Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

As autoras

Entre as histórias e obras que inspiraram as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes na feitura do texto da novela estão a trajetória de Buda, o livro O Sagrado (2007), do rabino Nilton Bonder, e o trabalho do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Ele trabalhou oito anos como gari, varrendo as ruas da Universidade de São Paulo, para viver a rotina desses profissionais “invisíveis” e escrever sua tese de mestrado. Rose, que no começo da trama trabalhava como faxineira, era uma dessas “mulheres invisíveis”.

Thelma Guedes e Duca Rachid, 2019. — Foto: Victor Pollak/Globo

“É uma história muito bonita, que eu sempre quis fazer e a Duca também ficou muito empolgada. A gente tem um lado filosófico, toda novela nossa tem uma premissa muito forte, moral ou filosófica. Por mais que a estrutura e os personagens sejam diferentes, a gente está querendo passar a mesma mensagem, que é a mensagem da compaixão. Foi um trabalho superfeliz, deu muito certo”.
— Thelma Guedes | autora

Aulas de dança

Para a gravação das cenas no clube Esplêndido da Glória, os atores Daniel Boaventura (Sólon), Wagner Molina (Fiasco), Camila Pitanga (Rose) e Heloísa Périssé (Taís) tiveram aulas de dança com Jaime Arôxa. Nos ensaios, eles aprenderam um pouco de ritmos como valsa, bolero, samba choroso, zuqui, salsa e tango, além de treinar coreografias específicas para as cenas.

Cama de Gato - Curiosidades

4 fotos
Elenco de Cama de Gato faz aulas de dança

Os atores Tânia Costa (Bruna), Heslander Vieira (Tarcísio) e Bianca Salgueiro (Eurídice), que interpretaram, respectivamente, uma professora de piano e seus alunos, tiveram aulas para aprender noções básicas do instrumento. Heslander ainda conheceu o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, para ajudar na composição de seu personagem, deficiente auditivo devido a uma otosclerose. Lá, ele aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Camila Pitanga treinou direção em uma Kombi, transporte usado por sua personagem Rose. A “Charanga” era quase uma personagem, nem sempre pegava de primeira e deixava Rose em vários apuros.

Tarcísio Meira e Gloria Menezes em Cama de Gato, 2009. — Foto: Acervo/Globo

Os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram uma participação especial no último capítulo da novela.

No dia 13 de junho de 2010, a novela ganhou o prêmio Banff World Television Festival, como melhor telenovela na categoria drama. Essa premiação mundial está voltada para conteúdos criados para televisão e acontece anualmente no Canadá. Em 2010, o festival teve, pela primeira vez, parceria com a nextMEDIA Banff, unindo televisão e mídias digitais.

As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid dedicaram a novela à autora Andrea Maltarolli, falecida em 2009, vítima de câncer.

O último capítulo de Cama de Gato terminou com a exibição de imagens da confraternização do elenco com a equipe de produção, logo após a gravação da cena final.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)