Juba (Osmar Prado) é um rapaz criado livremente em uma fazenda no Pantanal, no interior do Mato Grosso, que sofre uma tragédia quando seus pais são brutalmente assassinados. Na companhia do amigo e tutor Irú (José de Arimathéa), índio da tribo Guaporá e da doce cozinheira Zilda (Ruth de Souza), que cuida dele desde criança, Juba vai tocando a fazenda. Sempre em busca de pistas sobre a morte dos seus pais, ele descobre que os assassinos fugiram para Rio de Janeiro.
Junto com Irú, Juba decide se mudar para a cidade e passa morar com seus tios, Alfredo (Paulo Padilha) e Alzira (Célia Biar) e precisa a lidar com as dificuldades de se adequar a uma nova vida. Lá ele se apaixona pela jovem Ruth (Débora Duarte), mas tem que enfrentar as armações de Gastão (Pedro Paulo Rangel), namorado da moça.
Juba encontra ainda Yara (Beth Barcellos), que quer conquistá-lo de qualquer forma e precisa se desvencilhar das investidas do atrapalhado publicitário Jaime (Luís Delfino), que vê no rapaz um possível garoto-propaganda perfeito para vender viagens ao Pantanal. Quem também gosta de Juba é Lua (Sandra Bréa), uma índia que nunca expressou seus sentimentos.
A trama conta ainda com Silvia (Lúcia Alves), uma moça ambiciosa, filha de Arlete (Renata Fronzi) e do mecânico Túlio (Rogério Fróes), que odeia sua origem pobre e vê em Gastão a chance de dar um golpe.