As autoras
Entre as histórias e obras que inspiraram as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes na feitura do texto da novela estão a trajetória de Buda, o livro O Sagrado (2007), do rabino Nilton Bonder, e o trabalho do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Ele trabalhou oito anos como gari, varrendo as ruas da Universidade de São Paulo, para viver a rotina desses profissionais “invisíveis” e escrever sua tese de mestrado. Rose, que no começo da trama trabalhava como faxineira, era uma dessas “mulheres invisíveis”.
Aulas de dança
Para a gravação das cenas no clube Esplêndido da Glória, os atores Daniel Boaventura (Sólon), Wagner Molina (Fiasco), Camila Pitanga (Rose) e Heloísa Périssé (Taís) tiveram aulas de dança com Jaime Arôxa. Nos ensaios, eles aprenderam um pouco de ritmos como valsa, bolero, samba choroso, zuqui, salsa e tango, além de treinar coreografias específicas para as cenas.
Cama de Gato - Curiosidades
Os atores Tânia Costa (Bruna), Heslander Vieira (Tarcísio) e Bianca Salgueiro (Eurídice), que interpretaram, respectivamente, uma professora de piano e seus alunos, tiveram aulas para aprender noções básicas do instrumento. Heslander ainda conheceu o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, para ajudar na composição de seu personagem, deficiente auditivo devido a uma otosclerose. Lá, ele aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Camila Pitanga treinou direção em uma Kombi, transporte usado por sua personagem Rose. A “Charanga” era quase uma personagem, nem sempre pegava de primeira e deixava Rose em vários apuros.
Os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram uma participação especial no último capítulo da novela.
No dia 13 de junho de 2010, a novela ganhou o prêmio Banff World Television Festival, como melhor telenovela na categoria drama. Essa premiação mundial está voltada para conteúdos criados para televisão e acontece anualmente no Canadá. Em 2010, o festival teve, pela primeira vez, parceria com a nextMEDIA Banff, unindo televisão e mídias digitais.
As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid dedicaram a novela à autora Andrea Maltarolli, falecida em 2009, vítima de câncer.
O último capítulo de Cama de Gato terminou com a exibição de imagens da confraternização do elenco com a equipe de produção, logo após a gravação da cena final.