e apresentador do programa de TV De Olho na Fama.

SIDNEY (Daniel Dantas) – Pai adotivo de Rosário (Leandra Leal) e gerente do Bufê do seu Malaquias (Cláudio Tovar). Gay assumido e viúvo de Anderson (Guilherme Winter), volta a viver uma história de amor com Wanderley (Breno Nina), um ex-segurança de Chayene (Cláudia Abreu).

WANDERLEY (Breno Nina) -Segurança deChayene (Cláudia Abreu). Termina a novela ao lado de Sidney (Daniel Dantas).

HERALDO (Sérgio Menezes dos Reis) – Garçom no Bufê do seu Malaquias (Cláudio Tovar). Torna-se amigo e confidente de Inácio (Ricardo Tozzi) e parceiro de Dinha (Juliana Alves).

DINHA (Juliana Alves) – Ajudante de cozinha do Bufê do seu Malaquias (Cláudio Tovar). Tem uma eterna rixa com Rosário (Leandra Leal) e tenta “roubar” Inácio (Ricardo Tozzi) da colega. Revela-se uma grande chef de cozinha e acaba se tornando a estrela do bufê.

ERNANI SARMENTO (Tato Gabus Mendes) – Advogado inescrupuloso e maquiavélico. É casado com a ambiciosa Sônia (Alexandra Richter) e pai de Ariela (Simone Gutierrez) e Isadora (Giselle Batista). Acaba a novela preso, depois acusações de corrupção.

SÔNIA SARMENTO (Alexandra Richter) – Dona da boutique Galerie, esposa de Ernani Sarmento (Tatu Gabus Mendes), mãe de Ariela (Simone Gutierrez) e Isadora (Giselle Batista) e patroa de Cida (Isabelle Drummond). É manipuladora e não hesita em recorrer à chantagem emocional para conseguir o que quer. Detesta lidar com problemas domésticos, mas tudo vai por água abaixo depois que Ernani é preso e perde sua fortuna.

ARIELA SARMENTO (Simone Gutierrez) -Filha mais velha de Ernani Sarmento (Tatu Gabus Mendes) e Sônia (Alexandra Richter). Como a irmã Isadora (Giselle Batista), passou a vida implicando com Cida (Isabelle Drummond), mas acaba se tornando uma grande aliada da Empreguete. Casa-se com Humberto (Rodrigo Pandolfo), com quem tem um filho. Termina a novela grávida do segundo. 

HUMBERTO JORDÃO (Rodrigo Pandolfo) -Braço-direitode Ernesto Sarmento (Tato Gabus Mendes) no escritório de advocacia. Quando preciso, sua vista pode ser grossa e a moral flexível. Casa-se com Ariela (Simone Gutierrez), filha do patrão, com quem tem um filho. No final da novela, ela espera o segundo.

ISADORA (Giselle Batista) – Filha caçula de Ernani Sarmento (Tatu Gabus Mendes) e Sônia (Alexandra Richter). Vive em busca de um pretendente milionário e, por conta disso, disputa Conrado (Jonatas Faro) com Cida (Isabelle Drummond).  Depois de se decepcionar com o playboy, engata um namoro com o grafiteiro Niltinho (Sérgio Malheiros).

VALDA (Dhu Moraes) -Cozinheira da família Sarmento há mais de 30 anos e madrinha de Cida (Isabelle Drummond).Doce, maternal e devota de Santa Zita, a padroeira das domésticas. Suas especialidades são rosbife, empadinha de queijo e “bacalhau espiritual”. Depois que Cida estoura com as Empreguetes, Valda vai morar com a afilhada e deixa de trabalhar para os Sarmentos.

CONRADO WERNECK (Jonatas Faro) -Formado no curso de direito e filho do milionário Otto Werneck (Leopoldo Pacheco). Vai morar com a avó, Dona Máslova (Aracy Balabanian), no Rio de Janeiro após brigar com o pai. É um bon vivant, o que só traz desgosto para o pai. Durante a novela, casa-se e se separa de Isadora (Giselle Batista), envolve-se com Cida (Isabelle Drummond), mas termina ao lado de uma milionária.

