Por Memória Globo

Acervo/Globo

Inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela critica a disputa de poder entre políticos da zona rural nos anos 1920. Joaquim (Milton Moraes) se surpreende quando o médico diz que seu filho, Luís Jerônimo (Fábio Jr.), está com uma lesão no pulmão. Para tratar da saúde, o rapaz deixa o Rio de Janeiro e vai para a fazenda do coronel Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro), em Vila da Mata, no Espírito Santo. Lá ele conhece Zuca (Gloria Pires), e os dois se apaixonam.

Cabocla - 1ª versão: Joaquim manda Lúis Jerônimo para Vila da Mata

Cabocla - 1ª versão: Joaquim manda Lúis Jerônimo para Vila da Mata

Zuca é afilhada do coronel e noiva do destemido peão Tobias (Roberto Bomfim), que não se conforma com a possibilidade de perder a cabocla para o forasteiro. Zuca e Luís Jerônimo enfrentam inúmeras dificuldades para viverem seu amor.

Cabocla - 1ª versão: Luís conhece Zuca

Cabocla - 1ª versão: Luís conhece Zuca

Cabocla - 1ª versão: Tobias sente ciúme de Zuca

Cabocla - 1ª versão: Tobias sente ciúme de Zuca

O romance dos jovens também é ameaçado pela chegada de Pepa (Arlete Salles) em Vila da Mata. Apaixonada por Luís Jerônimo quando o rapaz ainda vivia no Rio de Janeiro, ela tenta de todas as formas separar o casal. No entanto, para surpresa de todos, Pepa acaba se envolvendo com o coronel Justino (Gilberto Martinho).

Cabocla - 1ª versão: Pepa

Cabocla - 1ª versão: Pepa

No decorrer da história, Luís Jerônimo volta para o Rio de Janeiro, mas não consegue esquecer Zuca. Ele se recupera da tuberculose e acaba comprando uma fazenda na região. Contra a vontade dos pais, Zuca se casa com Luís Jerônimo numa igreja vazia. Os dois têm uma filha. O peão Tobias se casa com Mariquinha (Fátima Freire), filha do coronel Justino.

Cabocla - 1ª versão: Luís e Zuca compram uma fazenda

Cabocla - 1ª versão: Luís e Zuca compram uma fazenda

Cabocla - 1ª versão: Tobias e Mariquinha

Cabocla - 1ª versão: Tobias e Mariquinha

Neco e Belinha

A briga pelo poder local de Vila da Mata é destacada na figura dos políticos mais influentes da região: os coronéis Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro) e Justino (Gilberto Martinho).

Cabocla - 1ª versão: Os coronéis

Cabocla - 1ª versão: Os coronéis

No meio dessa disputa, surge a paixão proibida entre seus filhos: Belinha (Simone Carvalho) e Neco (Kadu Moliterno), respectivamente. Os jovens enfrentam a oposição das duas famílias para poderem ficar juntos. Neco abandona os estudos e decide se dedicar à política local.

Cabocla - 1ª versão: Neco discursa

Cabocla - 1ª versão: Neco discursa

Já Boanerges, para afastar sua filha do rapaz, decide levá-la para um convento. Sem vocação para seguir na vida religiosa, Belinha decide enfrentar o pai para viver o seu amor. Ao longo da trama, Neco surge como o novo líder político na região. No final, Justino apoia a candidatura de Boanerges, colocando um fim à disputa política entre os dois. No último capítulo, Belinha e Neco se casam diante de uma plateia emocionada.

Cabocla - 1ª versão: Belinha e Neco se casam

Cabocla - 1ª versão: Belinha e Neco se casam

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)