LUIZA (Vera Fischer) — Moça de classe média, solteira, inteligente e bonita. Mora com os pais, Hernani (Rodolfo Mayer) e Alda (Laura Cardoso), aos quais é muito grata por ter conseguido se formar em desenho industrial. Apesar de sua gratidão, tem conflitos naturais com eles: seu estilo mais liberal contrasta com a moral conservadora deles. É designer de uma grande empresa de joias. Busca equilíbrio emocional, afetivo e uma carreira estável e gratificante. É irmã de Galeno (Sérgio Mamberti) e Virgínia (Joana Fomm), de quem é muito amiga.
MARIA ISABEL (Renée de Vielmond) – Filha de Vitor (Mário Lago) e Chica (Fernanda Montenegro), casada com Paulo César (Tarcísio Meira). Fina, educada e sincera, tem boa índole, mentalidade aristocrática e muito bom gosto. Dependente da mãe, não consegue manter uma relação madura com o marido. Enfrenta conflitos com a filha de 15 anos, Marília (Fernanda Torres), de quem exige muito. Também é mãe de Sílvio (Fábio Villa Verde), de 11 anos.
PAULO CÉSAR (Tarcísio Meira) – Marido de Isabel (Renée de Vielmond), pai de Marília (Fernanda Torres) e Sílvio (Fábio Villa Verde). Inteligente, bom caráter, dinâmico e com grande poder de decisão, é praticamente o segundo homem da empresa, abaixo do seu sogro, Vitor (Mário Lago). Apenas não assume os negócios para que Inácio (Dennis Carvalho), o único filho homem do casal, não fique chateado. Não tem segurança em partir para uma empresa concorrente e arriscar sua posição sólida, principalmente por causa de seu casamento.
AFONSO (Kadu Moliterno) — Irmão de Leonor (Renata Sorrah) e filho de Edite (Eloísa Mafalda). Bonitão, com pouco estudo, apostou tudo na natação e tornou-se campeão internacional, mas o esporte não lhe trouxe vantagens financeiras. Como a irmã, sonha com ascensão social. Aproxima-se de Sônia (Carla Camurati) com a intenção de casar-se com uma moça rica e mudar de vida.
VERA (Aracy Balabanian) – Bonita, simpática e meiga. Mora no exterior com o marido, Oswaldo (José Wilker). Numa viagem a Londres, reencontra Luiza (Vera Fischer), sua amiga de colégio.
MATILDE (Maria Sampaio) – Tia de Oswaldo (José Wilker). Faz uma participação especial na primeira semana da novela.
SEU LEONEL (Oswaldo Louzada) – Avô de Oswaldo (José Wilker). Velhinho simpático e um pouco esclerosado, mantido pelo neto numa casa geriátrica de classe alta.
LETÍCIA (Rosita Thomaz Lopes) — Grã-fina sem dinheiro, ligada a todos os ricos da novela. Inteligente e dinâmica, está sempre inventando artifícios para não perder a pose.
ULISSES (Renato Pedrosa) — Músico da orquestra do Theatro Municipal, vizinho de Edite (Eloísa Mafalda), de quem é grande amigo. SERPA (Maurício Barroso) — Garçom da residência dos Newman, homem de inteira confiança de Dona Chica (Fernanda Montenegro).
CLÓVIS (Renato Coutinho) – Gerente da joalheria onde trabalha Leonor (Renata Sorrah).
AMAURY (José Márcio) — Colega de Luiza (Vera Fischer).
YARA (Márcia Rodrigues) — Secretária de Vitor (Mário Lago).
RICKY (Luciano Sabino) — Amigo de Fred (Caíque Ferreira).
LINO (Janser Barreto) — Vizinho e colega de Fred (Caíque Ferreira).
NEUSA (Andréa Beltrão) — Amiga de Marília (Fernanda Torres).
JUSSARA (Maria de Fátima Camatta) — Empregada de Alda (Laura Cardoso) e Hernani (Rodolfo Mayer).
DINALVA (Maria Gladys) — Empregada de Edite (Eloísa Mafalda).
CREUZA (Ilma da Costa Santos) — Empregada de Renée (Suzana Faini).
WANDA (Magda Regina de Carvalho) — Copeira de Regina (Célia Helena).
NILZA (Lídia Mattos) — Irmã de Wanderley (Francisco Milani), tia de Ciça (Neusa Caribé) e Guto (Arthur Muhlemberg). Viúva, simpática e alegre, adora os sobrinhos. Pessoa de boa índole, tem uma vida simples.
LEONOR (Renata Sorrah) — Filha de Edite (Eloísa Mafalda) e irmã de Afonso (Kadu Moliterno). Pobre, bonita, ambiciosa e carreirista, é vizinha e amiga de Luiza (Vera Fischer), com quem trabalha na mesma empresa de joias como vendedora. Luta para ascender socialmente. Namora Carlos (Cláudio Marzo), um motorista de táxi, mas acaba se casando com o rico Inácio (Dennis Carvalho).
