Por Memória Globo

Isac Luz/Globo

Ravi e Camilla

Ravi (Caio Blat), o filho homem mais novo de Opash (Tony Ramos), também traz dor de cabeça à família. Ele decide levar adiante o romance com a brasileira Camilla (Ísis Valverde), jovem doce, porém, intempestiva que, para contrariedade da mãe, Aída (Totia Meirelles), e espanto da irmã, Leinha (Júlia Almeida), aceita se casar com o indiano e morar com sua família.

Ela não imaginava os conflitos pelos quais passaria por viver em cultura tão diferente da sua: passa a andar coberta dos pés à cabeça, não pode beijar Ravi em público nem chamá-lo pelo nome – somente por “marido” –, e ainda vê-se obrigada a executar diversas tarefas domésticas, tradicionalmente feitas pelas mulheres, como preparar e servir o chá. 

Brasileira até tentar ser gentil com todos na casa de Opash, após o casamento escondido.

Brasileira até tentar ser gentil com todos na casa de Opash, após o casamento escondido.

Camilla se torna a única amiga de Maya (Juliana Paes) na casa, e as duas viram confidentes. 

Após abandonar Ravi a certa altura da trama, e voltar para o Brasil, Camilla se dá conta de que o ama e de que já faz parte da família Opash. Grávida, ela aceita retornar à Índia com o marido. Sua mãe, Aída, se casa com Dario (Victor Fasano). 

Shanti

A desobediência às tradições e a busca da felicidade também são vividas por Shanti (Carolina Oliveira), a filha mais nova de Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), que foge de casa para participar de um filme de Bollywood e, de quebra, escapar da obrigação de noivar com um comerciante indiano mais velho, escolhido por seus pais. Shanti vai parar no Brasil, onde conhece Indra (André Arteche), e os dois se tornam amigos. Após a suposta morte de seu irmão Raj (Rodrigo Lombardi), ela volta ao Rajastão em companhia do rapaz. Apesar do afeto que nasce entre os dois, Indra a trata com o devido respeito. Os dois são acolhidos pela família Opash.

Todos concluem que a jovem indiana fugiu para Bollywood.

Todos concluem que a jovem indiana fugiu para Bollywood.

Anusha e Hari

As histórias de amor proibidas não se restringem aos adultos da trama. Anusha (Karina Ferrari), filha de Surya (Cleo Pires) e Amitav (Danton Mello), torna-se amiga do dalit Hari (Cadu Paschoal), neto de Puja (Jandira Martini). As duas crianças brincam escondidas, juntamente com Lalit (Laura Barreto), filha da empregada Durga (Paul Pereira), e uma forte relação se estabelece. Com receio de ver Anusha desencaminhada, Amitav e Surya decidem casá-la com um menino de casta, de sua idade, para que, quando fizer 16 anos, ela vá morar com a família do marido. No decorrer da trama, Anusha vai ao juiz e pede a anulação de seu casamento. Ela e Hari fazem juras de amor, prometendo esperar um pelo outro, até que cresçam e possam se casar.

Ele receia ter poluído a filha de Amithab

Ele receia ter poluído a filha de Amithab

Esquizofrenia

Assim como a família de Raul (Alexandre Borges), a de Ramiro (Humberto Martins) também passa por sérios problemas. Empresário ambicioso e obcecado pelo sucesso pessoal, ele cobra do filho Tarso (Bruno Gagliasso) a postura agressiva que espera de um homem de negócios, sem imaginar os efeitos que tanta pressão pode causar. Vaidosa, a mulher de Ramiro, Melissa (Christiane Torloni), também idolatra o rapaz por ser bonito como ela; e vive brigando com a filha Inês (Maria Maya), que não segue os passos da mãe e se veste de forma alternativa, com roupas pretas e piercings.

Inês sabe lidar com os pais, mas Tarso não aguenta as expectativas depositadas sobre ele e, sentindo-se frequentemente desaprovado, desenvolve um quadro de doença mental. Ao longo da novela, ele conta com o apoio da namorada, Tônia (Marjorie Estiano), que permanece ao seu lado mesmo nas fases mais difíceis. Tônia ama Tarso, mas, por vezes, acha que não terá forças para suportar as crises do namorado, além de ser pressionada pelo irmão e pelas amigas para se afastar do rapaz. Tarso alterna momentos tranquilos com surtos em que tem alucinações e atitudes agressivas, assustando os pais; principalmente, Melissa, que prefere não enxergar a verdade.