OTTO WERNECK (Leopoldo Pacheco) -Dono da Construtora Amaro Werneck. Enriqueceu licitamente e condena o comportamento amoral do filho Conrado (Jonatas Faro). Responsabiliza sua falecida esposa, Márcia, e sua sogra, Dona Máslova (Aracy Balabanian), pelo caráter duvidoso do rapaz. Mora em Curitiba e vai ao Rio de Janeiro esporadicamente. Diferente do filho, Otto é uma figura austera e detesta ostentar. Durante a novela, apaixona-se por Penha (Taís Araújo), mas termina ao lado de Ivone (Kika Kalache).

MÁSLOVA TILMAN (Aracy Balabanian) – Sogra de Otto (Leopoldo Pacheco) e avó de Conrado (Jonatas Faro). Passa a morar no condomínio Casagrande após sair de Curitiba. É de origem ucraniana. Detesta Otto, o genro milionário que nunca lhes proporcionou a vida de luxos com que sonhava. Depois da morte da filha, passou a devotar toda a sua energia ao neto, materialista como ela. Vive da mesada dele. Avarenta, vive contando tostões e negando gorjetas. Ninguém consegue falar direito seu nome, o que deixa Máslova furiosa.

RODINEI (Jayme Matarazzo) -Namorado de Cida (Isabelle Drummond) no começo da novela, mas a perde por ter se envolvido com Brunessa (Chandelly Braz). Mora no Borralho, trabalha como entregador da mercearia de seu Messias (Edney Giovenazzi), mas dedica-se mesmo a grafitar. Apaixona-se pela marchande Liara (Tainá Müller), que o leva à fama. Depois de exibir seus trabalhos em Berlim, volta ao Brasil e abre a conceituada Galehip.

BRUNESSA (Chandelly Braz) – A “periguete” disputa o amor de Rodinei (Jayme Matarazzo) com Cida (Isabelle Drummond). Acaba se tornando madame ao se casar com um alemão rico.

SIMONE (Marília Martins) – Irmã mais velha, secretária e conselheira de Fabian (Ricardo Tozzi). Anulou-se totalmente para viver à sombra do irmão. No final da novela revela um segredo: ela e Fabian são irmãos gêmeos, e o cantor tem, na verdade, 44 anos e não 27, como gostaria que o público acreditasse.

TOM BASTOS (Bruno Mazzeo) – É o empresário de Chayene (Cláudia Abreu), Fabian (Ricardo Tozzi) e, posteriormente, de Rosário (Leandra Leal), Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond). Adorado pelos artistas em ascensão, odiado por aqueles no declínio.

LYGIA (Malu Galli) – Advogada workaholic e justa do Escritório Sarmento. É mulher do espanhol Alejandro (Pablo Bellini), irmã de Liara (Tainá Müller) e mãe de Samuel (Miguel Roncato) e Manuela (Beatriz Petrenchunk), filha de Alejandro. Samuel é filho de Gilson (Marcos Pasquim), fruto de um romance da juventude da advogada. Torna-se patroa de Penha (Taís Araújo). Descobre que Alejandro é infiel, separa-se e se envolve com Gilson.

ALEJANDRO (Pablo Bellini) – Ex-modelo fotográfico, marido de Lygia (Malu Galli) e pai de Manuela (Beatriz Petrenchunk). Conheceu Lygia quando ela fazia pós-graduação em Navarra, na Espanha. Lygia engravidou, e Alejandro veio com ela para o Brasil. Aqui, trabalhou por uns tempos como modelo, mas não era muito profissional e perdeu espaço no mercado. Passou a atuar como fotógrafo. Sua fama entre as domésticas do Condomínio Casagrande, onde mora com Lygia, é a de mulherengo. O casamento acaba quando a esposa o flagra com Brunessa (Chandelly Braz).