CARLOS (Cláudio Marzo) — Motorista de táxi, namorado de Leonor (Renata Sorrah). Boa índole, simpático, sem grandes ambições. É amigo dos mecânicos da rua e sonha ter uma oficina para consertos de automóveis. De origem pobre, sente-se feliz por ter saído do interior de São Paulo para o Flamengo, bairro de classe média da zona sul do Rio de Janeiro. Tem um caso com Chica Newman (Fernanda Montenegro).
EDITE (Eloísa Mafalda) — Mãe de Leonor (Renata Sorrah) e Afonso (Kadu Moliterno). Vulgar, faladeira, fofoqueira, mas muito simpática. É dona de uma agência de figurantes, no Flamengo. Educou os filhos para que ascendessem socialmente.
REGINA (Célia Helena) — Casada com Bruno (Jardel Filho), um dos diretores da empresa de joias, sobrinho de Vitor (Mário Lago). Adora o marido, a quem ajudou a crescer profissionalmente. Tem conflitos com a filha Sônia (Carla Camurati), que questiona sua postura passiva dentro de casa. Apesar de amargar uma certa carga de insatisfação, sufoca suas angústias para manter o casamento.
BRUNO (Jardel Filho) — Casado com Regina (Célia Helena), pai de Sônia (Carla Camurati). Inteligente, dinâmico e simpático, é diretor da empresa de joias. Apesar de alguns flertes fora de casa, é um marido carinhoso e tem verdadeira afeição por Regina. Não vê com simpatia qualquer atividade da mulher em terreno profissional.
SÔNIA (Carla Camurati) — Filha de Regina (Célia Helena) e Bruno (Jardel Filho). Inteligente, quer independência, mas ainda usufrui do patrimônio dos pais. Feminista, acha que os pais deveriam se separar, por acreditar que a mãe se anulou por completo para manter o casamento. Tem uma relação afetiva com Afonso (Kadu Moliterno).
OSWALDO (José Wilker) — Brasileiro rico, residente há muitos anos na Suíça, casado com Vera (Aracy Balabanian). No início da novela, viaja com a esposa para acompanhar o casamento do príncipe Charles, em Londres. Inteligente e refinado, passa por uma forte crise que envolve Luiza (Vera Fischer), amiga de sua mulher.
PAULO CÉSAR (Tarcísio Meira) – Marido de Isabel (Renée de Vielmond), pai de Marília (Fernanda Torres) e Sílvio (Fábio Villa Verde). Inteligente, bom caráter, dinâmico e com grande poder de decisão, é praticamente o segundo homem da empresa, abaixo do seu sogro, Vitor (Mário Lago). Apenas não assume os negócios para que Inácio (Dennis Carvalho), o único filho homem do casal, não fique chateado. Não tem segurança em partir para uma empresa concorrente e arriscar sua posição sólida, principalmente por causa de seu casamento.
MARÍLIA (Fernanda Torres) – Filha de Paulo César (Tarcísio Meira) e Isabel (Renée de Vielmond), irmã de Sílvio (Fábio Villa Verde). Mimada e cheia de vontades, é uma menina rebelde e prepotente. Mais ligada ao pai, tem conflitos constantes com Isabel e com a avó, Chica (Fernanda Montenegro). Nutre grande afeição pelo avô, Vitor (Mário Lago).
SÍLVIO (Fábio Villa Verde) – Filho mais novo de Paulo César (Tarcísio Meira) e Isabel (Renée de Vielmond), irmão de Marília (Fernanda Torres). Tem grande amizade com Carlos (Cláudio Marzo) quando o rapaz se torna motorista de seus pais.
GALENO (Sérgio Mamberti) – Filho de Hernani (Rodolfo Mayer) e Alda (Laura Cardoso), irmão de Luiza (Vera Fischer) e Virgínia (Joana Fomm). Vive em função da mulher, Renée (Suzana Faini) e do filho, Fred (Caíque Ferreira). Formou-se em direito, por influência dos pais, mas nunca teve interesse real pela profissão. Trabalhou como advogado em algumas firmas, agora está desempregado. Gosta de ler e tem mania de corrigir os outros, especialmente os jovens. Honesto, organizado e detalhista é síndico de um modesto edifício no Flamengo, onde também moram seus pais e Luiza.
RENÉE (Suzana Faini) — Casada com Galeno (Sérgio Mamberti), mãe de Fred (Caíque Ferreira), cunhada Luiza (Vera Fischer) e Virgínia (Joana Fomm). Funcionária do coro do Theatro Municipal. Tem grande afeto pelo marido e conflitos com o filho. Acha que o marido é um homem injustiçado, maravilhoso, que o mundo não sabe compreender. Devora revistas e fotonovelas e comenta tudo o que lê, como se vivesse as histórias. Seu grande ídolo é Nancy Reagan, de quem chega a copiar vestidos.
FRED (Caíque Ferreira) — Filho de Galeno (Sérgio Mamberti) e Renée (Suzana Faini), sobrinho de Luiza (Vera Fischer) e Virgínia (Joana Fomm), tem 18 anos. Criado num ambiente de repressão, reage à extrema caretice do pai e à relativa ausência da mãe – que sempre quis ter uma filha mulher e nunca conseguiu. Insubordina-se de maneira velada, correndo o risco de se transformar num marginal, embora os pais não desconfiem disso. Inteligente, mas preguiçoso, não é bom aluno no colégio bem conceituado em que estuda graças a uma bolsa de estudos conseguida por sua tia Virgínia, que lá trabalha. Apesar de seus colegas serem de um nível social superior, interage bem com a garotada, de modo simpático e envolvente.