O psiquiatra ouve o desabafo de seu paciente atentamente

O psiquiatra ouve o desabafo de seu paciente atentamente

No decorrer da novela, Tarso passa por alguns tratamentos tradicionais, até chegar ao centro de saúde mental coordenado pelo excêntrico Dr. Castanho (Stênio Garcia), que segue o método da Dra. Nise da Silveira, renomada psiquiatra brasileira, e sabe usar da criatividade para ajudar nos tratamentos que aplica. As psicólogas Aída (Totia Meirelles) e Ciça (Aninha Lima) o admiram e cuidam para que as oficinas de arte e as demais atividades do local corram sempre bem.

No final da novela, Tônia desiste da bolsa que ganhou para estudar fora e resolve ficar ao lado de Tarso. Os dois se casam.

A equipe atende pacientes com perfis distintos. Ademir (Sidney Santiago), por exemplo, é um jovem pobre e é com dificuldade que sua mãe, Cema (Neusa Borges), o leva para as consultas e garante um tratamento adequado. Batalhadora, ela foi deixada pelo marido quando o filho começou a demonstrar os sintomas da doença, e luta sozinha, passando por vários empregos, sempre perseguida pelo estigma dos problemas de Ademir. Além disso, ela também precisa lidar com seu caçula, Maico (Mussunzinho), que sente vergonha do irmão e lhe cobra mais atenção.

A fútil Melissa

Melissa (Christiane Torloni), mãe de Tarso (Bruno Gagliasso), foi um dos personagens mais comentados da novela, por conta de sua futilidade. Interessada somente em compras e tratamentos de beleza, ela vivia fora da realidade. Fez sucesso sua dobradinha com a empregada Sheila (Priscilla Marinho), cujo sonho era ser igual à patroa.

Melissa também fazia marcação cerrada sobre o marido, Ramiro (Humberto Martins), que tinha casos fora do casamento. Ele chegou a ser amante de Gabi (Ana Furtado), executiva de sua empresa, e a iniciar um relacionamento com Yvone (Letícia Sabatella), que, depois de ter aplicado o golpe em seu irmão Raul (Alexandre Borges), queria fazer o mesmo com Ramiro.

As investidas de Yvone acontecem depois que a psicopata abandona Raul em Dubai e retorna ao Brasil, onde continua a fazer seu papel de amiga generosa. Antes que Yvone conseguisse concretizar seu plano contra Ramiro, porém, a vilã leva uma surra de Melissa, que exige que ela se afaste de seu marido.

A madame afirma que Tarso não tem critério para escolher suas namoradas e se irrita ao ver Inês chegando de uma festa

A madame afirma que Tarso não tem critério para escolher suas namoradas e se irrita ao ver Inês chegando de uma festa

Indra

Um dos núcleos mais bem-humorados da novela tinha como cenário a Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro. Lá estava localizada a pastelaria da indiana Ashima (Mara Manzan), mãe do jovem Indra (André Arteche) e da menina Malika (Nahuana Costa). Ashima criou os filhos segundo as tradições de seu país e os mantém na rédea curta. Indra, por exemplo, se comporta como um típico jovem indiano, sério e respeitador. Sua mãe sonha em lhe arranjar uma noiva de boa casta em seu país de origem. Ao final da história, quando conhece Shanti (Carolina Oliveira), tudo indica que os dois formarão um par no futuro.

Ele vê a indiana dançando na filmagem.

Ele vê a indiana dançando na filmagem.

Radesh

Outra figura constante da Lapa é o indiano Radesh (Marcius Melhem), malandro cativante que tenta implantar ali vários serviços oferecidos nas ruas da Índia, como banhos por 10 reais e trabalhos de costura, sem saber desempenhar nenhum deles. Radesh tenta aplicar um golpe em Deva (Cacau Melo), indiana amiga de Maya (Juliana Paes): finge ser um marajá interessado em se casar com a moça, só para ficar com os dotes da noiva. Deva, em companhia da amiga Sonya (Janaína Prado), vai atrás de Radesh no Brasil, e ele é obrigado a cumprir sua promessa de casamento.

