Por Memória Globo

Felipe Braga/Globo

Cheias de Charme foi a primeira novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como autores titulares da Globo. A dupla se conheceu há 20 anos, mas o primeiro trabalho juntos só aconteceu em Duas Caras (2007), como colaboradores de Aguinaldo Silva.

A diretora Denise Saraceni apontou como um desafio o papel destacado da música na trama. Na novela, o show não era um cenário, e sim um personagem. As músicas ajudaram a contar a história.

O clipe das Empreguetes, vividas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, teve mais de 12 milhões de acessos. A cena, que mereceu todo um suspense na narrativa da trama, foi publicada na web no sábado e só foi exibida no capítulo da segunda-feira seguinte. A ideia era que quando o personagem dissesse na novela que o clipe já estava na internet, o produto realmente já estivesse disponível. Vieram as versões dos internautas, as paródias, e estava criado um diálogo inédito entre produtores e telespectadores de novela.

Clipe das Empreguetes de 'Cheias de Charme' faz sucesso em todo o Brasil

Clipe das Empreguetes de 'Cheias de Charme' faz sucesso em todo o Brasil

Constatado o efeito positivo, outras ações transmídia foram planejadas. Assim que o movimento Empreguetes para Sempre foi criado na novela, o site de fãs do trio começou a receber vídeos, mensagens e fotos de apoio para a volta do trio, tendo ultrapassado a marca de três milhões de visitas até meados de setembro de 2012. 

Criou-se também uma fan page da novela no Facebook; disponibilizou-se um programa que dava autógrafos personalizados de Chayene (Cláudia Abreu) aos seus fãs; divulgou-se a campanha Empreguetes Livres pelas redes sociais, mobilizando os internautas a ajudarem a libertar as personagens da cadeia. O Dia da Empregada Doméstica, comemorado em 27 de abril, foi celebrado na novela.

Para incentivar os internautas a homenagearem suas empregadas, foi criado o concurso cultural A Minha Estrela do Lar. O participante poderia contar uma história engraçada, revelar manias ou falar de receitas imbatíveis feitas por suas domésticas. Para completar, bastava enviar uma foto da patroa com a empregada. As melhores homenagens foram postadas no site oficial de Cheias de Charme.

Para criar Chayene – personagem superlativa, exagerada – Cláudia Abreu usou como referência as novelas mexicanas e os filmes de Pedro Almodóvar, cineasta espanhol. A atriz retomou as aulas de canto – e descartou dublê de voz. Também fez aulas de prosódia para cantar e falar com sotaque piauiense.

Chayene tinha um jeito muito engraçado de falar. Era capaz de, facilmente, inventar palavras e infringir regras gramaticais. Chamava Fabian (Ricardo Tozzi), carinhosamente, de “franguinho”, e suas empregas eram todas “curicas”. E tinha mais: “potra” ou “ariranha”, no sentido de sirigaita e burra; “revelante”, querendo dizer “relevante”; “personal dietista” era o mesmo que personal trainer; “rejuvelhecer”, quando queria dizer rejuvenescer. Para afastar o suposto olho grande de Ivete Sangalo depois de dividirem o palco, Chayene disse: “Sai de mim, Inveja Sangalo”.

Cheias de Charme: Chayene

Cheias de Charme: Chayene

Extremamente dedicado ao personagem Rodinei, Jayme Matarazzo mergulhou no mundo do grafite para aprender o ofício. Ele contou com a consultoria de artistas do ramo, como Tomaz Viana e Ana Durães.

Leandra Leal fez aulas de canto, dança, violão e culinária para viver Rosário.A novela contou com a participação especial dos cantores Gaby Amarantos – intérprete de Ex My Love, canção de abertura da novela –, Michel Teló; Joelma, da banda Calypso; o rapper Marcelo D2; Ivete Sangalo; Preta Gil; Zezé Di Camargo e Luciano; Alcione; Luan Santana; e Xuxa.

Os personagens também gravaram participações nos programas da emissora. Chayene e Fabian cantaram no Domingão do Faustão; Sônia (Alexandra Richter), Lygia (Mallu Gali) e Chayene foram ao Mais Você comentar as ofensas que receberam através do clipe Vida de Empreguete, interpretado por Rosário (Leandra Leal), Cida (Isabelle Drummond) e Penha (Taís Araújo). O Esquenta!, apresentado por Regina Casé, recebeu Chayene, e Rosário e Fabian cantaram no Caldeirão do Huck. As Empreguetes participaram do Video Show, ao lado de Ana Furtado, e de Encontro com Fátima Bernardes.

Chayenne e Fabian se apresentaram no Domingão do Faustão de 2012

Chayenne e Fabian se apresentaram no Domingão do Faustão de 2012

O Fantástico criou uma campanha – A Empregada Mais Cheia de Charme do Brasil –em que empregadas domésticas de todo o país poderiam enviar um vídeo de até um minuto mostrando as suas aptidões artísticas. A mais criativa ganhou a oportunidade de fazer uma participação na novela. A vencedora foi a baiana Marilene Machado de Jesus.

O show de Chayene e Ivete Sangalo foi gravado em uma apresentação real da cantora baiana, na cidade de Três Rios, interior do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2012, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira ganharam o prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como autores-revelação.

Gustavo Mendes, o intérprete do colunista social Eloy Di Marco, também estava no ar na Globo como a Dilma do humorístico Casseta & Planeta Vai Fundo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)