VITOR NEWMAN (Mário Lago) – Dono da empresa de joias, marido de Chica (Fernanda Montenegro), pai de Isabel (Renée de Vielmond) e Inácio (Dennis Carvalho). Preocupa-se com a falta de capacidade de liderança de seu único filho homem, Inácio, para tocar os negócios da empresa. Mais ligado à filha Isabel, não expõe sua afetividade.
CHICA NEWMAN (Fernanda Montenegro) – Grande matriarca, profundamente ligada ao marido Vitor (Mário Lago), que cresceu, em parte, graças ao seu apoio. Mãe de Isabel (Renée de Vielmond) e Inácio (Dennis Carvalho). Nasceu rica e fica apavorada diante de qualquer tipo de perda de poder. Tem uma mentalidade ainda mais aristocrática do que a do marido. Profundamente dominadora, defende os valores familiares. Inteligente, não mede esforços para defender o que considera seus interesses e os da família. Culta, viajada e dotada de uma cultura europeia, considera-se superior aos seus amigos grã-finos. Mas acaba se envolvendo com seu motorista, Carlos (Cláudio Marzo).
INÁCIO (Dennis Carvalho) – Filho de Chica (Fernanda Montenegro) e Vitor (Mário Lago), irmão de Isabel (Renée de Vielmond). Tem problemas de ordem existencial. Gostaria de ter sido mais firme e escolhido uma profissão independentemente do grande negócio dos pais. Ligado às artes, estudou piano clássico e aprecia a questão estética da fabricação de joias, mas não se considera um homem de negócios. Tem uma mentalidade muito aristocrática, desligado de dinheiro, já que não precisou batalhar para ganhá-lo. Nunca teve uma relação mais sólida com uma mulher e age com perplexidade diante da obsessão da mãe em vê-lo casado.
VIRGÍNIA (Joana Fomm) — Bonita, independente e solteira por opção. Filha mais velha de Hernani (Rodolfo Mayer) e Alda (Laura Cardoso), irmã de Luiza (Vera Fischer) e Galeno (Sérgio Mamberti). Mora com uma amiga, que viaja no início da novela. Está num impasse profissional: descobriu, um pouco tardiamente, que fez uma escolha errada ao se formar em psicologia. Ressente-se por não ter uma profissão com maiores possibilidades de crescimento e remuneração. Com a crise, passa a duvidar de sua vocação. Tem um consultório e trabalha também no colégio onde estudam os adolescentes da novela. Afetivamente, chega a uma idade em que começa a duvidar também da opção feita pelo não casamento, mas não consegue manter uma relação estável com os homens.
WANDERLEY (Francisco Milani) — Pequeno fazendeiro. Morre na primeira semana da novela em decorrência de um desastre de avião, deixando dois filhos, Ciça (Neusa Caribé) e Guto (Arthur Muhlemberg), para serem criados pela tia, Nilza (Lídia Mattos).
GUTO (Arthur Muhlemberg) — Filho de Wanderley (Francisco Milani), irmão de Ciça (Neusa Caribé) e sobrinho de Nilza (Lídia Mattos). Muito inteligente, tem forte tendência para o ramo da eletrônica. Estudioso, fez cursos por correspondência. Apesar de ter apenas 16 anos, já conserta aparelhos de som e entende bastante
CIÇA (Neusa Caribé) — Irmã de Guto (Arthur Muhlemberg), sobrinha de Nilza (Lídia Mattos). Passiva e dócil, gostava da vida no interior, mas consegue se adaptar bem à cidade.
SEU HERNANI (Rodolfo Mayer) — Marido de Alda (Laura Cardoso), pai de Luiza (Vera Fischer), Galeno (Sérgio Mamberti) e Virgínia (Joana Fomm). Trabalha como alfaiate e tinha uma boa clientela, mas com o passar do tempo, sua profissão perdeu a importância. No lugar de belos ternos, cujas encomendas só aparecem muito raramente, os proventos de sua modesta oficina vêm mesmo de pequenos consertos e ajustes. Tem grande ligação afetiva com Luiza, que herdou dele a apurada observação estética. Bom pai e marido, é um homem nostálgico e aceita as modificações com alguma dificuldade. Cobra mais de Luiza do que dos outros filhos, já que Galeno é claramente medíocre e Virgínia sempre foi mais independente, mais afastada da família.
DONA ALDA (Laura Cardoso) – Casada com Hernani (Rodolfo Mayer), mãe de Luiza (Vera Fischer), Galeno (Sérgio Mamberti) e Virgínia (Joana Fomm). Dona de casa, tem um universo extremamente reduzido. Seu mundo é a casa, o marido, os filhos e a televisão, especialmente as novelas, que adora comentar. Especialista em pequenas economias domésticas, faz todo o trabalho caseiro.