MANUELA (Beatriz Petrenchunck) – Filha de Lygia (Malu Galli) e Alejandro (Pablo Bellini) e meia-irmã de Samuel (Miguel Roncato). Nasceu na Espanha e cultiva a cultura ibérica mesmo longe do país.  Estuda dança flamenca e fala espanhol. Afeiçoa-se muito à Penha (Taís Araújo).

SAMUEL (Miguel Roncato) – Filho mais velho de Lygia (Malu Galli) e meio-irmão de Manuela (Beatriz Petrenchunk), pois é fruto de um romance da advogada com um surfista, Gilson (Marcos Pasquim). Samuel é arrogante, implicante e tenta esconder sua insegurança com atitudes malcriadas. 

LIARA (Tainá Müller) – Irmã e melhor amiga de Lygia (Malu Galli). Após morar por seis anos em Berlim, volta ao Rio de Janeiro para trabalhar na Galerie, loja-galeria de Sônia Sarmento (Alexandra Richter). Apaixona-se por Rodinei (Jayme Matarazzo) e transforma o grafiteiro em um artista de rua renomado ao levá-lo para expor em Berlim. Ao voltarem ao Brasil, criam a Galehip – galeria de arte de rua.

SOCORRO (Titina Medeiros) – A piauiense, filha de dona Epifânia (Ilva Niño), vai para o Rio de Janeiro morar com o irmão Naldo (Fábio Lago), no Borralho. É fã de Chayene (Cláudia Abreu) e faz tudo para trabalhar na casa da cantora. Para provar fidelidade à musa, é capaz de ajudá-la a sabotar as Empreguetes. Começa uma carreira de cantora, assumindo a identidade de Lady Praga, mas fracassa e volta a trabalhar para Chayene.

NALDO (Fábio Lago) – Faxineiro e faz-tudo no condomínio Casagrande, veio do Piauí para o Rio de Janeiro com a ambição de crescer profissionalmente. Não aprova as armações da irmã Socorro (Titina Medeiros). É apaixonado pela mãe, dona Epifânia (Ilva Niño).

DONA EPIFÂNIA (Ilva Niño) – Mãe deSocorro (Titina Medeiros) e Naldo (Fábio Lago). Trabalha para Chayene (Cláudia Abreu) como “personal parteira” até descobrir que a gravidez da cantora é uma farsa.

SEU MESSIAS (Edney Giovenazzi) – Dono da mercearia do condomínio Casagrande. É patrão e conselheiro de Rodinei (Jayme Matarazzo). É ético e querido por todos.

SEU MALAQUIAS (Cláudio Tovar) – Proprietário do Bufê Aperitivo. É conhecido por seus funcionários como Seu Mala, mas é um tipo querido. Acaba vendendo o bufê para o seu antigo garçom, e grande amigo, Sidney (Daniel Dantas).

GRACINHA (Lidi Lisboa) – Babá muito disputada por sua eficiência e simpatia. Toma conta do filho de Ariela (Simone Gutierrez). Não é vista com bons olhos pelas patroas mais duronas, pois é ótima em flagrar, com o seu celular, momentos de malvadeza das madames do Condomínio Casagrande.

RUÇO (Nado Grimberg) – Pedreiro da equipe de Sandro (Marcos Palmeira). É mais trabalhador que o colega malandro, que acaba o envolvendo em confusões.

NILTINHO (Sérgio Malheiros) – Entregador do Messias Market. É o melhor amigo e confidente de Rodinei (Jayme Matarazzo). Participa da trupe de grafiteiros Borralho Crew.

MADAME KASTRUP (Lady Francisco) – Cartomante que vê o futuro de Chayene.

ZAQUEU (Alexandre David) – Segurança de Chayene (Cláudia Abreu).

ELOY DI MARCO (Gustavo Mendes) – Colunista social gay, fofoqueiro e mau caráter, vive fazendo intrigas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)