Com direito a fotógrafos e público, o trambiqueiro vai ao encontro de sua noiva

Com direito a fotógrafos e público, o trambiqueiro vai ao encontro de sua noiva

Abel e Norminha

A Lapa também é cenário para as histórias do guarda de trânsito Abel (Anderson Müller) e de sua mulher, Norma (Dira Paes). Dona Norminha, como é conhecida, adora uma intriga e, apesar do ciúme exagerado que tem do marido, frequentemente o trai com outros homens. Ela põe sonífero no copo de leite quente que dá a Abel todas as noites, e sai para seus encontros. Só retorna pela manhã, dizendo que foi à feira.

O guarda nem imagina que a mulher é infiel. Só depois de receber várias cartas anônimas denunciando a esposa é que ele cai em si, dá um flagra em Norminha e a põe para fora de casa.

Mesmo separada de Abel, Norminha continua a demonstrar ciúmes por ele, brigando em plena rua com Dayse (Betty Gofman), mulher que abraçou o hinduísmo e vive cantando mantras, tentando convencer as pessoas a buscarem seu lado espiritual.

Norminha virou uma das personagens mais populares da novela.

Os dois dançam em harmonia

Os dois dançam em harmonia

Gafieira

É também na Lapa que se encontra a gafieira frequentada por vários personagens da trama. Uma das mais assíduas do lugar é Suellen (Juliana Alves), garçonete da pastelaria de Ashima (Mara Manzan), e par de Ademir (Sidney Santiago) na dança de salão.

O rapaz é exímio dançarino, e os dois chegam a ganhar um concurso de dança. Suellen não sabe que Ademir tem problemas mentais; este mente, dizendo que é Maico (Mussunzinho), seu irmão, quem sofre de esquizofrenia. Desinformada, ela morre de medo de Maico. Dr. Castanho (Stênio Garcia) e Cadore (Elias Gleizer) também estão sempre se divertindo na gafieira.

O cenário, recorrente nas novelas de Gloria Perez, voltou a servir de espaço para participações de vários músicos como convidados especiais, e ambientou romances como o de Suellen e Dr. Castanho, e o de Cadore e dona Cidinha (Eva Todor), secretária do médico na clínica e antigo amor do empresário. O romance de Cadore e Cidinha, vivido na terceira idade, atraiu simpatizantes e rendeu momentos de humor e emoção. Os quatro personagens se casaram na trama.

Suellen fica impressionada com a ousadia da vizinha

Suellen fica impressionada com a ousadia da vizinha

Bad boy

A trama é movimentada pelas ações da turma do bad boy Zeca (Duda Nagle), um jovem irresponsável e sem limites que apronta brincadeiras de mau gosto – e até perigosas – com quem quer que seja, além de desrespeitar também suas professoras – como Berê (Silvia Buarque), obrigada a lidar com atitudes desrespeitosas para seguir sua vocação – e a diretora da escola, Ruth (Cissa Guimarães). Zeca e seus amigos são da mesma turma escolar de Indra (André Arteche), assim como Maico (Antônio Carlos), outra vítima do grupo.

O maior problema de Zeca são seus pais, o advogado e malandro César (Antonio Calloni) e a fútil Ilana (Ana Beatriz Nogueira). Ambos minimizam e até acham graça das atitudes do filho, contribuindo para sua postura. César é ex-marido de Aída (Totia Meirelles) e pai de Leinha (Júlia Almeida) e Camilla (Isis Valverde), e vive fugindo de suas responsabilidades de pai. Ilana, sócia de Chiara (Vera Fischer) na clínica de estética, morre de ciúmes da ex-mulher e das filhas de César e tenta jogá-lo o tempo todo contra elas.

O casal não mora na Lapa, mas o bairro é frequentado por Zeca e sua turma. Ilana e César, apesar do caráter duvidoso, formavam uma dupla bem-humorada.Próximo do fim da trama, Duda (Tânia Khallil) é atropelada por Zeca, e perde o bebê que esperava de Lucas (Murilo Rosa). Apesar de fugir do local do atropelamento, Zeca é identificado, preso, julgado e obrigado a prestar serviços sociais na escola.

Ilana e César defendem o filho

Ilana e César defendem o filho

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)