A novela narra a história do casal Gelly (Sônia Braga) e Tom (Tony Ramos). Os dois vivem brigando, mas um não consegue viver sem o outro. Tom é sequestrado no dia de seu casamento, deixando a noiva Gely esperando no altar. No entanto, o sequestro foi todo orquestrado pelo próprio noivo, interessado em receber o dinheiro do resgate, exigido à família da noiva. O que ele não sabia é que os pais da moça estavam falidos e viviam de aparências. Apesar de Tom e Gelly se amarem, eles não conseguem realizar esse amor. Cada um tenta ser feliz ao lado de outras pessoas.
Autoria: Carlos Eduardo Novaes | Roteiro: Walther Negrão | Direção: Roberto Vignatti , Walter Campos e Reynaldo Boury | Direção geral: Gonzaga Blota | Período de exibição: 03/03/1980 – 06/09/1980 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 158
Abertura da novela Chega Mais (1980).
TRAMAS PARALELAS
Os encontros e desencontros de Tom e Gelly eram entremeados pela história de Lúcia (Renata Sorrah). Jornalista forte e independente, ela tem conflitos com seu pai, Dr. Gomes (Felipe Carone), exportador de pandeiros, cuícas e tamborins, que insiste que ela assuma os negócios da família. Lúcia é viúva do primeiro marido, separou-se do segundo, Jonas (Ney Latorraca), e vive com o filho, André Jr. (Egon Júnior), do primeiro casamento. No decorrer da trama, ela se apaixona pelo baiano Amaro (Osmar Prado), um aspirante a cantor, que muda totalmente a sua vida.
PERSONAGENS
Belmiro (Cláudio Corrêa e Castro) é neto dos maiores usineiros de Campos, no Rio de Janeiro, e pai de Gelly (Sônia Braga). Vive de aparências e mora em uma mansão com vários objetos valiosos, vendidos na medida em que necessita de dinheiro. Distraído, com ar de superior, é um homem que vive das aulas de biologia. Entomologista – estudioso de insetos – e inventor, tem uma oficina no porão de sua casa, onde trabalha para criar algo que o faça enriquecer. Casado com Agda (Renata Fronzi), é pai de Gelly (Sônia Braga) e Tatá (Daniel Dantas). É filho de Cândida (Henriqueta Brieba).
CURIOSIDADES
'Chega Mais' foi a última atuação de Sônia Braga em novelas na Rede Globo antes de a atriz se mudar para os Estados Unidos para investir na carreira internacional. Ela só voltaria a atuar na Globo na novela 'Força de um Desejo', em 2000.
TRILHA SONORA
Canções de Rita Lee, Beth Carvalho, Alcione, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Caetano Veloso estão entre os sucessos da trilha sonora de 'Chega Mais'.
Fontes
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Osmar Prado (14/06/2002), Renata Sorrah (20/03/2002) e Tony Ramos (06/06/2001); Boletim de programação da Rede Globo, 373 e 535; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; “A primeira semana de Chega Mais” In: O Globo, 9/03/1980; PENTEADO, Léa. “Chega Mais. A novela que estréia hoje”, 03/03/1980; “Uma novela fora do tom” In: Amiga, 04/09/1980; XEXÉO, Artur. “Antinovela” In: Veja, 26/03/1980. |